08. Salomé (Mãe de Tiago e João)
- Para mulheres
- 28 de jan. de 2022
- 12 min de leitura
Atualizado: 26 de jul. de 2022

Salomé tinha certeza de que o Messias viria. Ela e as pessoas em Israel que realmente amavam e confiavam em DEUS e na SUA Palavra, O esperavam ansiosamente. Salomé e muitos outros em Israel tinham certeza de que quando O MESSIAS chegasse, ELE libertaria Israel do domínio Romano, derrotaria todos os inimigos de Israel e estabeleceria o seu reino eterno e justo.
O nome Salomé vem da raiz da palavra Hebraica “Shalom” significando paz. É um nome grego e conforme o Dicionário Da Bíblia Davis, significa inteiro, íntegro, perfeito e paz. Ela é citada por nome somente no Evangelho de Marcos e foi uma das mulheres que assistiu os últimos acontecimentos da vida de JESUS. (Marcos 15.40 e 16.1)
Em Mateus 27.56 menciona as mesmas mulheres que o livro de Marcos, mas não chama Salomé pelo seu nome. Como este versículo o faz quando refere-se a ela?
O nome de seu esposo Zebedeu significa ‘DEUS tem dotado’ ou ‘presente de DEUS’. Tiago, o nome de um dos filhos significa ‘suplantador’. O nome do outro filho era João e significa ‘DEUS tem sido gracioso’. A Palavra de DEUS não menciona outros filhos, noras ou netos.
Qual era o trabalho de Zebedeu, de seus filhos e onde era o local deste trabalho? (Mateus 4.20,21; Marcos 1.19,20.) Conforme Lucas 5.1-11, André e Simão Pedro eram sócios neste empreendimento de pescaria e parecem ter sido bons amigos dos filhos de Zebedeu.
Um outro homem que se chamava João, o que batizava, veio em cumprimento das Escrituras para preparar o caminho e anunciar a chegada de JESUS, O MESSIAS. (Malaquias 3.1 e Isaías 40.3) Muitos ouviram João ‘Batista’ pregar e alguns o seguiram. João 1.28-37. Quem era um destes e o que fez? (João 1:40 e 42) O que André disse para o seu irmão?
Como acha que André e Simão Pedro contaram o acontecido para a sua família? O que acha que André falou a Zebedeu, Salomé, Tiago e João sobre a pregação de João Batista e sobre o fato de João ter chamado JESUS de "O CORDEIRO de DEUS"? O que talvez disse sobre o encontro com JESUS e o que conversou com ELE? Como acha que Salomé e Zebedeu reagiram e o que talvez falaram?
Cada um que creu, reconheceu que JESUS era o MESSIAS. Saber que o tão esperado MESSIAS havia chegado, com certeza causou alegria sem fim!! Mas uma pergunta também devia ter ficado em suas mentes. Por que o MESSIAS seria chamado de CORDEIRO de DEUS? Ele era descendente de Davi e esperavam que ELE logo fosse proclamado REI de Israel. JESUS iniciou o seu ministério. (Mateus 4.12-17; Marcos 1.14) O que Salomé falou e o que sentiu quando os dois filhos lhe contaram sobre o que aconteceu com eles? (Mateus 4.18-23; Marcos 1.16-20; Lucas 5.1-11)
Quando JESUS chamou Tiago e João para segui-LO, eles deixaram o seu pai no barco com os servos. (Marcos 1.20) Parece que Zebedeu era o dono de seu próprio barco. A pescaria devia ir suficientemente bem para ele poder pagar pessoas para trabalharem com ele. Isso significa, que é possível que a família tinha posses e pode ter pertencido a classe média alta da comunidade. Quando JESUS foi preso, as Escrituras mencionam que a João foi permitido entrar na sala onde ELE seria julgado por que “era conhecido pelo Sumo Sacerdote”. Isso mostra que a família poderia ter uma posição alta entre os líderes da comunidade. (João 18.15)
O que acha ter sido a atitude do pai ao ver os filhos deixando a pescaria com ele para seguir a JESUS? Qual acha ter sido a atitude de Salomé ao ver os filhos seguindo o Messias de Israel? (Mateus 4.18-22; Lucas 5.1-11; João 1.35-51)
Ao seguir a JESUS dia após dia, Tiago e João viram os milagres, as curas e os sinais que ELE fazia. Ao lembrar as profecias de Isaías 35.4-6 e 61.6, o que será que Salomé falou ao ouvir os filhos contarem sobre os feitos de JESUS? (Mateus 4.23-25) Como acha ter sido a conversa em família? O que será que ela pensou ao ouvir o que JESUS disse no “Sermão do Monte”? (Mateus capítulos 5-7) O que chamou a atenção de todos? (Mateus 7.28 e 29) O que JESUS falava, o que ELE fazia e a maneira DELE agir afirmavam cada vez mais que ELE era O MESSIAS (o ungido, o escolhido, o apontado).
