07. Lia e Raquel
- Para mulheres

- 16 de ago. de 2021
- 9 min de leitura

Após ter enganado o seu Pai Isaque, Jacó (nome - suplantador) fugiu por causa da ameaça de morte feita a ele pelo seu irmão Esaú. Seus Pais o enviaram para Harã, a terra natal de sua mãe Rebeca. Harã ficava em Padã-Arã na Mesopotâmia. O que Isaque ordenou a seu filho? (Gênesis 28:1-9)
Jacó obedeceu e seguiu viagem. O que aconteceu em uma noite durante a viagem? (Gênesis 28:10-22) Qual o voto feito por Jacó? (vs.20-22)
Ao chegar nas redondezas da casa de seu Avô Betuel e de seu Tio Labão, Jacó se aproximou de um poço. Quem encontrou e como foi a conversa? O que os homens lhe disseram? (Gênesis 29:1-6)
Raquel, a filha mais nova de Labão, cuidava do rebanho de seu Pai e estava chegando ao poço para dar água às ovelhas. (vs.7-9) O trabalho de cuidar de ovelhas era árduo e requeria muita responsabilidade. Sendo que este era o trabalho dela, podemos saber que ela era trabalhadora e responsável. Que fez Jacó? (vs.10 e 11) Observou o tempo perfeito de DEUS. Só Ele levaria Jacó no tempo tão perfeito para encontrar com sua prima.
O que fez Raquel e o que aconteceu a seguir? (Gênesis 29:12-14) Podemos deduzir que ela era amigável e hospitaleira.
Qual a pergunta feita a Jacó depois de um mês? (Gên. 29:15)
Como a Palavra de DEUS descreve as 2 filhas de Labão? (vs.16 e 17) O nome da Lia significa vaca brava ou selvagem. O significado do nome de Raquel era ovelha. Como será que era a personalidade das duas? Qual a resposta de Jacó à pergunta do seu Tio? (Gênesis 29:18-20) O que fez os dias parecerem voar?
O dote não vinha da noiva e sim da família do noivo. Muitas vezes já havia compromisso entre as duas famílias desde o nascimento das duas crianças, prometidos um ao outro. O compromisso era considerado sério, era como se já fossem noivos. O dote era considerado recompensa ao Pai e a Família da noiva pelo trabalho que tiveram de ensiná-la e criá-la. Também era para compensar o serviço dela que a família perderia quando se casasse e fosse embora com o noivo. Se o dote não pudesse ser dinheiro, joias ou gado poderia ser trabalho prestado ao futuro sogro como foi no caso de Jacó. Talvez Moisés tenha feito a mesma coisa trabalhando para o seu sogro Jetro, o pai de sua esposa Zípora quando esteve em Midiã. (Êxodo 2:15-22)
Ao fim do prazo estipulado, o que aconteceu? (vs.21- 24) Já pensou como foi a alegria de Jacó antecipando o casamento com a sua amada durante 7 anos. Raquel também devia estar alegremente se preparando para o grande dia depois de sonhar por 7 anos. A noiva usava véu e não era possível ver o seu rosto. Que fez Labão? Como um pai pode fazer tal coisa com suas filhas? Será que as duas moças estavam de acordo? Que maldade!! Muita gente devia saber, no entanto, ninguém ousou avisar a Jacó.
Como descreveria Labão e como acha ter sido o seu caráter?
Qual a razão que Labão apresentou para fazer isso?
Realmente havia este costume em alguns lugares. Este costume ainda existe hoje em partes da Índia e do Egito. Em alguns lugares era considerado até crime (lei Gentoo) deixar a filha mais nova casar antes da mais velha. Mesmo se houvesse um casamento em vista para a mais nova considerado muito vantajoso para ela e a família, precisaria esperar para que a mais velha se casasse primeiro. Mesmo assim, se este era o costume, por que Labão não foi honesto e contou isso a Jacó antes do casamento?
Pela manhã depois do casamento, que choque, que horror e decepção. Como acha que Jacó sentiu ao ver Lia em vez de Raquel? Que falou a Lia? Como deve ter sido a maneira dele falar com Labão? (vs.25 e 26) Será que Jacó lembrou de como ele mesmo enganara o seu próprio pai?
Como acha que Lia se sentiu ao ver a reação de Jacó? Será que ela pensou que ele
a amaria e não ia querer Raquel?
Qual a solução dada por Labão? (Gênesis 29:27) Será que este era o plano já previsto?
A duração da festa de casamento era de uma semana por isso Labão disse a Jacó
que ele tinha que cumprir a semana de Lia. (v. 22) Entende-se que ele teria que esperar terminar os sete dias deste casamento para logo depois poder casar com Raquel e ter mais uma festa de 7 dias do casamento com ela. (Gênesis 29:28-30)
Depois já casado trabalharia por mais 7 anos. O que é que Labão realmente fez às filhas? Em vez de fazer bem às duas, fez com que Lia casasse com um homem que não a amava e nunca realmente a amaria. Lia e Raquel sofreram a vida toda pelo ato do pai.
