top of page
  • Instagram
  • Black Facebook Icon

14. Marta e Maria

  • Foto do escritor: Para mulheres
    Para mulheres
  • 2 de fev. de 2022
  • 14 min de leitura

Atualizado: 26 de jul. de 2022


ree

Como é bom ter amigos! Ter amigos de verdade, com quem sentimos à vontade para conversar e compartilhar. Pessoas em cujas casas achamos um Oásis no meio deste mundo turbulento. Ao observarmos o que dizem as Escrituras, parece que os 3 irmãos Lázaro, Marta e Maria eram amigos assim para JESUS.


O nome Lázaro significa "DEUS tem ajudado". Marta significa, "Senhora" ou "dona" e Maria talvez signifique "amada" ou como o nome Mara talvez signifique "amargura". Os 3 irmãos parecem ter se sentido muito à vontade com JESUS e vice-versa.


Irmãos podem parecer um com o outro e ter características semelhantes, mas mesmo gêmeos idênticos geralmente são completamente diferentes em suas personalidades, gostos, maneiras de pensar e muito mais. Nos relatos Bíblicos sobre estes irmãos observaremos especialmente as duas irmãs. É interessante observar que as Escrituras registram o que as duas falaram e como agiram, mas nada sobre Lázaro é relatado.


Hospitalidade era importante no Oriente Médio. Observe as instruções dadas na Torá sobre o tratamento de estrangeiros. (Deuteronômio 10.19 e 14.29) No livro bíblico de Juízes podemos observar o que parece ter sido uma prática. O viajante ou os viajantes ficariam na praça pública no meio da cidade, aldeia ou vilarejo e alguém da cidade ou vilarejo os veriam e os convidaria para se hospedar em sua casa. Veja o que o justo Jó falou sobre a maneira dele agir com estrangeiros e viajantes. (Jó 31.32) Já vimos o exemplo da Viúva de Sarepta (I Reis17:8-24) e da Sunamita. (II Reis 4:8-38) (Estudos em Mulheres do Velho Testamento) Observe as instruções dadas em (Romanos 12.13, Hebreus 13.1 e 2, Tito 1.8 e I Pedro 4.9) Como hoje, as pessoas também convidavam seus conhecidos ou amigos para uma refeição em sua casa. Naqueles dias não havia telefone para combinar uma visita. Teria que ser um convite pessoal quando se encontravam ou pelo o envio de um empregado com o convite ou uma visita surpresa.

JESUS e os seus discípulos viajavam de cidade em cidade. Multidões vinham ver e ouvir os ensinamentos de JESUS. Vinham também para serem curados ou trazerem algum doente. (Mateus 6.54-56; Lucas 5.1, 15) Talvez JESUS e os discípulos, alguma vez ou outra, receberam a hospitalidade de pessoas que antes não conheciam.


Observe aonde JESUS foi hospedado quando ELE e os seus discípulos estavam numa aldeia. De quem era a casa? (Lucas 10.38) Vemos que Marta era bondosa, generosa e hospitaleira. Há quanto tempo será que JESUS e a família já se conheciam?


O próximo versículo menciona Maria e o fato de que ela era irmã de Marta. Aparentemente elas moravam juntas. Nada fala do irmão Lázaro. Pode ser que esteve presente também. Não se sabe se ele morava junto com elas ou se era casado e morava em outra casa. Não é possível saber se Marta já estava esperando JESUS ou se O convidou ao vê-lo na aldeia. Não é claro se haviam outros convidados. De qualquer modo preparar uma refeição demanda trabalho. Onde Maria ficou e o que ela fazia? (Lucas 10.39) Que privilégio, ela teve de sentar aos pés de DEUS, O CRIADOR, e ouvir as suas palavras maravilhosas.


O que é que a Marta fazia? (Lucas 10.40) Qual a reação dela ao ver a irmã sentado aos pés de JESUS? O que a perturbou? Ela deve ter ficado trabalhando e pensando. Quanto mais os minutos passavam, ficava mais chateada com a falta de ajuda da irmã. Se fosse você, qual teria sido a sua reação?


