47. Sunamita - A hospitaleira
- Para mulheres
- 25 de set. de 2021
- 4 min de leitura
Atualizado: 24 de mai. de 2023

O Povo do Oriente Médio era hospitaleiro. Ao cair da tarde, era costume dos viajantes ficarem numa esquina no centro da cidade pelo qual passavam. Geralmente, alguém os convidaria para se hospedarem passando a noite em sua casa. O hospedeiro era responsável não somente para lhes dar o que comer, mas pela segurança da pessoa ou das pessoas. Às vezes, até dava comida aos animais de seu hóspede.
Veja como as pessoas seguintes cuidaram de seus hóspedes. Abraão – (Gênesis 18.1-16); Rebeca – (Gên.24.15-26); Salomão – (I Reis 4.22); Neemias – (Neemias 5.17-18)
Eliseu viajava muito por Israel. Em Suném, havia uma senhora que morava ao lado da estrada entre Nazaré e Jerusalém. Não sabemos o seu nome, pois as Escrituras se referem a ela somente como “a Sunamita”. Ela observou que o Profeta Eliseu passava sempre por ali. Qual foi o ato bondoso que a Sunamita fez? (II Reis 4.8)
Qual a ideia que esta senhora propôs ao seu esposo? (II Reis 4.9-10) Como descreveria esta senhora?
Como você acha que o Profeta Eliseu se sentiu com esta bondade? Como ele quis mostrar a sua gratidão ao casal e qual a resposta da esposa? (II Reis 4.11-13) O que a resposta desta senhora mostrou sobre o seu coração?
Qual a sugestão do servo de Eliseu? (II Reis 4.14)
Como a Sunamita reagiu ao ouvir as palavras de Eliseu? (vs.15 e 16) Quais eram os seus pensamentos quando estava sozinha?
O que será que esta senhora sentiu ao receber esta benção maravilhosa de DEUS? (vs.17) Parecia que ela estava contente mesmo não tendo filhos, mas talvez no íntimo de seu coração tinha um desejo de tê-los.
O que aconteceu com o menino? (II Reis 4.18-20) Como acha que a mãe se sentiu?
Como a Mãe reagiu e o que fez? (II Reis 4.21-28) Por que ela respondeu à pergunta do marido e de Eliseu do mesmo modo? (vs. 23 e 26)
Por que insistiu que Eliseu fosse com ela e não somente Geazi? (vs.29-31)
Em sua opinião, por que o servo não pôde fazer a criança despertar?
O que fez Eliseu ao chegar à casa da Sunamita? (II Reis 4.32-35)
Qual a diferença das ações de Eliseu e as ações do servo? Como parece ter sido a confiança de cada homem? Qual o reconhecimento de Eliseu? (vs.36 e 37)
Descreva os sentimentos desta mãe ao ver o filho restaurado.
Por que você acha que DEUS deixou isso acontecer? Qual seria o propósito de DEUS na vida dela e de seu esposo? E na vida do profeta Eliseu?
Não sabemos o que acontecerá no próximo segundo, muito menos daqui a uma hora ou durante o dia. DEUS é Soberano e Onisciente. ELE sabe o que acontece e o que acontecerá em cada segundo da vida de cada pessoa. DEUS cuidou de Eliseu e do seu servo. Cuidou da Sunamita. Cuidará de você e de mim. ELE sabia das necessidades tanto de Eliseu como da sra. Sunamita. DEUS supriu estas necessidades. ELE conhece todas as nossas necessidades e suprirá no tempo certo.
Que DEUS maravilhoso! Podemos reconhecer QUEM ELE é e louvá-LO como fez Davi em Salmo 145.1-21. Observe como DEUS continua mostrando o seu poder no meio do povo e na vida de Eliseu em Gilgal. (II Reis 4.38-44)
Sempre é surpreendente observar o tempo perfeito de DEUS e como ELE age ao cuidar de nós, os seus filhos. Veja isso na continuação da vida da senhora de Suném. Eliseu continuou as suas viagens para falar de DEUS ao povo de Israel. Quanto tempo de comunhão ele deve ter tido na casa do casal de Suném, comendo comida gostosa e descansando. Eliseu foi avisado por DEUS que viria um tempo de estiagem e de fome em Israel. Eliseu desejou proteger e ajudar esta família tão bondosa e amiga. Observe o conselho que deu à Sunamita e como ela o aceitou. (II Reis 8.1 e 2)
Aonde ela foi e quanto tempo ela esteve fora do seu país?
Qual o problema que ela enfrentou ao voltar para sua terra natal? (v.3) Conforme o versículo, a quem ela buscou para resolver esta situação?
Com quem o rei falava quando a Sunamita chegou para falar com ele? Sobre qual assunto falavam? (II Reis 8.4 e 5)
Que tempo perfeito! Já pensou que ela chegou no exato momento em que Geazi contava ao rei sobre ela, seu filho e Eliseu. Somente DEUS poderia planejar este encontro.
O que o rei queria saber? (v.6)
Como foi resolvido o problema da Sunamita?
DEUS é o mesmo hoje. Cuida de nós com amor e carinho. SEU tempo é mais do que perfeito. (Salmos 31:14 e 15; 62:8; Isaías 49:8; Jeremias 29:11; Hebreus 4:16)
Veja o que diz a Bíblia sobre o tempo da salvação. (II Coríntios 6.2)
Só nos resta louvarmos a DEUS continuamente pelo que ELE fez, pelo que faz e pelo que irá fazer.
Observe outras maravilhas que DEUS fez e a proteção DELE. (II Reis 6.1-17 e 24-33; II Reis 1.1-30)
Comments