Para as mulheres Hebreias era importante tanto o casamento como gerar filhos. Sentiam que estava faltando alguma coisa se não gerassem filhos e que estavam em falta até com a família e a comunidade. Queriam filhas, mas era especialmente importante de ter filho homem. Era o filho que continuaria o nome da família.
Começou uma verdadeira competição entre as irmãs em questão de gerar filhos.
Raquel não conseguiu engravidar, mas veja o que aconteceu com Lia. O que é que os nomes dados por Lia aos seus 4 filhos revela sobre o seu casamento e sobre o seu coração? (Gênesis 29:31-35) E o que revela o nome do 4º filho sobre o seu relacionamento com DEUS e o que fez?
Ruben –
Simeão -
Levi -
Judá –
No capítulo 30 continua a competição entre as irmãs. Como sentiu Raquel ao ver que sua irmã tinha 4 filhos e ela nenhum? O que disse Raquel a Jacó e qual foi a reação dele? (Gen. 30:1 e 2)
O que fez Raquel ao ver que não concebia? (Gênesis 30:3-8) Quais os nomes dos filhos de Bila e qual o significado de cada?
Dã-
Naftali –
Como agiu Lia ao ver que Bila, a serva de Raquel, gerou filhos? Quais os nomes dos filhos de Zilpa e o que significam? (Gên. 30:9-13)
Gade -
Aser -
O que aconteceu mostra que havia não somente competição em gerar filhos, mas também em ter o amor de Jacó. O que se pode dizer sobre a grande tristeza que este casamento trouxe à Lia? (Gênesis 30:14-16) Qual o resultado deste “aluguel”? (Gênesis 30:17-20) Como acha que Raquel se sentia em relação a irmã?
Issacar –
Zebulom –
Depois nasce uma filha – Diná. Veremos a sua história no estudo sobre Diná.
Qual foi a alegria de Raquel? Pelo significado do nome que ela deu ao seu primogênito qual a sua esperança? (Gênesis 30:21-24)
José –
O que você acha do acordo entre Jacó e Labão? (Gênesis 30:25-26) Como descreveria Labão visto nestes versículos?
O que acha das ações de Jacó a seguir? (Gênesis 30:37-43) O que Jacó percebeu? (Gên.31:1 e 2) O que aconteceu conforme v. 3?
Até aqui temos visto uma rivalidade sem igual entre Lia e Raquel. Sobre o que se uniram e por quê? (Gênesis 31:4-16)
Qual a resolução feita em família? (vs. 17 e 18)
Ao ler versículo 19, o que diz do coração de Raquel?
Aproveitando a ausência de Labão, o que fez Jacó e a sua família? (Gênesis 31:20 e 21)
Quantos dias levou para Labão saber do acontecido e qual foi a sua reação? (vs.22 e 23) Descreva o que acha que ele queria fazer.
Antes de Labão conseguir se encontrar com Jacó, ele teve outro encontro inesperado que mudou os seus planos. Qual foi este encontro e qual o aviso que recebeu? (Gên. 31:24)
Qual foi a conversa de Labão com Jacó? (Gênesis 31:25-54) O que acha de Raquel e do que ela fez? (vs. 33-35) Sabemos que a Raquel era bonita. Observando ela no estudo até aqui como a descreveria? Como descreveria Lia?
Como foi a despedida? (v. 54) Como acha que este Pai sentiu ao ver que as duas filhas e 12 netos (11 homens e 1 mulher) iam partir e que talvez nunca mais os veria?
Observe o encorajamento de DEUS a Jacó quando ele seguiu viagem voltando a sua terra natal - a terra que DEUS prometera a seu avô e a seu pai e a ele mesmo. (Gênesis 32:1 e 2)
Qual o grande temor existente no coração de Jacó? (Gênesis 32:3-21)
Descreva a luta inesquecível de Jacó que marcou a sua vida para sempre. (Gên. 32:22-32) Com quem lutou? (vs 29 e 30)
Ao observar a maneira que Jacó arrumou a sua família para o encontro com Esaú,
o que podemos aprender sobre seu relacionamento com as suas esposas e os seus filhos? (Gênesis 33:1-3) Como foi este encontro? (Gên. 33:4-17)
Quando Jacó saiu de casa como jovem fugindo da ira e ameaça de Esaú, ele teve um encontro especial e fez uma promessa. (Gên.28:10-22) Observe como ele começa cumprir esta promessa em sua adoração a DEUS ao longo de sua viagem de volta para casa. (Gênesis 33:18-20) (Veremos capítulo 34 no estudo sobre Diná)
Como foi o encontro de Jacó com DEUS? (Gênesis 35:1)
Como Jacó preparou a sua família para chegar ao lugar indicado por DEUS? (Gên. 35:2-4) O que isso revela sobre a condição espiritual desta família?