O que vemos sobre Salomé em Mateus 27.55 e 56? Então, tal como os seus dois filhos, ela O seguiu. Salomé realmente creu que JESUS era o MESSIAS de Israel. Salomé é um retrato de todos do povo de Israel que creram em JESUS e reconheceram que JESUS era (e é) o MESSIAS e Rei prometido. Ao estudar sobre ela, podemos nos colocar no lugar de cada uma destas pessoas e sentir com elas tudo que passaram. Como teria sido segui-lO e ver tudo que O aconteceu?
Veja Marcos 15.40 e 41. Na sua opinião, o que acha que Salomé fez ao seguir e servir a JESUS? Será que JESUS e os seus discípulos comeram refeições e se hospedaram na casa de Salomé? Nada consta nas Escrituras sobre a atitude de seu esposo em relação a JESUS ou se ele também O seguiu.
A família viveu em Cafarnaum ao lado do Lago Quineret. JESUS e os discípulos passaram muitas vezes por esta região. Depois de uma das viagens de JESUS e de seus discípulos ou seguidores ou alunos, aonde foram e o que aconteceu? Pelo fato de Pedro e André trabalharem no mesmo ramo que a família de Salomé, ela devia conhecer muito bem a família de Pedro e devia morar próximo deles. Como acha que ela reagiu e o que falou ao ouvir sobre as ações de JESUS? Será que ela esteve presente? (Mateus 8.14 e 15; Marcos 1.29-33)
O Mar da Galileia ou Lago Quineret é conhecido pelas tempestades repentinas e fortes. Sendo que sua família vivia da pescaria neste Lago, Salomé deveria conhecer pessoas que perderam suas vidas em alguma tempestade. Quando o esposo e filhos saiam para pescar provavelmente ficava em casa orando e esperando ansiosamente que chegassem em segurança. Pensando nisso, o que Salomé talvez falou ao saber o que JESUS disse e fez? O que acha que ela disse aos filhos e ao seu esposo sobre JESUS? (Mateus 8.23-27)
Quais eram algumas características de seus dois filhos que levaram JESUS a chamá-los de “filhos de trovão”? (Marcos 3.17) Quem será que puxaram?
Ao compararem Mateus 27.56 com João 19.25, alguns acham que Salomé é a irmã de Maria, a Mãe de JESUS. Mateus menciona Maria Madalena, Maria Mãe de Tiago e José e a Mãe dos filhos de Zebedeu-que era Salomé. João 19.25 fala de Maria Madalena e Maria a esposa de Clopas, a Mãe de JESUS e a irmã da Mãe de JESUS. Pode ser que esta senhora é Salomé, mas pode ser que João, simplesmente nomeou mulheres diferentes das que Mateus nomeou. Como não existe certeza, não é possível afirmar que a “Mãe dos filhos de Zebedeu” em Mateus e “a irmã de Maria a Mãe de JESUS” mencionada em João sejam a mesma pessoa.
Mateus 20.20, diz que Salomé adorou JESUS juntamente com os dois filhos. Como acha ter sido a adoração dela? O que você acha que ela fez? Será que entendeu que ELE é DEUS?