O que a Marta fez e o que ela falou a JESUS? O que ela queria que ELE fizesse? (Lucas 10.40) De certa maneira ela estava culpando a JESUS por ela estar fazendo tudo sozinha enquanto a irmã só sentava e ouvia. Ela fazia a comida para ELE. É possível ver o quanto as duas irmãs se sentiam à vontade com JESUS. Maria sentiu tão à vontade com este AMIGO da família que se sentou aos seus pés para ouví-lO. Marta se sentiu bem à vontade para reclamar e pedir a ajuda DELE.


Qual foi a reação de JESUS e o que ELE disse a ela? (Lucas 10.41 e 42) Marta devia ser uma excelente cozinheira e com certeza JESUS gostava de comer e apreciava a comida que ela fazia. ELE reconhecia e apreciava o trabalho que ela e as mulheres faziam. Quais as palavras que ELE usou para descrever Marta? Havia necessidade de equilíbrio. O que é que ELE queria que ela entendesse? Que bom ter um amigo que nos ajuda a reconhecer como estamos andando. Se não tenho tempo de dar atenção à visita por estar ocupada demais, não dá certo. Gastar tempo com ELE era o importante.


O que é que nós podemos aprender para aplicar em nossas vidas com este acontecimento? Será que eu estou tomando tempo a sós com JESUS e a Palavra DELE diariamente para que ELE possa me falar, ensinar e guiar?


Como você descreveria a Maria? E como descreveria a Marta?


O que estava acontecendo na casa dos irmãos e qual o nome da aldeia onde moravam conforme João 11:1?


O pequeno vilarejo de Betânia ficava no lado leste do Monte dos Oliveiras e perto da estrada de Jericó. Subindo chegava a Jerusalém. Em versículo 18 diz que a distância entre Betânia e Jerusalém era de 15 estádios. Conforme o ‘Dicionário de Termos Bíblicos’ esta distância é de 2700 metros ou um pouco menos que 3 quilômetros.


Como João 11.2 identifica a Maria? Veremos sobre isso mais adiante.


Onde estava JESUS e como ELE soube da enfermidade de Lázaro? (João 10.40-42) Ao observar o que a pessoa que deu esta notícia a JESUS falou no fim de João 11.3 e o que diz versículo 5, o que se pode dizer sobre o relacionamento de JESUS com esta família?


O que JESUS falou e o que fez ao receber a notícia da doença de seu amigo? (João 11:4-6) O que ELE disse ser a razão desta enfermidade? Quanto tempo ele ainda ficou aonde estava? Por que acha que JESUS não saiu de onde estava imediatamente para ir ver uma pessoa tão querida por ELE? Sem dúvida nenhuma ELE poderia tê-lo curado.


Por que os seus discípulos hesitaram, quando JESUS resolveu ir para Betânia, e o que perguntaram a JESUS? (João 11.7 e 8)


Qual a resposta de JESUS? O que ELE disse sobre Lázaro e qual a conversa que houve entre ELE e os discípulos? (João 11.9-15) O que acha que estava no pensamento de seus discípulos ao ouvir o que JESUS disse sobre Lázaro estar morto e o que ELE falou no versículo 15? Os discípulos não devem ter entendido porque JESUS resolveu ir a Betânia depois da morte de Lázaro. JESUS sabia o que estava fazendo e o que aconteceria depois. Tudo já estava planejado. Quantas vezes nós também não entendemos o que está acontecendo em nossas vidas. Podemos ter certeza que DEUS sabe e está no controle de tudo. ELE quer que confiemos NELE em todo o tempo.


Qual a sua observação sobre o que Tomé falou? (João 11.16) Ao ler o que todos falaram no versículo 8, o que acha que estava na mente dele? Olha o que ele falou em João 14.5. Lembra como ele reagiu ao saber do aparecimento de JESUS aos discípulos depois da ressurreição? (João 20.24-29) Que tipo de pessoa era Tomé?


