top of page
  • Instagram
  • Black Facebook Icon

24. Lídia e Duas Mulheres de Filipo

  • Foto do escritor: Para mulheres
    Para mulheres
  • 20 de jul. de 2022
  • 6 min de leitura

Atualizado: 26 de jul. de 2022


Paulo e Silas planejavam viajar para Ásia levando as Boas Novas da Salvação em JESUS. DEUS mudou os planos deles por meio de uma visão recebida por Paulo e os enviou para Macedônia na Europa. (Atos 16.6-10) Depois de visitar vários lugares, para onde foram? (Atos 16.11 e 12) O que a Bíblia diz sobre esta cidade?


Filipos era localizada no leste da antiga província da Macedônia que é a atual Grécia. Era situada na estrada de Egnácia que ligava Roma a Ásia. É uma distância de 16 quilômetros do Mar Egeu. O nome desta cidade capital vem do nome do Rei Felipe II da Macedônia que reedificou e embelezou a cidade. Ele era o pai de Alexandre o Grande. Filipos ficava a beira do Rio Gangítes.


No sábado, Paulo e Silas tinham o costume de sempre ir à sinagoga da cidade onde estavam, não somente para adorar e ouvir, mas para aproveitar a oportunidade de falar da vinda de JESUS e do SEU sacrifício pelo pecado da humanidade. (Atos 13.5; 14.1) Não havia uma sinagoga na cidade de Filipos. Talvez houvesse Judeus morando na cidade, mas não devia haver o número suficiente para ter um quórum de 10 homens necessários para terem uma sinagoga e orarem numa sinagoga. Para onde Paulo e Silas foram para orar e quem foi que eles encontraram ali? (Atos 16.13 e 14)


Quem era Lídia, qual era a cidade natal dela e qual era a sua profissão? (Atos 16.14) Não sabemos se ela era solteira, casada ou viúva.


Tiatira era uma rica cidade romana, localizada na Ásia, no Vale do Rio Lico. Fica a oeste da Turquia Asiática de hoje. Era conhecida mundialmente pelas fábricas de tinturarias que produziam tintas de cores vivas e belíssimos tecidos de vários tons de roxo ou ‘púrpura’. Além de vender estes lindos tecidos e talvez a tinta, Lídia talvez morasse em Filipos como representante de alguma ou algumas destas fábricas.


O que Lídia fazia e como ela agiu quando Paulo pregou? (Atos 16:14) Por ela estar reunida com outras mulheres para orar e pelo fato de ela estar servindo a DEUS, mostra que ela tinha um coração voltado para DEUS. O que DEUS fez para ela?


Pela pregação do Evangelho por Paulo, Lídia entendeu que ela era pecadora e que JESUS morrera em seu lugar providenciando o Perdão e a Salvação para ela. Ela creu e aceitou a JESUS juntamente com os de sua casa. Aqui menciona pessoas de sua casa. Estas pessoas podiam ser filhos, marido ou mesmo os seus empregados. (Atos 16.15) Ela foi a primeira pessoa na Europa que aceitou JESUS pela pregação de Paulo.


O que aconteceu a seguir e o que Lídia constrangeu a Paulo e todos os que estavam com ele a fazer? (Atos 16.15) Como você descreveria a Lídia?


O que acontecia cada vez que Paulo e os seus companheiros iam para o lugar onde havia a reunião de oração? (Atos 16.16 e 17) O que é que a Jovem falava? Neste tempo, Paulo e os seus companheiros de viagem deviam ainda estar hospedados na casa da Lídia. Talvez Lídia estivesse com eles e ouvia a jovem falar. O que ela teria pensado e falado sobre esta jovem?


Como é descrito a jovem que perturbou tanto a Paulo? (Atos 16.16) Como acha ter sido a aparência desta jovem endemoninhada? Como acha que ela sentia ao ser escravizada e usada pelos seus donos para o enriquecimento deles?


O que Paulo fez e o que aconteceu com esta jovem? (Atos 16.18) Como será que foi a vida dela depois disso? Será que tiveram mais contato com ela? Talvez Lídia procurasse ajudar a jovem.


Como os homens que escravizavam a jovem reagiram ao ver a moça liberta e o fim do lucro recebido por meio dela? O que foi que fizeram a Paulo e Silas? (Atos 16.19)


O que aconteceu com estes dois mensageiros de DEUS? (Atos 16.20-24) Como acha que Lídia se sentiu ao ver ou saber de tudo isso? O que acha que a jovem liberta pensou ao ver Paulo e Silas sendo preso?


