top of page
  • Instagram
  • Black Facebook Icon

21. A Esposa de Simão Pedro

  • Foto do escritor: Para mulheres
    Para mulheres
  • 20 de jul. de 2022
  • 6 min de leitura

Atualizado: 26 de jul. de 2022


ree

Como será que foi a vida da esposa do Pescador Simão Pedro, filho de Jonas? (Mateus 16.17) Seu esposo trabalhava na pescaria no Lago Quineret (Mar da Galileia ou Lago Tiberíades) com o seu irmão André. Eram sócios de Zebedeu ou Zavdai e os dois filhos dele, Tiago e João. A esposa de Zebedeu é Salomé do estudo 8 de Mulheres do Novo Testamento.


Simão Pedro e a sua esposa moravam em Cafarnaum. (Marcos 1.21-29) Cafarnaum significa aldeia de Naum ou de Consolação. É uma cidade praiana ao noroeste do Lago Quineret. Muito do Ministério de JESUS aconteceu nas redondezas desta cidade e deste lago.


As águas do Lago Quineret que são “extraordinariamente ricas de peixes, chegam a uma profundidade máxima de 49 metros e constituem pela zona uma preciosa reserva hídrica. Normalmente batida por uma brisa refrescante durante a estação quente, são sujeitas a tempestades repentinas a tarde...” (Livro de Ouro Israel, página 101). Estas tempestades eram perigosas e podiam ser violentas. A esposa de Simão Pedro devia conhecer pessoas que perderam as suas vidas durante uma destas tempestades. Como acha que ela se sentia sempre que seu esposo saía para pescar?


O trabalho dos pescadores era árduo. Tal como os pescadores de hoje morando perto do mar ou rios como o Rio Amazonas, Rio Negro ou Rio Solimões e outros, eles trabalhavam longas horas durante o dia e a noite. Às vezes, a madrugada é o melhor tempo de pegar peixes. Que alegria é para todos quando a pescaria é muito proveitosa e voltam com as redes cheias de muitos peixes. Quando pegam poucos peixes a tristeza é grande, pois é com a venda dos peixes que ganham o seu sustento.


O que acha que a esposa de Simão Pedro pensou quando ele lhe falou sobre o seu encontro com JESUS CRISTO e que ele ia segui-LO? (João 1.29-43; Mateus 4.18-20; Lucas 5.1-11) O que ela talvez falasse a Simão Pedro? Será que ficou preocupada com o sustento da família?


Como ela teria sentido ao ver a Mãe doente? Observe que Lucas 4.38 enfatiza que a mãe dela estava com “muita” febre. Talvez a mãe morasse com ela e Simão Pedro. Podemos ter certeza de que ela estava super preocupada com a doença da mãe e ainda estava recebendo JESUS e seus discípulos em sua casa. Como toda “ Yiddisha Mama” ou Mãe Judia ela com certeza gostava de ver todos comerem bem e estaria preparando comidas deliciosas. Como teria sido a reação dela ao ver o que JESUS fez? (Lucas 4.38 e 39; Mateus 8.14-17; Marcos 1.29-34) Se ela não cria que JESUS era o MESSIAS antes deste acontecimento deve tê-LO aceito neste dia ao ver a cura maravilhosa de sua mãe.


Será que ela assistiu o casamento em Canaã e soube o que JESUS fez? (João 2.1-11) Se sim, quais seriam os comentários feito por ela sobre este acontecimento?


Mesmo que ela e Simão Pedro tivessem filhos e ela tivesse que ficar mais em casa cuidando deles e da casa, ela deve ter tido oportunidades de ouvir as palavras de JESUS e de assistir alguns dos milagres, e curas. Quais alguns destes que ela talvez tivesse assistido? (Lucas 4.40 e 41.9; Multiplicação dos Pães Marcos 6.32-44; e outros Mateus 17.1, Lucas 8.51)


O que a Esposa de Simão teria falado ao ouvir o relato sobre a tempestade que o seu esposo e os outros discípulos enfrentaram uma noite ao navegarem no Lago Quineret? (Mateus 8.24-27; Marcos 4.36-41; Lucas 8.22-25)


Qual pode ter sido a reação dela ao saber que JESUS e o seu esposo andaram em cima da água e ao saber do que aconteceu depois? (Mateus 14.22-33; Marcos 6.45-52; João 6.15-21) O que será que falou ao seu esposo?


