top of page
  • Instagram
  • Black Facebook Icon

18. Uma Mãe e seu Único Filho

  • Foto do escritor: Para mulheres
    Para mulheres
  • 14 de fev. de 2022
  • 5 min de leitura

Atualizado: 26 de jul. de 2022


ree

Quão preciosos são os filhos. O desejo dos pais é que cresçam saudáveis, sejam alunos exemplares, ganhem boas notas, façam faculdade, sejam bons cidadãos, e sejam bem sucedidos em alguma profissão. Os pais esperam que os filhos se casem, sejam felizes (para sempre) e é claro lhes deem netos. Os pais que conhecem JESUS como SALVADOR desejam mais do que tudo que cada filho venha a aceitar JESUS CRISTO, como SALVADOR pessoal e viva para ELE. Desejam que cada um esteja assistindo uma congregação que é fiel à Palavra de DEUS e esteja crescendo no conhecimento de DEUS e de SUA Palavra.


Quando um filho está doente ou sofre um acidente, os pais sofrem junto. É de se esperar que os pais morram antes dos filhos. Que dor e tristeza sem igual é para os pais que tiveram de enterrar um filho ou uma filha! É dificílimo para um senhor ou uma senhora quando morre o cônjuge. Quanto mais é a dor e o sofrimento de uma mãe que é viúva, cujo único filho ou filha morre.


A vida de viúva é bem difícil hoje em dia, especialmente quando tem crianças para criar. Nos tempos da Bíblia era ainda mais difícil. A viúva dependia da família, pois dificilmente ela tinha o seu próprio negócio, renda ou maneira de ganhar o seu sustento. Ao se tornar adultos, os filhos deveriam ajudá-la no seu sustento.


O que foi que JESUS encontrou ao entrar no vilarejo de Naim? (Lucas 7.11 e 12)


Antes de vir a Naim, JESUS esteve em Cafarnaum uma cidade localizada ao noroeste do Mar da Galileia ou Lago Quineret onde ELE curou o servo de um Centurião. Naim era uma cidadezinha 9 quilômetros ao sudoeste de Nazaré e uns 45 quilômetros de Cafarnaum. A Palavra Naim significa ‘agradável’. Hoje em dia Naim se chama Nein e é uma vila Árabe.


Quem acompanhava JESUS? (Lucas 7.11 e 12)


Quem estava com a viúva? Sendo uma cidadezinha, a mãe e o filho com certeza eram bem conhecidos. O grande cortejo fúnebre talvez estivesse indo em direção as sepulturas fora do portão da cidade. “Ao sair do Portão oriental em direção a Cafarnaum existiam sepulturas na rocha ao longo da estrada. (Comentário Bíblico Moody Vol. 4 p.138)


Qual não devia ser a dor e o desespero desta mãe! Seu único filho e talvez a sua única maneira de sobreviver estava morto. A Palavra de DEUS não explica a razão da morte do filho da viúva. Não se sabe a idade da viúva ou de seu filho. Ao chamar o filho, JESUS o chamou de “Jovem”. (Lucas 7.14)


Depois de lavar um cadáver, o costume judaico era e ainda é hoje, envolver o corpo em um pano ou lençol branco. Depois disso, hoje em dia o cadáver é colocado em um caixão que é fechado. Não é costume abrir mais o caixão, pois ninguém mais pode ver o falecido. Usam-se caixões simples e os enterros são iguais, seja rico ou pobre, sendo que cada pessoa vem igualmente do pó e volta igualmente ao pó. Naqueles dias nem sempre colocava o corpo em um caixão. Vemos isso nos relatos das mortes de Lázaro e do próprio JESUS. (João capítulos 11.38-44; e 19.40; Mateus 27.57-59; Lucas 23.52 e 53) No dia do enterro de uma pessoa não se visita o túmulo de outra pessoa mesmo se estiver no mesmo cemitério.


Outro costume é “sentar shiva” (Estudo sobre Marta e Maria). Os familiares e amigos vão a casa do falecido durante 7 dias sentar e confortar a família.


