top of page
  • Instagram
  • Black Facebook Icon

17. A Senhora e suas 10 Moedas

  • Foto do escritor: Para mulheres
    Para mulheres
  • 14 de fev. de 2022
  • 5 min de leitura

Atualizado: 26 de jul. de 2022


ree

Muitas vezes em vez de responder uma pergunta diretamente ou comentar sobre um assunto, JESUS contava uma história, uma parábola, ou usava uma ilustração para ensinar uma verdade pertinente. Às vezes era uma resposta a uma crítica. Conforme o Dicionário da Língua Portuguesa do Ministério da Educação e Cultura, uma Parábola é “Narração Alegórica que encerra uma doutrina moral.”


JESUS viajava, fazia milagres e curava. João disse no Evangelho que leva o seu nome no capítulo 21:24 e 25 que JESUS fez muito mais do que foi escrito nas Escrituras. Vinham pessoas de todo tipo, de todo lugar e de todo nível da Sociedade para conversar com ELE e ouví-LO. Muitas destas pessoas tinham andado ou estavam andando em pecado e suas vidas estavam completamente arruinadas. Aos olhos de muitos, estas pessoas eram indesejáveis. Cheios de justiça própria viam a si mesmos como mais justos do que as outras pessoas e as viam como sendo mais pecadoras do que eles. A pergunta na mente dos líderes religiosos e de todos sobre JESUS enfim era: “Quem é esta Pessoa? Se era alguém importante, por que se associava com este tipo de gente pecadora?” Não entendiam a razão do seu viver, porque ELE veio e o propósito da vinda DELE. (Lucas 19.10)


Qual a atitude dos fariseus e escribas no relato de Lucas 15:1 e 2 em relação às pessoas que se chegavam a JESUS?


Ao dar uma resposta a quem O criticava, JESUS contou algumas parábolas. Vejamos a seguir.


JESUS contou a história de uma senhora. Quanto dinheiro ela possuía e o que aconteceu na casa dela? (Lucas 15.8)


No tempo da Bíblia moedas não existiam em grande quantidade, pois o comércio era feito na base de troca. A moeda de troca poderia ser sal, gado, mercadoria ou outra coisa. Sal foi uma moeda de troca importante por muito tempo e em muitos lugares. De fato, a palavra “salário” em português vem desta prática. Cada uma destas moedas era então preciosa para a mulher do relato. Talvez fossem as suas economias de anos e a sua única fonte de renda. Como acha que foi a procura dela pela moeda perdida?


Todos nós com certeza já tivemos a experiência de ter perdido algo que era muito especial para nós e tivemos que procurar. Podemos entender esta senhora lembrando como foi a procura do objeto que perdemos e como sentimos ao achá-lo?


A senhora não descansou enquanto não achou a preciosa e mui desejada moeda. Era muito importante para ela. Como a Palavra de DEUS descreve a atitude desta Senhora ao achar o que estava perdido? (Lucas 15.9)


Qual a comparação feita por JESUS? (Lucas 15.10) Ao contar a parábola, JESUS queria que os seus ouvintes entendessem que um pecador não é um indesejável aos olhos de DEUS e sim alguém que está perdido e que DEUS ama muito. (João 3.16) Anjos entendem a grande compaixão de DEUS por cada pecador. Sabem do destino de quem não é salvo. O regozijo celestial quando um perdido é salvo é sem igual. Já pensou! Quando você e eu aceitamos JESUS houve regozijo no céu.


Quão cego somos ao pensarmos que somos melhores do que outros. Os religiosos não reconheciam a sua própria condição de perdidos diante do SANTO e GLORIOSO DEUS.


JESUS via as pessoas como eram de verdade. JESUS conhecia o coração e a necessidade de cada pessoa. Ao encontrar JESUS estes pecadores foram curados, salvos e restaurados.


