13. Suzana
- Para mulheres

- 2 de fev. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 26 de jul. de 2022

Somente um versículo no Novo Testamento menciona o nome de Suzana. Algumas traduções escrevem o seu nome com s (Susana) e outras com z (Suzana).
Conforme Lucas 8.1-3, quais são algumas coisas que podemos saber sobre ela?
Versículos 2 e 3 falam de pessoas curadas por JESUS, de espíritos malignos e de enfermidades, mencionando os nomes de Maria Madalena, de Joana e de Suzana. O problema de Maria Madalena é especificado mas não os problemas de Joana ou de Suzana. Então não se sabe se o problema de Suzana era de espíritos malignos ou de uma enfermidade física.
Como Dr. Lucas, o escritor deste Evangelho a mencionou pelo nome, pode ser que ele a conhecia pessoalmente. Talvez soubesse algo sobre a sua a doença e a sua cura. Ele era médico e estas curas deviam interessá-lo. Ele também foi seguidor de JESUS.
Sendo que Susana seguia JESUS CRISTO e ajudava com os `seus bens` pode ser que era uma pessoa que tinha posses. Também pode ser que ela possuía pouco e ajudava com o pouco que tinha.
O que acha que ela fazia ao servir?
Que alegria devia estar no coração de Suzana por ter sido curada. Mais ainda por ter sido perdoada de seu pecado. Servir a JESUS com o que ela tinha era uma maneira de mostrar a sua gratidão por tudo o que JESUS fez por ela.
No fim de Lucas 8.3 depois de citar o nome de Susana, o versículo diz “e muitas outras mulheres que O serviam com os seus bens”. Como estas palavras são a continuação dos 2 versículos que falam de mulheres que tinham sido curadas, estas também deviam ter sidas curadas. Além de curadas, elas tinham sido perdoadas, as suas vidas foram transformadas e elas serviam o seu SALVADOR fazendo tudo o que podiam para ELE. Seus nomes não são dados, mas o fato de servirem ao seu SALVADOR, sim.
Quando JESUS foi crucificado, as Escrituras mencionam que muitas mulheres que O haviam seguido estavam presentes. Talvez Suzana estivesse lá. (Mateus 27.55 e 56; Marcos 15.40 e 41; Lucas 23.49, 55) Em Lucas 23.49 diz “e todos os seus conhecidos e as mulheres que O haviam seguido...”. Quantas pessoas, homens e mulheres, O seguiram e O serviram, cujos nomes não são citados nas Escrituras. DEUS sabe o nome de cada um. Ninguém é anônimo para DEUS ou mais importante para ELE do que o outro.
Suzana era muito importante para DEUS. ELE morreu por ela e por todos cujos nomes não foram mencionados. Todos eram e são igualmente especiais e preciosos para ELE. Cada um de nós é especial e precioso para DEUS. JESUS morreu no lugar de cada um de nós, pagando o nosso pecado. ELE providenciou a salvação para cada indivíduo que crê NELE. ELE não somente sabe o nome de Suzana, o nome de cada pessoa não citada na Bíblia, o seu nome e o meu, mas ELE sabe quantos cabelos tem na cabeça de cada uma de nós. (Mateus 6.25-34 e 10.29-31) Que conhecimento!! Que amor!! Que cuidado!! Que DEUS maravilhoso!!
É interessante observar que as Escrituras não especificaram o trabalho que cada pessoa fez ao servi-lO. A Palavra de DEUS não colocou um trabalho como sendo mais importante que o outro. Pode ser que algumas pessoas numa congregação estão sempre na frente e seus nomes e trabalhos estão sempre em destaque. Há pessoas que fazem trabalhos que ninguém vê, que ninguém sabe e os seus nomes nunca são mencionados. Não importa! DEUS sabe o que estamos fazendo, quando estamos fazendo, onde estamos fazendo e como estamos servindo-O.
O desejo de DEUS para a vida de cada pessoa primeiramente é que aceite a JESUS como o seu Salvador pessoal. O que mais ELE quer para nós? (I Timóteo 2.1-4; Deuteronômio 6.4-6; Mateus 22.37 e 38; Salmo 100)
Conforme Colossenses 3.15-17 e 23 e 24 qual a maneira que devemos servir ao nosso amado DEUS e SALVADOR? Seja o trabalho que for ou seja aonde for, tal como fez Susana, vamos nós também servir ao nosso SALVADOR e SENHOR com corações cheios de amor e gratidão, fazendo tudo para a honra e glória DELE, tendo a certeza que DEUS sabe quem somos e o que fazemos. (Romanos 11.33-36)







Comentários