06. Rebeca
- Para mulheres

- 15 de ago. de 2021
- 5 min de leitura
Atualizado: 9 de mar. de 2022

A história de Rebeca (corda com laço) começa com Abraão (nome -Pai de nações ou multidões). O filho de Abraão estava na idade de casar. Abraão reconhecia o problema sério e desastroso que um casamento errado pode causar. A 1º decisão mais importante da vida é a de aceitar JESUS CRISTO como SALVADOR mas a 2ª decisão mais importante na vida é o casamento.
Abraão se preocupou com a possibilidade de Isaque (riso) vir a se casar com alguém da terra de Canaã ou da Família de Ismael. Ele sabia que estas moças eram adoradoras de ídolos e não temiam a DEUS. ELE sabia que o plano de DEUS para uma pessoa que nELE crê é casar com outra pessoa salva para não haver união desigual. (II Coríntios 6.14-18) Existe também o perigo do cônjuge não salvo desviar o coração do salvo de DEUS. (Êxodo 34.10-18)
Por causa desta preocupação ele chamou o seu servo (Gên, 24.1-4) e deu-lhe a incumbência de encontrar a companheira para seu filho Isaque, que era temente a Deus. Ele enfatiza no versículo 3 que as filhas dos cananeus não serviam para esposa de Isaque.
Quais as dúvidas do Servo? (Gênesis 24.5 e 6) Que foi enfatizado? Abraão confiou plenamente em DEUS para providenciar a esposa certa para seu filho. Assim sendo o servo Eliezer se preparou com todo cuidado e seguiu viagem levando muitos presentes. (Gen. 24.7-11)
Aprendemos com Abraão a grande importância de estarmos orando por pessoas solteiras de nossas famílias e mesmo para as crianças pequenas para que DEUS esteja preparando o cônjuge certo para suas vidas.
Sabendo que somente DEUS poderia guiá-lo e dirigi-lo à pessoa certa, qual foi a oração do servo? (Gen. 24.12-14)
Nem sempre a resposta de uma oração é imediata mas veja como foi a resposta da oração de Eliezer (DEUS é auxilio). (Gênesis 24.15-26) O tempo de DEUS é perfeito! A direção de DEUS é infalível! Que DEUS maravilhoso! O servo não podia fazer outra coisa a não ser louvar, adorar e agradecer a DEUS. (Gen. 24.26 e 27) Quantas vezes peço algo a DEUS e quando vem a resposta esqueço de agradecê-lO.
O que aconteceu a seguir? (Gênesis 24.28-49) Porque o servo não quis comer logo?
Qual a resposta de Betuel (lugar onde DEUS habita), o Pai de Rebeca, e a do seu irmão Labão (branco)? (Gen. 24.50 e 51) Ao ouvir a resposta como reagiu Eliezer? (vs.52-54)
Qual era o desejo do servo e qual a resposta que ele recebeu? (Gênesis 24.55-61)
Durante a longa viajem talvez Rebeca fez muitas perguntas ao servo procurando saber
sobre o seu futuro esposo. Como acha que ela sentiu ao chegarem mais e mais perto
do seu destino? Como acha que sentiu e o que pensou ao saber que o homem andando pelo campo era Isaque? Veja o que a Palavra de DEUS fala do encontro dos dois. (Gên. 24.62-67) Ela veio para confortá-lo. (v.67; Gên. 25.8-11)
O Servo foi bem sucedido em buscar uma esposa para Isaque porque confiou na escolha e direção de DEUS. O próprio nome dele nos fala de sua confiança em DEUS; e como dirigiu o Servo deseja nos dirigir e guiar também.
Ao ler os versículos Bíblicos anotados de Gênesis 24, descreva como cada palavra abaixo pode descrever Rebeca. Bonita (v.16), simpática (v.18), enérgica e trabalhadora (v.19), paciente (v.20), hospitaleira (v.25), obediente e verdadeira (v.28), corajosa e decidida (v.58)
Por qual razão específica Isaque intercedeu por Rebeca, e qual a resposta de DEUS? (Gênesis 25.19-21)