Um sinal de luto ou de tristeza na Bíblia era rasgar a roupa ou vestir sacos e colocar cinzas ou o pó da terra na cabeça. (Gênesis 37.29; Jó 1.20; II Samuel 13.30 e 31; Ester 4.1) Existia por anos e existe ainda hoje, o costume de familiares enlutados (para pai, mãe, irmão, irmã, filho ou filha) rasgar ou fazerem um corte num lado da roupa de cima. No enterro judaico não tem flores ou velas. Não há música.


Como as Escrituras descrevem o sentimento de JESUS ao ver a tristeza desta mãe e o que foi que ELE lhe disse? (Lucas 7.13)


O corpo do jovem era carregado em cima de um ‘esquife’. (Lucas 7.14) O esquife, a palavra grega indica uma maca sobre o qual o corpo era levado, ou um tipo de caixão. (Comentário Bíblico Moody Vol. 4, p.138.)


Como acha que a viúva sentiu ao ver JESUS se aproximar? Será que ela já ouvira falar DELE? Será que já o tinha visto fazer algum milagre ou cura?


O que foi que JESUS fez e o que aconteceu? (Lucas 7.14)


Quando JESUS tocou na maca, como foi que os que carregavam o corpo do jovem agiram? (Lucas 7.14)


O que fez o jovem ao ser ressuscitado por JESUS? (Lucas 7.4) O que será que ele disse?


Como JESUS agiu depois de ressuscitar o filho da viúva? (Lucas 7.15)


Como acha que a viúva agiu ao ver o que JESUS fez e disse? Descreva o sentimento da viúva ao ver o seu filho sentar-se no esquife e começar a falar.


Qual foi a reação das pessoas que observaram o milagre fantástico que JESUS fez? O que disseram? Qual foi o reconhecimento do Povo? (Lucas 7.16)


Por onde foi espalhada a notícia deste acontecimento? (Lucas 7.17)


Como acha que mãe e filho foram para casa? Sobre o que será que conversaram?


DEUS criou o mundo belo e perfeito. Adão e Eva desobedeceram a DEUS e trouxeram o pecado, a morte, dor, doenças e tudo o que é ruim para o mundo. Todas as pessoas que já existiram, que existem agora e que existirão são afetadas. Que maravilha que JESUS morreu no lugar de cada pessoa humana para salvar e livrar da morte eterna ou a separação de DEUS. QUEM crê NELE e recebe a salvação pela qual ELE pagou, passa da morte para a vida. Que esperança gloriosa!


Durante o seu ministério, DEUS O FILHO, JESUS CRISTO curou pessoas doentes. Ressuscitou pessoas como o filho da viúva.


Doenças aparecem para nós hoje em dia e sabemos que DEUS tem o poder e pode curar. Às vezes ELE cura e às vezes não. É difícil entendermos porque ELE não cura sempre, mas além de Poderoso, DEUS é Todo Sábio. ELE nunca erra. (Isaías 55:8 e 9) Se ELE curar podemos louvar e agradecer. Se ELE não curar e chegar a morte de um ente querido podemos louvar, agradecer e achar NELE o conforto e o consolo que precisamos. Podemos ser gratos pela esperança que temos em JESUS. ELE venceu a morte. (João 5.24; I João 5.11-13; I Coríntios 15. 6, 51-58; I Tessalonicenses 4.13-18; Colossenses 1.27)


As palavras “moveu-se de íntima compaixão” de Lucas 7:13 nos mostram como DEUS sente quando nós passamos por estas terríveis consequências do pecado como doenças e a morte de um ente querido. ELE está presente conosco. ELE nos conforta, consola, sustenta, guia e dirige. ELE nos dá paz no meio da turbulência. (Salmo 23; Isaías 26.3 e 4; 41.13 e 14; II Coríntios; 1.3 e 4) Olha a profecia sobre JESUS O MESSIAS. (Isaías 61.1 e 2) Que DEUS grandioso! Já pensou? No céu estaremos com DEUS e estaremos livres das doenças, da dor e da morte. Que esperança real, maravilhosa e grandiosa!!


Comentários


RECEBA MEUS EMAILS

Obrigado pelo envio!

© 2020. De mulheres para mulheres Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Instagram
bottom of page