Ao chegarem a Betânia o que souberam sobre Lázaro? (João 11.17)


Existe o costume judaico mesmo hoje em dia, de pessoas irem durante 7 dias à casa onde faleceu um ente querido, sentar com a família para os consolar e para que não estejam sozinhos nos primeiros dias de luto. Isto chama-se “sentar shivá”. Em muitos lugares pessoas também levam pratos de comida à família para mostrar amor e carinho e ajudar a família neste tempo tão difícil. Sentar em caixotes e não nos móveis confortáveis é um costume em alguns lugares. Hoje em dia, algumas famílias preferem “sentar shivá” nas Sinagogas durante os 7 dias. (luto- Ezequiel 24.15-18)

Vemos a prática deste costume em João 11:19. Já haviam se passado 4 dias que Lázaro estava morto e enterrado. Podemos ver que as pessoas continuavam na casa de Marta e Maria para consolá-las.


Qual a notícia que chegou à Marta e como ela agiu? (João 11.20) O que Maria fazia?


O que Marta disse a JESUS? Como foi que ela se dirigiu a ELE e como acha ter sido o tom da voz dela e a maneira que ela LHE falou? Qual a confiança mostrada nas palavras dela? (João 11.21 e 22)


O que JESUS lhe disse e qual a resposta confiante dela? (João 11.23 e 24) Qual a verdade maravilhosa dita por JESUS em João 11.25 e 26?


Que esperança real e verdadeira para todas as pessoas no mundo inteiro saber que JESUS, O MESSIAS de Israel, O SALVADOR é a RESSURREIÇÃO e a VIDA. Mesmo que o corpo de Lázaro ou de qualquer outra pessoa que crê em JESUS esteja morto, e até enterrado a pessoa está viva com DEUS.


Qual a pergunta feita à Marta no fim de versículo 26? Como ela respondeu?

Que resposta! Esta resposta imediata e confiante de Marta afirma que ela sabia sem sombra de dúvida, que JESUS era o prometido MESSIAS. (João 11.27)


Observe o cuidado de Marta ao chamar a irmã. Por que acha que ela agiu assim? (João 11.28) As duas irmãs com certeza desejavam ter tempo a sós com este AMIGO tão especial.


O que a Maria fez ao saber da chegada de JESUS e aonde ELE se encontrava? (João 11.29 e 30)


Qual a reação dos que estavam na casa com Maria e o que deduziram sobre a saída dela? (João 11.31)


O que Maria fez e o que disse ao chegar onde JESUS estava? Qual foi a maneira que ela falou isso? (João 11.32)


Qual a reação de Jesus ao ver Maria e os outros chorando? O que ELE quis saber e o que ELE fez? (João 11.33-35)


Quais as observações das pessoas que foram juntas com JESUS, Marta e Maria ao túmulo? (João 11.36 e 37) Sempre tem quem faz críticas.


O que aconteceu a seguir? O que é que JESUS pediu que fizessem e qual a reação de Marta ao ouvir o pedido DELE? (João 11.38 e 39)


O que JESUS falou para Marta? (Versículo 40)


Depois de tirarem a pedra, JESUS orou. Qual o agradecimento e o comentário que ELE fez ao orar? (João 11.41 e 42)


O que ELE fez a seguir? Por que ELE especificou o nome de Lázaro e não simplesmente disse “sai para fora”? (João 11.43)


Descreva a cena a seguir. Como acha que as pessoas agiram ao ver o defunto saindo da caverna? (João 11.44) Como foi quando tiraram aquelas faixas?