Antes da parábola da Mulher e a moeda perdida JESUS contou uma parábola sobre um Pastor e uma ovelha perdida. Ao iniciar a sua história qual a pergunta feita aos fariseus e escribas? (Lucas 15.3 e 4)


Um pastor de ovelhas é muito cuidadoso com o seu rebanho. De manhã ele leva as ovelhas para fora do aprisco até um pasto verdejante e suculento. ELE cuida para que o lugar onde o rebanho vai beber água seja de água fresca, calmo e sem correnteza. A correnteza assusta as ovelhas. O pastor protege as ovelhas de animais, de falsos pastores e de ladrões que procuram atacar as ovelhas. Se a ovelha se machucar, ele trata as feridas com carinho. Ao anoitecer ele leva as ovelhas de volta ao aprisco e as conta ao entrarem. Se uma estiver faltando, ele vai atrás e não descansa enquanto não a achar e trazê-la de volta ao aprisco. (Salmo 23; João 10.1-18)


O que fez o pastor na parábola de JESUS que mostrou quão importante cada ovelha individual era para ele? (Lucas 15.5 e 6)


Qual o recado que JESUS deu aos religiosos cheios de justiça própria? (Lucas 15.7)


Podemos pensar como seria se a senhora mencionada na parábola fosse mãe de 10 filhos e um estivesse longe de casa perdido no mundo. Mesmo que nove filhos estivessem bem e ela feliz com isso, o coração dela não sossegaria até que o filho perdido fosse achado e trazido de volta para casa. Seu desempenho e o esforço seriam enormes para conseguir isso.


O pastor de ovelhas da parábola é um retrato maravilhoso de JESUS. Cada pecador é um retrato vivo de uma ovelha. Uma ovelha perdida está perdida de verdade, pois uma ovelha perdida não sabe achar o caminho de volta para o aprisco. A ovelha é um animal extremamente indefeso. Cada pessoa que nasce neste mundo, nasce com a natureza de pecado, longe de DEUS como resultado do pecado de Adão. Tal como a ovelha, o pecador não pode achar o seu caminho de volta, é indefeso e sem condições de salvar a si mesmo. Não consegue chegar a DEUS. Cada pessoa tem um valor incalculável para DEUS. JESUS, O DEUS PODEROSO e o PASTOR PERFEITO e ETERNO veio a terra em forma humana. ELE deu a sua vida, morrendo em nosso lugar e para pagar o pecado de cada pessoa. ELE veio “achar e salvar o perdido”. (João 10.11; Isaías 53; Salmos 23) Quanta alegria e gozo existem quando uma pessoa aceita JESUS como SALVADOR assim sendo “achado” ou salvo, mas DEUS continua amando e indo atrás de cada pessoa, buscando cada um que ainda está perdido.

Segue no capítulo 15 de Lucas a parábola do Filho Perdido que poderá ser lida depois. (Lucas 15.11-32) Fala de um Pai que é um retrato de DEUS que sofre com o Filho perdido e fala sobre a alegria do Pai ao ter o filho de volta e arrependido. Existem hoje em dia muitos Pais com corações tristes que oram, choram e buscam filhos que são rebeldes, desobedientes, longe de DEUS e do lar ou perdidos no mundo de drogas, bebidas, prostituição e outros vícios. Que maravilha saber que DEUS sabe onde estão e como estão!!


Nestas parábolas, O DEUS FILHO JESUS, revela o seu coração de amor, de compaixão e de misericórdia para com o pecador perdido. ELE está buscando estes, tal como a Senhora fez com a moeda e o Pastor fez com a ovelha perdida. ELE pode achá-los, salvá-los, transformá-los e trazê-los de volta para casa. Vamos confiar em DEUS agradecê-LO por tudo que ELE já tem feito, por tudo o que ELE está fazendo e por tudo o que ELE vai fazer. (I Timóteo 2.4)


Comentários


RECEBA MEUS EMAILS

Obrigado pelo envio!

© 2020. De mulheres para mulheres Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Instagram
bottom of page