Mateus 20:17-24, diz que depois que Salomé adorou a JESUS, ela fez um pedido. Tanto ela, como os seus filhos e os outros discípulos tinham certeza de que JESUS era o Messias. Tinham certeza de que ELE logo estabeleceria o seu reino e se revelaria como o REI de Israel. Ela esperava que ELE derrotasse os Romanos e outros inimigos de Israel e que houvesse paz. Ela amava os seus filhos e como toda mãe queria o bem estar e sucesso futuro deles. Queria que eles ajudassem no reino. (Se ela era Tia de JESUS, por que não pedir algo para os primos DELE?) Tiago e João estavam com ela e talvez o desejo realmente foi dos dois e quem sabe como tinham vergonha de pedir, deixaram a mãe fazer o pedido. Mais tarde houve uma conversa interessante entre todos os discípulos que revela o que estava no coração de cada um deles. Olha a pergunta que fizeram a JESUS. (Mateus 18.1-4)
Qual foi o pedido de Salomé concernente aos filhos? Qual a resposta de JESUS e qual a pergunta que ELE fez aos dois filhos de Salomé? (Mateus 20.22) ELE sabia o que estava para vir. Nem ela e nem os filhos imaginavam o que seguiria na vida de JESUS. Ela nem entendia o que estava realmente pedindo. Como ficou o coração dela ao ouvir o que JESUS falou? Será que ela pensou no pedido que fez ao ver JESUS pendurado sobre o madeiro e um ladrão de cada lado? Quantas vezes nós também pedimos coisas a DEUS sem entender o que fazemos.
Quais algumas características de Salomé? Que tipo de Mãe ela foi?
O que será que ela falou quando os filhos lhe contaram sobre a entrada triunfal? (Mateus 21:1-14) E sobre a refeição de Páscoa? (Mateus 26.20-30) E quando falaram sobre o que aconteceu no Monte das Oliveiras e depois em Getsêmani? (Mateus 26.31-57) Como acha que ela sentiu e o que falou ao saber sobre os julgamentos? (Mateus 26.57-68; 27.1-31) Será que ela assistiu alguma parte desse julgamento? Como entender que os líderes religiosos, que deviam conhecer as Escrituras e tudo o que diziam sobre O MESSIAS, fizessem com que JESUS fosse preso e deram falso testemunho contra ELE. Eles deviam reconhecer que ELE era o MESSIAS. Sendo que ELE era O MESSIAS como foi condenado? Por que alguém não interveio? Nem Herodes e nem Pilatos acharam algo para condená-lO. Por que então condenaram à morte, um homem inocente? Não tinha lógica. (Lucas 23.13-25) Com certeza Salomé e os outros esperavam que algo acontecesse para que ELE fosse solto e estabelecesse o SEU Reino. (É interessante observar Pilatos. Ele reconheceu que JESUS era inocente e mesmo depois de receber mensagem da esposa e de falar com JESUS deixou que fosse condenado à morte. O medo dele era grande, mas mesmo depois de receber a ameaça dos líderes religiosos, escreveu “JESUS O REI dos JUDEUS” na placa sobre a estaca onde JESUS morreu e não mudou estas palavras. (João 19.16-22)
O que estava no coração de Salomé ao ver o seu SENHOR e MESTRE sendo crucificado? ELE morreu na cruz como um amaldiçoado pecador entre dois ladrões. Como isso poderia acontecer com ELE? ELE não era somente O RABI, AMIGO, O MESTRE dos MESTRES, mas era O MESSIAS de Israel que devia destruir os inimigos, libertar o seu Povo e trazer paz. Morreu a única esperança da Nação de Israel. Como conciliar o ensino DELE, a maneira como tudo escrito sobre o MESSIAS no Velho Testamento se cumpria na pessoa DELE, na vida DELE, nos sinais e milagres que fazia, e o fato que ELE agora estava morto? Como? Por quê? Que tristeza! Que decepção! Em vez de serem libertos agora havia o perigo de todos os seus seguidores serem mortos. E agora? O que iria acontecer? Descreva como acha que ela, seus filhos e todos que criam NELE ficaram. Como você teria ficado? O que teria falado? (Mateus 27.32-66; Marcos 15.1-47; Lucas 23.44-49) Será que no fundo do coração havia a esperança de que tudo seria esclarecido? Será que alguém lembrou de Isaías 53 ou que João Batista O chamou de O CORDEIRO de DEUS? Não entendiam que o próprio nome DELE, JESUS SALVADOR junto com o título O Messias –JESUS CRISTO, indicavam que ELE era o ungido, o escolhido ou o apontado para ser o sacrifício pelo pecado.