Quais as reações opostas das pessoas que vieram juntos ao sepulcro? (João 11.45 e 46) Lembra o que JESUS disse ser a razão desta enfermidade? (João 11.4) JESUS foi glorificado pois todos puderam ver que ELE é DEUS e não somente tinha o poder sobre a vida, mas viram como ELE mesmo disse a Marta que ELE é a própria VIDA. Muitos creram NELE. Às vezes, nós não vemos como uma doença ou uma morte pode glorificar a DEUS, mas pode muito. Pela nossa maneira de agir e falar nestes tempos, DEUS pode usar a nós e a ocasião para SUA honra e glória e para que outros cheguem a conhecê-LO.


Observou as diferenças entre as irmãs? Parece que Marta era bem falante se expressando bem com palavras. Maria parece ser mais quieta e bastante emotiva e se expressava com ações. O que ela fez que mostrou isso?


Sempre há quem crê e também os que não creem. Como os que não creram agiram e aonde foram? (João 11.45-48) Qual a preocupação dos líderes religiosos que não criam em JESUS? Qual o temor deles concernente aos romanos que estavam no controle de Israel naquele tempo? Sendo que os romanos dominavam e tinham o seu rei, o que poderia acontecer se JESUS fosse aclamado Rei dos Judeus e todos seguissem a ele em vez de seguir o rei romano?


Para que os romanos não criassem problemas para a Nação de Israel, qual a solução dada por Caifás, o sumo sacerdote? (João 11.49 e 50) Mesmo que ele não percebesse, as palavras proferidas por Caifás foram colocados na boca dele pelo TODO PODEROSO DEUS e era a profecia que logo se cumpriria na vida de JESUS. (João 11.51-53) Que maravilha, um homem tão contra JESUS, O MESSIAS de Israel, se apresentou ao concílio como ELE é - O CORDEIRO de DEUS, que morreria para tirar o pecado do mundo. JESUS logo ofereceria a SI mesmo como sacrifício no lugar de cada pessoa, incluindo todos do concilio. Tudo aconteceria no tempo exato que já estava planejado. Como ainda não tinha chegado esta hora, o que JESUS fez? (João 11.54)


O que muitos faziam e por quê? Qual a pergunta que faziam entre si? (João 11.55, 56) Qual a incumbência dada aos informantes dos líderes religiosos que não criam em JESUS? (João 11.57)


Quanta alegria e gratidão devia existir no coração dos três irmãos, pelo que JESUS fez. Talvez esta é a razão que os levou a oferecer uma ceia a Ele. Quando isso aconteceu? (João 12.1 e 2)


Sempre se tem muito a fazer para hospedar alguém ou dar um almoço ou um jantar. Tem compras a fazer com antecedência e os preparativos demandam tempo e trabalho. Naqueles dias o trabalho era ainda maior. Além de fazer a limpeza da casa, fazer as compras, muito alimento a ser servido era feito em casa. Haveria a necessidade de moer trigo, milho e outros grãos e fazer o pão. Muitos tinham pequenas hortas em casa e teriam que colher as frutas e verduras da horta e lavá-las. Alguns compravam carne, mas outros tinham rebanhos próprios e teriam que abater um animal para depois prepará-lo para servir. Não existiam fornos ou fogões a gás ou elétricos.


Teriam que colher a lenha usada nos fogões e fornos de barro. Algumas das comidas que talvez pudessem ser servidas eram azeitonas, pães, romãs, uvas, uva passas, figos, tâmaras, melão, pepinos, amêndoas, queijos, azeitonas, azeite, mel, ervas, lentilhas, cevada, outros grãos, grãos tostados, peixes e carne de cordeiro. Hortelã, cominho, endro, cebolas e alho são comidas mencionadas nas Escrituras.


Mesmo sem ter visitas o trabalho de uma mulher era difícil. Não havia água encanada. Havia necessidade de ter poço próprio ou pegar a água do poço da cidade para cozinhar, higiene pessoal e a limpeza da casa. Com a lã dos animais, faziam a linha para fiar e tecer. Faziam o tecido para depois costurar as suas roupas, a roupa de cama e banho e outras coisas usadas na casa. Roupa era lavada à mão. (Existem lugares hoje em dia que a vida continua assim.)


