top of page
  • Instagram
  • Black Facebook Icon

01. Isabel

  • Foto do escritor: Para mulheres
    Para mulheres
  • 9 de jan. de 2022
  • 6 min de leitura

Atualizado: 30 de mai. de 2023


Isabel significa “DEUS é juramento”. Zacarias (DEUS lembrou), seu esposo era sacerdote da divisão de Abias. Havia 24 divisões dos sacerdotes que serviam no Templo. (I Crônicas 24.7-18) A divisão ou ordem de Abias era a oitava. Cada divisão servia no Templo durante uma semana, duas vezes por ano. Muitos, como Zacarias que morava na região montanhosa de Judá, moravam fora de Jerusalém. Eles serviam durante a semana em que estavam escalados e depois voltavam para suas casas.

Os sacerdotes não deveriam casar com pessoas que não eram descendentes de sacerdotes. Isabel descendia não somente de família sacerdotal, mas da Família de Arão, o Sumo Sacerdote.

O que foi que Lucas inspirado por DEUS escreveu sobre este casal? (Lucas 1.5 e 6) Se algo fosse escrito sobre a minha vida, o que seria? E sobre a sua vida?

Qual a grande tristeza da vida de Isabel e Zacarias? (Lucas 1:7)

Sendo a vez da divisão de Abias servir no templo, Zacarias foi um dos escolhidos para servir. Qual o trabalho dele e o que acontecia no lado de fora do templo? (Lucas 1.8-10) A queima de incenso era um retrato das orações do povo subindo para DEUS. Versículo 10 diz “à hora do incenso”, pois tinha hora para isso ser feito.

O que aconteceu naquele dia enquanto Zacarias servia e como ele ficou? (Lucas 1.11 e 12) Por que acha que ele temeu?

Qual a notícia maravilhosa que o anjo trouxe? Qual a razão? (Lucas 1.13) O anjo falou que DEUS estava respondendo as orações do casal! Como Isabel “estava avançada” em idade, podemos ter certeza de que ela orou por muitos anos pedindo um filho. Na idade dela seria humanamente impossível conceber. Ao falar sobre a vinda do Messias veja o que diz (Gálatas 4.4) A “plenitude dos tempos” era o tempo perfeito de DEUS para o nascimento tanto de Jesus como para o filho de Isabel e Zacarias pois era ele que prepararia o caminho de Jesus Messias. DEUS estava respondendo a oração do casal no tempo certo DELE.

Qual o nome do filho, como seria e quais seriam os propósitos da vida dele? (Lucas 1.13-17) Como ele seria desde o ventre? Versículo 15. Como o anjo se identificou? O que o anjo disse que aconteceria com Zacarias e por quê? (Lucas 1:18-20)

Como ficou o povo no lado de fora do templo? (Lucas 1.21) Queimar o incenso não era um trabalho demorado e a demora do sacerdote poderia significar que algo estava errado. O que causou surpresa para todos quando Zacarias saiu do templo? (Lucas 1:22)

O que acha que estava no coração dele ao caminhar para casa? Como acha que Isabel ficou quando ele chegou em casa sem poder falar? Como acha que ele contou a ela tudo que lhe aconteceu e o que o anjo disse?

Pode imaginar o júbilo de Isabel ao receber a notícia do anjo? O que acha que ela falou ao esposo? E como agiu ao perceber que concebera? (Lucas 1.23-25) As palavras dela em versículo 25 revelam seu sentimento e nos fazem lembrar que para a mulher Judia o não gerar filhos era uma desonra ou mesmo uma desgraça. “Opróbrio” significa desonra”. A pessoa também não era bem vista por outras mulheres. É óbvio que ela sentia muito por não conceber. Quão difícil foi para ela ver outras mulheres com seus filhos. No entanto, ela não deixou que não ter filhos fosse a prioridade de sua vida. DEUS era primeiro na vida dela. O mais importante era viver para DEUS e ser reto aos olhos DELE. Ela não deixou que a amargura e a revolta por não poder gerar filhos, tomassem conta de sua vida.

E nós? Qual é a prioridade das nossas vidas? Será que é fazer a vontade de DEUS e o desejo de agradar a ELE? Pode ser que sempre desejou ter filhos e DEUS não permitiu que tivesse. Pode ser que sempre desejou casar-se, mas continua solteira. Pode ser que se casou esperando que fosse para a vida toda, mas o seu esposo lhe deixou. Existe amargura, frustração ou revolta no seu coração? Leve a DEUS e deixe que ELE tire esses sentimentos do seu coração. Confie em DEUS. ELE sabe o que está passando. ELE lhe confortará, consolará e sustentará. ELE fará com que você possa até encorajar e ajudar a outros. Não é agradável estar perto de alguém cheio de amargura e revolta.


O que é que Isabel fez durante 5 meses? Na sua opinião, por que ela fez isso? Será que temia que se falasse da notícia do anjo e de sua gravidez alguns não acreditariam?


