top of page
  • Instagram
  • Black Facebook Icon

25. Priscila

  • Foto do escritor: Para mulheres
    Para mulheres
  • 20 de jul. de 2022
  • 5 min de leitura

Atualizado: 26 de jul. de 2022


Sabedoria! Discernimento! Ó quanto todos nós precisamos!! Precisamos de sabedoria no pensar, nas nossas atitudes, no falar e no agir. Ter uma amiga sábia como Priscila com quem conversar e orar seria bom demais. Um livro dá o significado do nome Priscila como sendo ‘digna ou venerável’. Outro livro diz que é um nome romano significando ‘velho’ ou ‘sangue antigo’. Os comentaristas a consideram como uma pessoa de boa educação, culta e bem de vida.


Qual era o nome de seu esposo e qual a cidade natal dele? (Atos 18.1 e 2) O nome dele significa ‘águia’.


Ponto era uma província no norte da Ásia Menor. Judeus de Ponto estavam presentes em Jerusalém no dia de Pentecoste quando o ESPÍRITO SANTO chegou. Será que Áquila esteve presente e ouviu falar de JESUS naquele dia? (Atos 2.1-9)


Por que Priscila e o seu esposo haviam vindos de Roma na Itália recentemente e onde estavam morando? (Atos 2.2)


Quem tinha a mesma profissão que o casal, os conheceu em Corinto e ficou morando e trabalhando junto com eles? Qual era o ofício deles? (Atos 18.3) Ao se conhecerem, formou-se uma eterna amizade, de ajuda mútua e encorajamento espiritual entre Priscila, Áquila e o Apóstolo Paulo. Quantos conselhos a sábia Priscila deve ter dado para Paulo. Quantas refeições deliciosas ela deve ter servido ao hóspede e companheiro de trabalho. Trabalharam juntos não somente na fabricação de tendas, mas também levando as boas Novas de Salvação às pessoas em sua volta.


Apesar da maioria das pessoas viverem em casas, vilarejos e cidades ainda existiam pessoas nômades que moravam em tendas. Havia comerciantes e pessoas que viajavam levando suas tendas para armar ao chegar no seu destino. As tendas eram fabricadas de tecidos feitos de pêlos de cabra. Algumas das tendas eram redondas e outras eram retangulares. Usavam cortinas de pêlo de cabra ou de papiro para pendurar nos lados. Tarso a cidade natal do Paulo era conhecido por sua fabricação de tendas.


O que fez Paulo enquanto estava com Àquila e Priscila? (Atos 18.5) Com certeza o casal ajudou Paulo contar aos outros de JESUS nesta cidade de Corinto. Quanto tempo Paulo ficou em Corinto? (Atos 18.11)


Corínto foi a maior das 4 cidades mais importantes de Roma e a maior e mais importante cidade da Grécia. Era uma importante cidade comercial com diversas indústrias e em especial a cerâmica. Era conhecida como uma cidade ímpia e de adoração a vários deuses. Era comum dizer de uma pessoa imoral “Ele é de Corinto”.


Para onde foram Priscila e Áquila ao acompanhar Paulo quando ele deixou Corinto? (Atos 18.18-22) Com certeza o casal deve ter ajudado Paulo na evangelização do povo da cidade.


Quando Paulo seguiu viagem, Priscila e o seu esposo continuaram a morar em Éfeso. Uma congregação se formou e esta igreja reunia na casa de Priscila. Alguém precisava ensinar e discipular as pessoas que aceitaram JESUS e os dois deve ter feito isso alegremente. Ao escrever a primeira carta aos Coríntios, Paulo estava com Priscila e Áquila. Observe o que ele escreveu. (I Coríntios 16.19)


Como acha que Priscila sentiu ao ter a congregação reunindo em sua casa? Além de ter de cuidar da limpeza antes e depois das reuniões, quais talvez fossem algumas de suas responsabilidades? É bem possível que também ela hospedou pessoas “da fé” que vinham de outras cidades e estavam passando por Éfeso.


Ao falar da saudação de Priscila e Áquila para a igreja de Corinto, Paulo usou a palavra “afetuosamente”. Que tipo de pessoa acha ter sido Priscila, considerando o termo usado da saudação dela para os salvos em Corinto?