JESUS andava junto com os 12 discípulos, então todos eles também seriam convidados. Talvez houvessem outros convidados também. Já pensou ter que comprar, colher, fazer a comida e preparar para todas estas pessoas? Ainda mais que seria especial por JESUS estar presente.


Marta como sempre, bem ativa serviu a deliciosa refeição a JESUS, aos outros convidados e a Lázaro que estavam sentados a mesa. Lembra que todos estariam sentados virados para a mesa e com as pernas e os pés esticados em poltronas. Quem sabe Maria já tinha ajudado na preparação da ceia. O que ela fez que chamou a atenção de todos? (João 12.3) Como ficou a casa toda?


Qual a observação do escritor sobre este unguento? Em sua opinião, qual a razão de Maria fazer o que fez?


Quem foi o discípulo que reclamou e qual foi a reclamação? (João 12.4 e 5) Qual era o interesse real dele e como ele é descrito? (João 12.6)


O unguento era realmente muito caro. Não se sabe se a família era pobre ou de classe média. O fato é que Maria deve ter trabalhado muito para ter o dinheiro para comprar esta preciosidade. O preço de “trezentos dinheiros ou denários” era o equivalente ao salário de um ano inteiro de trabalho. Ela podia ter gasto suas economias de longo tempo expressamente para fazer o que fez. Foi a maneira que ela encontrou para mostrar o seu amor e a sua gratidão por QUEM JESUS era e pelo que fez.


Mateus 26.6-13 e Marcos 14.3-9 também relatam este mesmo acontecimento, mas sem dar os nomes dos 3 irmãos. Os dois escritores contam o que Maria fez, mas sem citar o nome dela. Os três relatos dão a aldeia de Betânia como o local da ceia. Lucas 10.38 diz que a casa na aldeia onde JESUS foi recebido anteriormente era de Marta. Mateus 26.6 e Marcos 14.3 indicam que o local desta ceia do qual JESUS e seus discípulos participaram era a casa de Simão o leproso. Simão com certeza foi uma pessoa curada por JESUS. João 12.2 diz ”Fizeram-lhe, pois ali uma ceia”, mas não explica em casa de quem a ceia foi realizada ou quais os nomes das pessoas que fizeram esta ceia. Além de citar o nome de Simão, as Escrituras nada mais falam sobre Ele. Um livro pesquisado disse que Simão poderia ser o Pai dos 3 irmãos. Outro sugeriu que ele poderia ser o esposo de Marta. A Bíblia não fala sobre esposo de Marta ou de Maria por isso alguns sugerem que elas talvez fossem solteiras ou viúvas. Pode ser que Simão era parente ou amigo ou vizinho dos 3 irmãos e eles se ajuntaram com ele para oferecer uma refeição a JESUS. João 12.2 diz que Marta servia durante a ceia e menciona o fato de que Lázaro estava sentado à mesa.


Existem algumas diferenças entre os relatos, mas o importante é que esta refeição foi uma ocasião muito especial feita para honrar e agradecer a JESUS, O MESSIAS, O SALVADOR e AMIGO maravilhoso. Logo ELE não estaria mais no meio deles.


O que JESUS disse sobre o que Maria fez? (Mateus 26.10-13; Marcos 14.6-9; João 12.6-8)


JESUS sempre se preocupou com os pobres e instruiu em sua Palavra que todos se preocupassem com eles também, mas esta era ocasião única para Maria fazer o que fez. A Páscoa estava chegando e JESUS sabia que ELE logo seria morto como O SACRIFICIO Perfeito e Único para o pecado de seu Povo e a da humanidade toda. Quanto será que Maria entendia sobre o que logo aconteceria com JESUS?