Que preocupação levou Rebeca a DEUS e o que ELE lhe disse? (vs.22-24)
Qual o problema sério existente nesta família? (Gênesis 25.25-27) Se eles tivessem vindo a você para conselhos o que lhes diria?
Na sua opinião, como era Esaú (peludo)? E como era Jacó (suplantador)? Observe o que a parcialidade dos pais fez. Como os dois irmãos agiram? (Gênesis 25.29-34) O que é que parcialidade e favoritismo podem fazer em uma família?
Não é interessante que DEUS deixou Esaú nascer primeiro e no entanto escolheu
a Jacó como o patriarca a fim de levar a benção especial de DEUS. (I Samuel 16.7)
Por que Isaque foi repreendido por Abimeleque, o Rei Filisteu? (Gênesis 26.1-12)
Qual o problema no coração de Isaque?
Qual a conversa entre Isaque e Esaú ouvido por Rebeca que a fez falar com Jacó? (Gênesis 27.1-6) Rebeca sabia que Jacó era o escolhido de DEUS dentro do plano DELE para a nação de Israel. Sendo que DEUS fez Rebeca saber disso, ELE deve ter falado sobre isso com Isaque também. Ficamos sem saber então se ele sabia, porque planejou dar a benção especial ao seu filho predileto em vez do escolhido de DEUS.
Qual o plano de Rebeca para evitar a ação do seu marido? (Gen. 27.6-12) O que você acha deste plano? Será que O SOBERANO DEUS precisava da ajuda dela para impedir Isaque de abençoar Esaú? Qual a preocupação de Jacó em relação ao plano de Rebeca? Qual deveria ter sido a sua preocupação?
Quando procuramos ajudar a DEUS, não pedindo a sua orientação, não deixando tudo nas mãos DELE e não esperando o tempo DELE, temos e teremos problemas desastrosos. O que a Rebeca tomou sobre si? (v.13) Rebeca agiu completamente contrário a Palavra de DEUS. O que ela ensinou a seu filho? (Gênesis 27.14-17)
Qual a pergunta de Isaque? Como Jacó agiu com o seu Pai e o que respondeu a ele? (vs.18 e 19) Por que Isaque duvidou de Jacó e como se convenceu? (Gen. 27.20-27) Quantas vezes Jacó mentiu ao Pai?
Como foi esta tão esperada benção? (Gen. 27.28 e 29)
O que aconteceu logo que Jacó saiu da presença de seu Pai? (vs. 30-37) Observe a palavra que Isaque usa para descrever o que Jacó fez. (v.35)
Qual foi a reação de Esaú? (Gênesis 27.38-40)
Rebeca pagou um preço alto por não ter confiado em DEUS para cuidar e resolver a situação. DEUS não precisa de nossa ajuda para cumprir o seu propósito ou trazer a realização dos seus planos. Mentira e engano nunca fazem parte do plano de DEUS. DEUS teria evitado que Esaú recebesse a benção e teria feito com que Jacó a recebesse. DEUS teria feito a SUA maneira sem causar a dor, a tristeza e as consequências que causou.
O que é que Esaú planejou fazer e quando faria? (Gênesis 27.41)
Quais as graves consequências da trama de Rebeca? (Gen. 27.42-46)
Depois de tudo isso finalmente Isaque parece aceitar a posição de Jacó no plano de DEUS. Veja o que fez. (Gênesis 28.1-5)
Como Esaú reage à saída de seu irmão? (vs. 6 e 7)
Que tristeza!! Tudo por agir sem DEUS. Rebeca nunca mais viu o seu filho predileto pois ela morreu antes dele voltar à terra prometida. De um jeito perdeu o outro filho também, pois ele agiu em desobediência a DEUS, propositadamente para causar dor e tristeza a ela e ao seu Pai. Teria sido tão diferente se ela tivesse levado o problema a DEUS procurado a direção DELE. (Salmo 32.7-9; Salmo 119.105; Provérbios 3.5 e 6)
Vamos fazer o que a Palavra de DEUS nos ensina. Assim evitaremos consequências que Rebeca sofreu.




Comentários