O que ela pensou sobre o sepultamento? (Lucas 23.50-56) Como ficou ao ver o túmulo vazio e ouvir as palavras dos anjos sobre a ressurreição de JESUS? (Mateus 28.1-35; Marcos 16.1-11; Lucas 24.1-10) E ao lembrar as palavras de JESUS? (Lucas 24.8) Que júbilo!! Será que conversou com os dois que viram JESUS no caminho de Emaús? (Lucas 24.13-32)
Será que foi uma das mulheres presentes quando JESUS apareceu aos discípulos, abriu as Escrituras e explicou tudo? (Marcos 16.14; Lucas 24.33-48; João 20.19-31) Agora ela e todos os outros seguidores entendiam o plano de DEUS. Como foram cegos antes, não entendendo. Estavam tão concentrados em pensar no reino glorioso que não perceberam as profecias sobre a Nova Aliança e o Sacrifício tão importantes e necessários de JESUS. (Gênesis 3.15; 12.1-3; Êxodo 24.1-8; Jeremias 31.31-37; Mateus 26.26-29; Isaías 53). As próprias festas estabelecidas por DEUS como Páscoa e Dia de Expiação e enfim, todas apontavam para este sacrifício. Que alegria!! Que Gozo!! JESUS não somente era o futuro REI, mas era o SALVADOR, DEUS vindo em carne, que providenciou o perdão do pecado, a salvação e a maravilhosa esperança de estar com ELE no céu. DEUS escolheu Israel para ser o seu povo. Foi por meio de seu povo Israel que deu as Escrituras e por meio de quem veio o SALVADOR JESUS. DEUS havia dito a Abraão, por meio de quem iniciou a nação de Israel, “em ti serão benditas todas as famílias da terra.” Isso se cumpriu em JESUS, o descendente de Abraão que deu a sua vida para providenciar a salvação para toda a humanidade. Que benção sem igual!! Quem aceita JESUS como o seu Salvador pessoal e recebe o perdão que ELE conseguiu, recebe esta benção.
Mesmo que todos (Salomé também) entenderam a necessidade e razão do Sacrifício do “CORDEIRO DE DEUS” estavam esperançosos que ELE estabelecesse logo o seu Reino. Observe a pergunta que seus discípulos lhe fizeram antes que ELE subiu ao céu e a resposta DELE. (Atos 1.6 e 7) Israel é seu povo e sempre será. (Jeremias 31.37; 33; Romanos 10.17-21;11.1-6, 26-32) O Reino é uma realidade e acontecerá, mas havia (e há) trabalho importante para todos os seus seguidores salvos e lavados no sangue do CORDEIRO. Os inimigos serão derrotados e JESUS reinará, mas a notícia da salvação e libertação eterna precisava e precisa ser propagada antes que isso aconteça. (Mateus 28.18-20; Atos 1.1-11)
O que será que Salomé pensou sobre a resposta de JESUS? O que acha que ela falou ao ouvir sobre a maneira que JESUS voltou ao céu e o que os dois varões vestidos de branco falaram?