Em qual parte da prisão Paulo e Silas foram colocados? O que fizeram enquanto estavam presos? Quem ouviu? O que aconteceu à meia-noite? (Atos 16.25 e 26)


Qual a preocupação do carcereiro e como ele reagiu ao ver o estrago deixado pelo terremoto? O que foi que ele pensou que tinha acontecido? (Atos 16:27)


O que foi que Paulo fez? (Atos 16.28) Talvez eles houvessem falado de JESUS ao carcereiro e quando cantaram as músicas tocaram o seu coração. Como o carcereiro agiu e o que ele perguntou a Paulo e Silas? (Atos 16.29 e 30)


Qual a resposta de Paulo e o que foi que aconteceu? (Atos 16.31 e 32)


Depois de aceitar JESUS como o seu SALVADOR, o carcereiro levou Paulo e Silas para a sua própria casa e cuidou das feridas dos dois. O que acha que a esposa do carcereiro pensou ao ser acordada no meio da noite e ver o seu esposo chegando em casa com dois ex-prisioneiros bem feridos? (Atos 16.33 e 34) Como acha que ela sentiu ao saber que o marido quase cometeu suicídio?


Que maravilha! Paulo pôde pregar para todos os da família do carcereiro e para os que estavam presentes na casa dele. Todos, não somente aceitaram JESUS, mas obedeceram a DEUS e foram batizados. Houve uma refeição de celebração em volta da mesa na casa do carcereiro. Como deve ter sido a maneira que a esposa do carcereiro serviu a todos? Como versículo 34 descreve o clima em volta da mesa naquela madrugada e sobre o que acha que eles falaram? Pertencendo a DEUS agora, como será que foram as mudanças nas vidas do carcereiro, de sua esposa e de sua família? Observe o que aconteceu no outro dia. (Atos 16.35-39)


Depois de terminar tudo para onde Paulo e Silas foram? O que acha que talvez estivesse acontecendo na casa de Lídia durante todo este tempo que Paulo e Silas foram presos e estiveram na prisão? (Atos 16.40) Observou quem confortou quem?


Paulo e Silas tiveram que partir, pois as autoridades lhes pediram para sair da cidade. Com certeza estavam tristes por terem que sair. Gostariam de ter ficado mais tempo para ensinar e discipular estes recém salvos em JESUS. Ao mesmo tempo foram embora regozijando pelo fato de terem visto DEUS trabalhar em corações e ver que pessoas aceitaram JESUS. Para eles valeu a pena sofrer pelo nome de JESUS CRISTO, o seu SALVADOR. (I Pedro 3.14-18) DEUS os levou para a Macedônia, pois ELE sabia que estas pessoas precisavam saber da Salvação. Que alegria ter obedecido a DEUS. Será que nós procuramos estar sempre atentos e prontos para obedecermos a direção de DEUS? (I Pedro 1.13-22)


Atos 16.40 fala de “irmãos” na casa de Lídia. Além de se reunirem a beira do Rio Gangítes, talvez se reunissem na casa da Lídia. Iniciou-se possivelmente uma congregação ou igreja na casa da Lídia. Quanta alegria ela deve ter sentido de poder adorar, louvar e agradecer a DEUS reunindo-se com outras pessoas. Quem sabe o carcereiro, sua esposa e família e até a jovem liberta vieram a fazer parte deste grupo. Sabemos que este grupo cresceu e mais tarde Paulo lhes escreveu uma carta que é o livro Bíblico de Filipenses da Segunda Aliança ou do Novo Testamento.


Quando Paulo escreveu a sua carta para a Congregação em Filipos, ele aconselhou duas senhoras. Quais os seus nomes e qual foi o conselho dado a elas? (Filipenses 4.2) Será que eu preciso deste conselho para viver em harmonia com outras mulheres ou sou como a Lídia?


Como é que agimos em relação aos servos de DEUS que nos ensinam sobre ELE e a Palavra DELE? Mostramos a nossa gratidão a DEUS e a eles como fez Lídia e como fez o carcereiro e sua esposa? (Hebreus 13.7)


Será que o meu coração está voltado para DEUS como estava o coração da Lídia? Será que ouço atentamente quando a Palavra de DEUS é ensinada ou pregada? Será que procuro obedecer e aplicar o que DEUS diz? Será que peço a direção de DEUS e obedeço ao que ELE me instrui a fazer? Vamos deixar que as palavras de Salmo 119.33–40 sejam a nossa oração.


Comments


RECEBA MEUS EMAILS

Obrigado pelo envio!

© 2020. De mulheres para mulheres Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Instagram
bottom of page