O que disse ao seu esposo ao saber, sobre o que ele falou nas seguintes ocasiões? (Mateus 16.16-23; João 13.6-10)


Como sentiu ao saber sobre o Seder de Pessach (a última ceia), saber que JESUS foi preso e o que Simão Pedro fez? (Mateus 26:1-46, especialmente 47-56)


Como acha que ela agiu e procurou consolar, confortar e ajudar o seu esposo ao saber como ele negou conhecer JESUS? (Mateus 26.69-74; Marcos 14.66-72; Lucas 22.56-62; João18.15-18, 25-27)


Qual teria sido a reação dela ao saber o que JESUS disse a Pedro? (João 21.12-23)


Quais seriam alguns dos sentimentos da esposa de Pedro concernente a tudo o que aconteceu durante o julgamento e a morte de JESUS? Será que ela esteve em Jerusalém em algum tempo durante estes dias de grande tristeza? (Mateus 27; Marcos 15; Lucas 22 e 23; João:18.19) Se teve oportunidade de falar com Pedro o que acha que ela lhe disse?


Descreva a maneira que você acha que ela reagiu ao saber da ressurreição de JESUS. (Mateus 28; Marcos 16; Lucas 24; João 20)


O que teria dito ao saber da razão da morte, sepultamento e ressurreição de JESUS e que tudo foi cumprimento das Profecias do Velho Testamento? (João 21)


Qual foi talvez a conversa entre ela e Pedro ao entenderem a responsabilidade que tinham de divulgar as Boas Novas de salvação em JESUS CRISTO e sobre a vinda do ESPÍRITO SANTO? Será que ela ouviu a mensagem de seu esposo? (Atos 1 e 2.14-40)


O livro de Atos conta sobre várias viagens de Pedro para levar a notícia maravilhosa sobre a salvação que JESUS providenciou ao morrer, ser sepultado e ao ressurgir.


O que o rabino (Apóstolo) Paulo escreveu em I Coríntios 9.5 nos faz pensar que a esposa de Pedro o acompanhou nestas viagens. O que ela teria pensado ao ver a cura do homem paralítico e o resultado disso? (Atos 3.1-11)


Lembrando como Pedro era antes e como ele negou JESUS, o que teria pensado e falado ao ver a coragem dele e ao ouvi-lo pregar? (Atos 3.12-26)


O que teria pensado sobre o incidente com Ananias e Safira? (Atos 5.1-11)


Como teria ficado ao saber que Pedro foi preso por pregar o Evangelho? (Atos 5:12-42)


Qual teria sido a sua reação ao ver o que aconteceu com Enéias e com Dorcas? (Atos 9:31-43)

O que talvez falou ao saber da visão de Pedro, a ida dele a Cesaréia e o milagre que aconteceu na casa de Cornélio? (Atos 10)


Descreva os sentimentos dela ao saber do aprisionamento e a morte de Tiago e que Herodes planejava fazer o mesmo com o seu esposo? (Atos 12:1-4) Será que ela estava orando junto com as outras pessoas na casa de Maria a Mãe de João Marcos ou será que estava em sua própria casa com os seus filhos (se os tinha)? (Atos 12.9) Como teria ficado ao saber o que aconteceu? (Atos 12.10-24)


Sabemos que Pedro era casado, pois as Escrituras relatam que JESUS curou a sogra dele. Nada mais sabemos da esposa de Pedro, mas ao observar a vida dele contado nas Escrituras foi possível pensar como ela talvez pudesse ter sido, como talvez pensasse e como talvez agisse. Nada foi escrito sobre filhos do casal. Quantas mudanças ela viu DEUS fazer na vida dele. Será que o seu esposo é como Pedro, que às vezes falou sem pensar e que chegou até negar JESUS? Será que ele é uma pessoa difícil? E eu? Quais algumas das minhas características? Será que eu sou uma pessoa difícil? Falo sem pensar? Ao tomar tempo com DEUS, na Palavra DELE e ao falarmos com ELE, Deus pode nos mudar. Ao orar por meu marido posso saber que DEUS vai trabalhar na vida DELE e mudá-lo como fez com Pedro.


O que ela pensou sobre as duas cartas que Pedro escreveu que são os livros de I e II Pedro no Novo Testamento?

A tradição diz que Pedro foi crucificado de cabeça para baixo. As Escrituras nada dizem sobre isso, mas JESUS deu um aviso a ele em João 21.15-19. Se isso foi verdade e a esposa dele ainda estivesse viva como teria ficado com esses acontecimentos? Teria que confiar e achar conforto e consolo em seu maravilhoso DEUS. Teria que deixar que DEUS a sustentasse para poder enfrentar cada dia. Este grandioso DEUS é seu? Somente ELE pode nos ajudar em todo e qualquer tempo ou tragédia difícil da vida. (Salmo 46; II Coríntios 10.12) Se não, aceite-O agora mesmo. Se sim, confie NELE. Tome tempo com ELE lendo a Palavra DELE e falando com ELE.


Comentários


RECEBA MEUS EMAILS

Obrigado pelo envio!

© 2020. De mulheres para mulheres Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Instagram
bottom of page