Que alegria Isabel deve ter sentido ao receber a visita de sua parenta Maria que já carregava Jesus, o Messias, no seu ventre. Observe o que aconteceu. Observe o que Isabel disse e qual o maravilhoso reconhecimento dela em relação ao bebê no ventre de Maria. (Lucas 1:39-45)


O fato de Maria desejar visitá-la, mesmo com a grande diferença de idade entre as duas, revela muito sobre a pessoa de Isabel. Todas as duas carregavam bebês especiais em seus ventres. Lembra que foi o anjo que contou a Maria sobre a gravidez da Isabel. (v.36) Quantas coisas as duas tinham que compartilhar, uma com a outra durante os três meses da visita de Maria. Quais algumas coisas que talvez falaram? Maria devia estar enfrentando dificuldades pois, com certeza pessoas não acreditavam na história dela. Como deve ter sido o louvor a DEUS das duas.


Talvez trabalharam nos enxovais dos filhos que estavam para chegar e quem sabe até no enxoval do casamento de Maria.


Tal como o anjo Gabriel disse, Zacarias continuava mudo. Para se comunicar com a esposa ou a visita teria que usar sinais ou escrever o que queria dizer. Devia ter sido um tempo de grande frustração para ele e a sua esposa. Isabel deve ter sentido saudade quando a visitante voltou para casa. (Lucas.1:56)

Já pensou como foi a alegria do casal com a chegada do tão esperado filho. Parentes e vizinhos regozijaram com eles. (Lucas 1:57 e 58)

Cumprindo com as instruções da Lei, o pequeno foi circuncidado e recebeu o nome de João (DEUS tem sido gracioso) dado por DEUS por meio do anjo. Qual foi a confusão sobre o nome do bebê e como foi esclarecido? (Lucas 1.59-62)

O costume de dar o nome dos Pais, Avós ou outro Parentes vivos, ainda existe hoje entre os Judeus Sefaradim (Espanha, Portugal, Oriente Médio e Mediterrâneo). Os Judeus Ashkenazim (Europa Central e Oriental) costumam dar o nome de familiares já falecidos. Além do nome diferente do esperado o que mais causou espanto, maravilha e temor aos parentes, vizinhos e a todos que a ouviam? (Lucas 1.63-66)

Ao profetizar e estando cheio do Espírito Santo, o que é que Zacarias disse sobre DEUS, sobre a salvação vindoura e sobre o filho recém-nascido? (Lucas 1.67-79; veja II Samuel 7.12-16)

O que diz Lucas 1.80 sobre João?

Qual a profecia sobre ele em Isaías 40.1-5? Havia chegado o tempo da vinda do Messias. Havia chegado o tempo da chegada de quem prepararia o caminho do Messias tal como foi profetizada. Quanto cuidado a Isabel e seu esposo devem ter tomado criando o filho, ensinando-o sobre o seu nascimento, sobre o ministério reservado para ele, sobre DEUS, sobre O Velho Testamento, e sobre o prometido Salvador e a vida dele relacionada a isso.

Pelo fato de seus pais já serem idosos quando João nasceu, pode ser que já tivessem mortos quando ele começou o seu ministério. As Escrituras nada mais falam dos dois. Mesmo que não saibamos, vamos pensar em sua mãe como viva e pensar como ela se sentiria ao saber da vida e do ministério dele.

Onde morava João? O que é que ele dizia ao “preparar o caminho” de Jesus, o Messias. Veja o que relatam os quatro Evangelhos. (Mateus 3.1-12; Marcos 1.1-8; Lucas 3:1-20; e João 1.6-8; e 15-34) O que será que Isabel pensaria sobre as palavras dele?

Observe o que João disse sobre Jesus. (João 1.29-37) Que alegria isso teria dado aos corações de Isabel e Zacarias.

O que será que Isabel falaria se soubesse do acontecimento relatado em Mateus 3.13-17? Compare com Marcos 1.9-11; Lucas 3.21 e 22. Que dor sentiria ao saber do que o Rei Herodes fez. (Mateus 14.1-12; Marcos 6.14-29; Lucas 3:19-20; e 9:7-9) Somente DEUS poderia confortar e consolá-la.


Observe que Jesus começou o seu ministério depois que João terminou o dele e tinha sido preso. (Mateus 3.12-17; Marcos 1.14 e 15)


DEUS cumpriu o SEU propósito na vida de Isabel, na vida de seu esposo e na vida de seu filho. DEUS respondeu a oração dela não somente dando um filho, mas um filho especial com um ministério muito especial. DEUS respondeu a oração dela no tempo perfeito e certo DELE. ELE sabe o que faz. Será que eu estou pronta para deixar DEUS agir e cumprir o propósito DELE em minha vida seja qual for? ( Salmos 143.8-11)

O testemunho de DEUS sobre a vida de Isabel foi dado quando ela já era idosa. (Lucas 1.6) Que exemplo para nós. Ela viveu fielmente a DEUS a sua vida toda. Tanto faz a idade ou o tempo da vida, podemos zelar para vivermos vidas agradáveis e sem repreensão diante do nosso Maravilhoso e Santo DEUS, sejam quais forem as condições em que vivemos. (Salmos 92.12-15) Assim ELE poderá cumprir o propósito DELE em nossas vidas e nos usar para a honra e glória DELE tal como fez com Isabel.


Comentários


RECEBA MEUS EMAILS

Obrigado pelo envio!

© 2020. De mulheres para mulheres Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Instagram
bottom of page