Qual o nome do homem que chegou a Éfeso, vindo de Alexandria? (Atos 18.24)

Como ele era?


Ao ouvir Apolo eloquentemente ensinar e pregar, qual o problema detectado por Áquila e Priscila? (Atos 18.5 e 26) Priscila e o seu esposo podiam ter deixado Apolo continuar no erro. Ele estava somente passando por sua cidade. Quando alguém diz algo errado ou fala com falta de conhecimento, é preciso de muito cuidado e muita sabedoria para chegar com a pessoa e ajudá-lo. Priscila e Áquila souberam fazer isso. Amavam a DEUS e eram servos leais e fiéis a ELE e dedicados ao trabalho DELE. Reconheceram a grande capacidade deste homem e perceberam o quanto DEUS poderia usá-lo. Qual foi o resultado disso? (Atos 18.27 e 28)


Se eu tivesse falado com Apolo, como teria sido a minha maneira de falar e como teria sido o resultado? Como é que eu falo com as pessoas? Tomo tempo de pedir sabedoria a DEUS antes de chegar a alguém para lhe falar?


A cidade porto de Alexandria de onde veio Apolo, foi fundada por Alexandre Magno e fica no litoral norte do Egito. Havia uma numerosa comunidade de Judeus. O farol da cidade que era uma torre de mármore era uma das 7 maravilhas do mundo. Hoje não é nada comparada com o esplendor de antigamente.


Paulo voltou de sua viagem e pode ter ficado de novo com Priscila e Áquila. Éfeso era a cidade onde havia o grandioso templo da deusa Diana ou Artemis que era uma das 7 maravilhas do mundo. Esta deusa não somente era adorada, mas era o centro do turismo e do comércio da cidade. Pessoas vinham de longe para adorá-la e comprar estátuas da imagem dela. Criam que a imagem de Diana havia caído do céu. Observe o que aconteceu com Paulo nesta cidade. (Atos 19.9-41)


Podemos observar que Áquila e Priscila eram bem unidos. Ao falar sobre eles, Paulo sempre menciona o casal e não somente um dos dois. Parecem ser bem esforçados. O que é que Paulo fala do casal Áquila e Priscila e qual a maneira que ele fala sobre os dois? Paulo não explica a circunstância acontecida, mas o que é que ele diz que fizeram por ele? (Romanos 16.3-5)


No fim da sua segunda carta a Timóteo, Paulo saúda o casal. Podemos ver o carinho que ele tinha para estes amigos especiais, pois ele carinhosamente usa o apelido de Priscila. Ele a chama de Prisca. (II Timóteo 4.19) Como é bom ter amigos com quem podemos contar.


Pelos vários relatos nas Escrituras, como acha ter sido a Priscila como pessoa? Que tipo de mulher ela era? Como acha que ela foi como esposa? Em sua opinião como era como obreira de DEUS trabalhando ao lado de seu esposo e como auxiliar do Apóstolo Paulo? Quais algumas das características dela? Como acha ter sido o relacionamento dela com DEUS?


Paulo sabia que podia contar com a ajuda, encorajamento e as orações de Priscila e de seu esposo. Interessantemente o casal é mencionado seis vezes no Novo Testamento e em 4 destas vezes o nome dela vem antes do nome do esposo.


Como será que eu sou como pessoa? Como eu sou em casa com o meu esposo e com a minha família? Como sou como vizinha? Como sou como amiga? Como sou no meu trabalho? Como sou na minha congregação? Os outros podem ver JESUS em mim? Sou encorajadora? Estou pronta para ajudar no que posso? Faço as coisas alegremente como para DEUS? Vamos ler a Palavra de DEUS para crescermos NELE. Vamos orar para que DEUS possa nos usar como usou Priscila e que ao lembrar de nós as pessoas possam lembrar com carinho de alguém que ama a DEUS, que é sábio, que deseja ajudar aos outros e que é fiel e leal a DEUS e aos outros. (I Coríntios 15.57 e 58; II Coríntios 6.1-7; I Pedro 2.1—11; II Pedro 3.14-18)


Comentários


RECEBA MEUS EMAILS

Obrigado pelo envio!

© 2020. De mulheres para mulheres Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Instagram
bottom of page