Como hoje em dia, em cidades pequenas, todos ficaram sabendo o que acontecia na casa de Simão. O que é que os curiosos queriam ver? (João 12.9)


A ressurreição de Lázaro foi um milagre incontestável. Todos puderam ver que JESUS era a vida e tinha poder para dar a vida. Este milagre levou muitos a crerem no fato de que JESUS realmente era o prometido MESSIAS. O que mais isso causou? (João 12.10 e 11) A Palavra de DEUS nada fala se chegaram a matar Lázaro.


O que aconteceu no dia seguinte? (João 12.12-16) Quando foi que os discípulos conseguiram entender o significado dos acontecimentos da Entrada Triunfal? (João 12.16)


Por que muitas pessoas seguiram JESUS e creram NELE? (João 12.17-19) Depois da entrada Triunfal em Jerusalém, o que JESUS fez e qual a reação dos que não creram NELE? (Mateus 21.9-16) O que estes líderes perguntaram a JESUS e qual foi a resposta DELE? (Versículo 16)


Quando tudo isso terminou e ao sair de Jerusalém para onde JESUS foi? (Mateus 21.17) Será que ELE voltou à casa dos amigos? É bem possível que ELE e os discípulos acharam abrigo e conforto na presença dos 3 amigos. Se sim, qual teria sido a conversa entre eles? Será que falaram do que aconteceu em Jerusalém. É bem capaz que JESUS procurou ajudá-los a entender o que estava para acontecer.


Os nomes dos 3 amigos não aparecem mais. Na semana que seguiu, JESUS foi crucificado e sepultado. Podemos ter certeza que estes fiéis amigos ficaram tristes com a crucificação e sepultamento do SALVADOR. Quanta alegria tiveram ao saber de sua ressurreição. Talvez eles fizessem parte das mais de 500 pessoas que O viram depois de ressurreto e antes que ELE subiu ao céu. (Mateus 26.20 -75 e capítulos 27 e 28; Marcos capítulos 14-16; Lucas 22.39-71 e capítulos 23 e 24; João capítulos 18-21; I Coríntios 15.1-7)


Como acha que sentiram ao saber que ELE foi ao céu e de sua promessa de voltar? (Atos 1.1-11) Que falta o AMIGO lhes faria, mas que gozo foi entender o que ELE fez em dar a SUA vida por eles e ver como ELE cumpriu as promessas profetizadas do Velho Testamento.


Eles devem ter participado dos acontecimentos de Atos capítulo 2. Que gozo receber o Espírito Santo para os confortar, consolar, ensinar e guiar. Quanta alegria a esperança futura lhes trouxeram. Esta alegria, este gozo e esta esperança são nossos também. São de cada pessoa que crê e recebe JESUS como MESSIAS e SALVADOR. Já pensou? Um dia nós estaremos com JESUS para sempre e vamos conhecer estes 3 amigos DELE também. (João 14.1-6; Atos 1.1- 11; I Coríntios 15.20-23, 51-58; I Tessalonicenses 4.13-18)


Marta e Maria. Cada uma tinha o seu jeito de ser, de pensar e de agir bem diferentes da outra. Mostraram o seu amor e gratidão a JESUS, passando tempo com ELE e servindo-O. Cada uma de nós somos bem diferente uma da outra. DEUS nos fez assim como somos. Podemos aprender com as duas irmãs. Podemos e devemos primeiramente passar tempo a sós com JESUS, lendo e meditando na SUA Palavra para que ELE possa nos falar. Podemos orar, falando com ELE, pedindo sabedoria e direção. Podemos orar por outras pessoas. Podemos mostrar o nosso amor e a nossa gratidão a ELE servindo-O onde estamos e como somos. (Colossenses 3.17, 23, 24; Romanos 12.3-21)


Observações- Instruções dadas por JESUS ao enviar os seus discípulos às aldeias e cidades. (Lucas 10.1-16) Outras ocasiões em que JESUS comeu na casa de alguém. (Lucas 14.1-6; Zaqueu- Lucas 19.1-10)


Comentários


RECEBA MEUS EMAILS

Obrigado pelo envio!

© 2020. De mulheres para mulheres Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Instagram
bottom of page