top of page
  • Instagram
  • Black Facebook Icon

12. Joana

  • Foto do escritor: Para mulheres
    Para mulheres
  • 31 de jan. de 2022
  • 5 min de leitura

Atualizado: 26 de jul. de 2022


ree

Cuza trabalhava para Herodes. Algumas traduções dizem que ele era Mordomo e outros dizem que ele era Procurador. Um Mordomo é alguém que cuida dos bens de uma pessoa. É governante, ou administrador. Um Procurador cuida dos documentos de uma pessoa, o representa e trata de seus negócios. É mediador e administrador. Alguns acham que ele talvez era militar. Seja o que for ele era uma pessoa muito importante e de grande responsabilidade dentro da corte de Herodes O Tetrarca, o esposo de Herodias (estudo sobre Herodias) (Lucas 8.3)


Sendo assim Joana, a esposa de Cuza, devia saber muito sobre o que acontecia no palácio e sobre a maneira de agir de Herodes e de Herodias. O nome Joana é a forma grega do nome João e significa, DEUS é gracioso ou DEUS dá graciosamente. Joana é mencionada somente no Evangelho de Lucas. Talvez Dr. Lucas a conhecia. Como médico ele estaria interessado na doença dela e na sua cura.


Será que Joana conhecia Herodes e Herodias pessoalmente? Como acha que ela e outros na corte eram tratados pelos Tetrarcas? Como será que eram as outras pessoas que viviam dentro ou frequentavam o palácio? Quanta falsidade devia haver no meio destas pessoas.


Pode ser que ela e o seu esposo tinham aposentos dentro do palácio. Qual devia ser a condição financeira dela e a sua posição social? Como acha que ela se vestia? Como imagina ter sido a casa dela, sendo ela esposa de alguém que trabalhava para o governador? Como acha ter sido a vida dela? Será que o esposo tinha tempo para estar com ela e a família? As Escrituras nada falam de filhos do casal.


O que diz Lucas 8.1-3 sobre a saúde dela? As Escrituras não especificam se o problema dela era físico ou possessão de espíritos malignos. O que você acha que ela fazia na busca de ser curada?


Como será que ela ouviu falar de JESUS e sobre o fato de que ELE curava? Será que ela ouviu João Batista e o que ele falou de JESUS? Será que ouviu falar sobre JESUS dentro do palácio por alguém que sabia que ela estava doente e que ela procurava fazer tudo possível para ser curada? Será que andando fora do palácio um dia, ela viu uma multidão, parou para ver o que era e observou JESUS curar alguém? A Bíblia não dá detalhes sobre isso, nem sobre a doença dela ou sobre a sua cura. O fato é que JESUS a curou. Ela foi curada espiritualmente também e JESUS veio a ser o SALVADOR dela. A vida de Joana foi mudada e ela seguiu a JESUS. Quanta gratidão devia haver no seu coração.


Sendo que o seu esposo Cuza cuidava de negócios e de muitas coisas dentro do palácio, será que ele ajudou a planejar a grande festa para o aniversário de Herodes? Será que ele esteve presente na festa? (Marcos 6.21-29) Será que ele presenciou a dança de Salomé? Será que ele ouviu a promessa de Herodes e o pedido de Salomé?


Será que ele viu a cabeça de João Batista na bandeja? Se ele presenciou tudo isso, o que será que falou à esposa quando chegou em sua casa? O que acha que Joana falou e como deve ter sentido? Será que ficou preocupada com o que poderia acontecer a JESUS?


Conforme Mateus 14.1, Marcos 6.14 e Lucas 9.6-9, Herodes ouviu sobre as curas e milagres de JESUS. Será que ele ficou sabendo que Joana seguia JESUS e procurou ela ou a seu esposo para fazer perguntas sobre tudo o que acontecia?


As Escrituras não falam se Cuza creu em JESUS ou se O seguiu.


O que fez Joana, a esposa de Cuza, ao seguir JESUS? (Lucas 8.3) Quais algumas coisas que você acha que ela fez ao servir a JESUS com os ‘seus bens’? (Lucas 8.2 e 3) Quais as duas outras mulheres mencionadas por nome nestes versículos? Será que as três senhoras vieram a ser amigas que podiam conversar, compartilhar os problemas e encorajar umas as outras?


Como eram as pessoas que procuravam e seguiam a JESUS? Quais eram as condições financeiras e as condições sociais de muitas destas pessoas? Quais eram os trabalhos de algumas delas antes de seguir a JESUS? Qual o contraste entre a vida destas pessoas e a vida de Joana? Qual a diferença entre as pessoas que seguiam JESUS e as que ela conhecia dentro do palácio? Observe o que Mateus 8.20 fala sobre JESUS.


Mesmo que algumas pessoas tinham posses e podiam ajudar, muitas das pessoas que seguiam JESUS precisaram de ajuda de todo tipo. Havia muita diferença não somente no poder aquisitivo, mas na posição social, na escolaridade e no conhecimento entre as várias pessoas que seguiam O MÉDICO dos Médicos e SALVADOR. Como acha que Joana enfrentou isso? Quais algumas coisas que ela talvez aprendeu com todas estas pessoas? Como ela os tratou e ajudou?


O que ela pensou e falou ao esposo quando soube o que Herodes, o patrão dele fez? (Lucas 23.6-12) Como acha que ela sentiu ao presenciar a condenação e a morte de seu SALVADOR? (Lucas 23.33-49; Mateus 27.45-56; Marcos 15.24-41; João 19.16-30)


Observe o que ela e outras mulheres viram e o que fizeram. (Lucas 23.50-56) Sobre o que você imagina que elas falaram? O que será que ela falou ao esposo chegando em sua casa? Como acha que ela sentiu ao preparar as especiarias para levar ao túmulo? Como deve ter reagido ao ver o túmulo vazio? (Lucas 24.1-10) Descreva como pode ter sido a maneira dela e das outras ao irem contar a novidade aos discípulos. (Lucas 24.10 e 11) Como Joana deve ter sentido ao ver a descrença deles?


Como acha que ela chegou em casa e o que falou ao esposo? O que será que falou a todos que conhecia no palácio?


Ela deve ter participado dos acontecimentos relatados no livro de Atos. Talvez sofreu perseguição. Talvez estivesse presente com os outros seguidores na Festa de Pentecoste, quando O ESPÍRITO SANTO chegou. Mais tarde, talvez fosse uma das pessoas que teve que fugir para outra cidade ou outro país durante a grande perseguição promovida por Saulo. Se sim, deve ter contado a sua história e espalhado a maravilhosa notícia sobre a Salvação em JESUS.


São poucos os versículos escritos sobre Joana, pelo pouco que foi dito, podemos saber que com gratidão no coração, ela viveu fiel e lealmente para JESUS que a salvou e a curou. Ela foi generosa com o que DEUS lhe deu. Com certeza diria que ser curada foi bom demais, mas que o mais importante foi a salvação que recebeu.


Se algo seja muito ou mesmo pouco fosse escrito sobre nós e as nossas vidas o que seria dito? Diria que estamos vivendo leal e fielmente a DEUS? A nossa gratidão a ELE pode ser vista pela maneira que O sirvamos? Somos generosas com o que DEUS nos tem dado? Vamos seguir o exemplo que Joana nos deixou. (Romanos 12.1 e 2; Hebreus 12.1-3; III João versículos 2-4)


Comentários


RECEBA MEUS EMAILS

Obrigado pelo envio!

© 2020. De mulheres para mulheres Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Instagram
bottom of page