As Escrituras falam de acontecimentos com os filhos de Salomé e os seguidores de JESUS, mas não mencionam mais o nome de Salomé. Será que ela foi uma das mulheres que ficou com os discípulos esperando a “Promessa do PAI” no dia de Pentecoste quando o ESPÍRITO SANTO chegou? (Atos 1.12-14.) Não é fantástico que o ESPÍRITO SANTO veio no dia de Pentecoste? Pentecoste era uma das 3 festas Judaicas em que todos os homens Judeus deveriam aparecer perante DEUS em Jerusalém. Havia então pessoas do mundo inteiro presentes e puderam ouvir as boas novas sobre a morte, sepultamento e ressurreição de JESUS e a salvação que ELE providenciou (em sua própria língua). Puderam então levar esta mensagem de volta para o povo da terra de onde vieram. O tempo de DEUS é perfeito.
Se Salomé esteve presente, o que será que pensou? O que acha que ela fez? Que privilégio espalhar a notícia da salvação que JESUS providenciou. Que maravilha ter DEUS, o ESPÍRITO SANTO habitando na vida dela e em cada pessoa que creu em JESUS. Que diferença a presença deste CONSOLADOR fez na vida de Salomé e dos outros.
Como acha que Salomé sentiu ao participar de tudo relatado em Atos 2.1-47?
A alegria desta mãe com certeza era muito grande em saber que os seus filhos amavam a DEUS e O serviam. O que acha que ela falou ao receber a triste notícia do aprisionamento e da morte de seu filho Tiago? (Atos 12.1 e 2) Será que lembrou do pedido que fez a JESUS e a pergunta que ELE fez aos seus filhos?
Será que participou na reunião de oração pedindo a DEUS que Pedro fosse liberto da prisão? (Atos 12.3-19). O que será que ela pensou e o que falou quando soube que Pedro foi liberto? Como entender que DEUS deixou que seu filho fosse morto e Pedro liberto? Que consolo era saber que Tiago estava com o seu SALVADOR e REI.
Se ainda estivesse viva, que alegria teria ao saber dos livros Bíblicos que o seu filho João inspirado pelo ESPÍRITO SANTO escreveu. (O Evangelho de João, Epístolas de I, II, e III João e Apocalipse) Quantas palavras maravilhosas DEUS usou João para escrever que nos ensinam e encorajam hoje em dia. Como sentiria ao saber do exílio do filho João?
Salomé foi uma mulher que como nós, enfrentou alegrias e tristezas. Conheceu JESUS pessoalmente e creu NELE. Nós também podemos crer em JESUS e conhecê-lO pessoalmente. Ela seguiu a JESUS e O serviu. Foi generosa, deu de si e do que tinha e ajudou como podia. Esteve presente e seguiu fiel e lealmente no fim da vida de JESUS. Confiou NELE, na Palavra DELE e na sabedoria e direção de DEUS para viver a sua vida diária. Confiou em DEUS para tomar conta de si, de seu esposo e de seus filhos no meio de grandes perigos. Foi em seu SALVADOR que ela achou consolo e conforto na perda do filho. Sabia que DEUS cuidaria de João exilado longe na Ilha de Patmos (Apocalipse 1:9). Que exemplo nos deixou. Quanta esperança ela e a Nação de Israel tinham e têm. (Isaías 64.4; Romanos 8.28,29-39; 11.25-27; 15.15-18; I Coríntios 2:9-12)
Vamos seguir ao nosso SALVADOR e MESTRE, ser fiel e confiar em nosso DEUS em todo tempo. Sejamos agradecidos sabendo que somos salvos agora e que maravilhas e um futuro glorioso nos esperam em nosso DEUS e SALVADOR. (I Tessalonicenses 4.13-18) Com certeza Salomé teria falado o que seu filho João inspirado pelo Espírito Santo escreveu em I João 3.1-3.
Observação - A Maioria do Povo Judeu ainda espera o MESSIAS. As pessoas esperam um líder político. Estão cegos em relação a vinda do MESSIAS em Sacrifício para providenciar a salvação e perdão. Mesmo que a Nação, não aceitou e não aceita JESUS, existem muitos Judeus espalhados pelo mundo que O aceitam. Algum dia a Nação reconhecerá JESUS CRISTO como o MESSIAS e SALVADOR. (Zacarias 12.9-14) Vamos orar por este Povo que DEUS escolheu e ama. (Salmo 122.6-9; Sofonias 3.10-20)
Comentários