Qual a reação dos povos e vizinhos ao redor desta família? (v. 5)
Em que cidade chegaram ao entrar na terra prometida e o que fez Jacó? (Gênesis 35:6 e 7) Que cidade era esta?
Qual a perda que a família sofreu aqui? v.8
Como foi o encontro de Jacó com DEUS e o que mudou em sua vida? Quais as promessas confirmadas? (Gênesis 35.9-15) A quem foram feitas estas promessas antes de serem reafirmadas a Jacó?
Qual o evento que causou alegria e tristeza ao mesmo tempo? (Gen. 35.16-20) Qual o nome dado por Raquel ao seu bebê e qual o significado? Qual o nome dado pelo pai e qual o significado?
Como acha que Lia sentiu ao perder a irmã? As duas irmãs foram companheiras e ao mesmo tempo rivais, competindo pelo o amor do marido e no gerar filhos. Agora Lia tinha o marido só para ela. Lia gerou 6 filhos e 1 filha. Com a morte de Raquel veio a ser madrasta para os 2 sobrinhos. Como acha que ela sentiu ao receber esta responsabilidade?
Veja a situação em que Bila é mencionada. (Gen.35:22) Como será que aconteceu? Este ato custou muito caro para Rúben. Veja o que o pai falou a ele ao se despedir dos filhos. (Gen. 49:1-4) Conforme Deuteronômio 21:17 qual era o privilégio do filho mais velho? I Crônicas 5:1-3 explica o que Rúben, o primogênito, perdeu.
Como acha que foi o encontro descrito em Gen. 35:27 e 28? E o acontecimento relatado no v. 29.
Ao observar Jacó conforme o relato em Gen. 37:1-4, como acha que Lia se sentiu? Quais poderiam ser os pensamentos dela ao ouvir os sonhos de José? (vs. 5-9) Veja como Jacó se refere a Lia ao repreender José no vs. 10?
Quais os conselhos que Lia deve ter dado aos filhos dela, e os de Bila e Zilpa ao observar os sentimentos deles para com José? (Gen. 37:11) Como acha que Lia ficou depois do acontecido dos vs. 12-36?
Como descreveria a vida de Lia como esposa dentro do seu casamento e como filha de Labão, como irmã de Raquel, como mãe, como tia e como madrasta? Se ela tivesse vindo conversar com você, como a aconselharia e a encorajaria nas situações que ela enfrentou?
Além de alegrias, ela enfrentou muitos problemas e situações adversas. Nós também enfrentamos problemas e situações adversas. Tal como ela, precisamos lembrar da presença de DEUS em nossas vidas. Precisamos lembrar do amor, da provisão, da proteção e da direção de DEUS em nossas vidas. ELE sabe de tudo que passamos e pode tomar conta de tudo. (Salmo 94:9; Salmo 121; Provérbios 20:12; Isaías 40:27-31)
Bila e Zilpa não são mais mencionados nas Escrituras. Jacó menciona Lia mais tarde em Gênesis 49:23-33 quando se despede dos 12 filhos.
Lia, Raquel, Bila e Zilpa tiveram a grande felicidade de serem as mães dos 12 filhos de Jacó que foram os cabeças das 12 tribos do Povo de Israel.
DEUS cumpriu a promessa que fez a Abraão de ser Pai de um povo numeroso. Judá, o quarto filho de Lia, foi o cabeça da tribo de Judá pelo qual veio o rei Davi, a linha real e o direito ao trono. Da linhagem de Davi veio JESUS CRISTO, O MESSIAS de Israel e SALVADOR de todos os Judeus e nação Judaica.
Em JESUS, DEUS cumpriu a sua promessa de abençoar o mundo inteiro na descendência de Abraão (Genesis 12:1-3) Veio a primeira vez para ser o SACRIFÍCIO para o pecado. ELE é O ÚNICO que tem o direito ao trono de Davi e um dia virá para tomar o seu lugar e reinar. Ele deseja ser o meu SALVADOR, e o seu, e reinar em nossos corações e em nossas vidas.
Nomes e significados dos filhos de Jacó
Com Lia
Rúben - Eis um filho (misericórdia)
Simeão - famoso ouviu – o SENHOR ouviu
Levi – associado, apegado
Judá – Louvor
Issacar – trabalhador alugado ou homem com salário
Zebulom – habitar morada
Diná – julgamento, julgado
Com Bila
Dã – juiz
Naftali – lutador- comunicador
Com Zilpa
Gade – boa fortuna boa sorte
Aser – Feliz – bem aventurado
Com Raquel
José – possa ELE acrescentar ou eis que ele acrescenta
Benjamim - filho da mão direita




Comentários