top of page
  • Instagram
  • Black Facebook Icon

37. Tamar e sua mãe, Maaca

  • Foto do escritor: Para mulheres
    Para mulheres
  • 15 de set. de 2021
  • 5 min de leitura

Atualizado: 31 de mar. de 2023


A família foi instituída por DEUS e é a base de uma nação. Problemas nas famílias ou famílias despedaçadas, significam uma nação em perigo. Geralmente os filhos seguem os exemplos dos Pais mais do que as suas palavras ou os seus ensinamentos. O caso do Rei Davi e Bate-Seba teve repercussões graves na vida de seus filhos. Uma consequência do adultério de Davi e Bate-Seba aconteceu na vida de Tamar.


Tamar era filha de Davi com Maaca e irmã de Absalão. Maaca (nome -compressão) era filha de Talmai, Rei de Gesur. (II Samuel 3.2-4) Gesur era um pequeno país nos limites de Naftali. Tamar significa “palmeira”. Como era a aparência de Tamar? (II Samuel 13:1)


Observe o sério problema familiar que surgiu. Amnom era o primogênito filho de Davi com Ainoã, a Jizreelita. (Em II Samuel 3.20, Davi era o pai tanto de Tamar como de Amnom, sendo então Amnom meio irmão dela). O nome Amnom significa “fiel”. Qual o problema de Amnom? (II Samuel 13:1 e 2)


Quem era Jonadabe? Como a Palavra de DEUS descreve Jonadabe? O que ele quis saber? Qual o conselho que Jonadabe deu a seu amigo Amnom? (II Samuel 13.3-5) Que amigo!!


Como Amnom agiu? (II Samuel 13.6) Parece que ele tinha sua própria casa ou aposentos. Davi devia visitar os filhos quando doentes, pois todos tinham certeza de que ele visitaria o filho. O que Amnom pediu a seu Pai? Será que Davi não achou estranho este pedido? Como acha que Tamar sentiu ou o que pensou ao ser chamada para ir à casa do irmão? O que será que sua mãe Maaca pensou? Será que sentiu um aperto no coração? (II Samuel 13.7 e 8)


O que aconteceu? (II Samuel 13.9-14) Mesmo sendo princesa, Tamar sabia cozinhar. O que será que Tamar pensou ao ver todos saírem e com tudo o que aconteceu? O que fez Amnom depois que estuprou a irmã? (II Samuel 13:15-19) Como acha que Tamar se sentiu ao sair da casa do meio irmão?


Pelo que parece o pai, Davi, nada fez a Amnom. Como isso pode ser? Um ato tão terrível!! Como agiu Absalão, o irmão de Tamar e qual o sentimento dele?

(II Samuel 13.20-22) Tamar foi vítima do próprio irmão e também de um Pai negligente. Davi não a protegeu. O que Davi devia ter feito e como descreveria a atitude dele? Na sua opinião, por que Davi nada fez? Se você fosse Tamar, como se sentiria em seu lugar? Como acha que Maaca sentiu com o acontecimento e com a atitude de Davi? Imagine a dor e revolta desta Mãe.


Observe as ordens de DEUS no Velho Testamento sobre um estuprador. (Levítico 18.8-11, 29 e 30; 20.17; Deuteronômio 22.25, 26) Observe o que diz no Novo Testamento sobre impureza. (Romanos 13.13 e 14; I Coríntios 6:.18; Efésios 5.3) Veja alguns conselhos Bíblicos aos Pais em relação aos seus filhos. (Provérbios 13.24; 23.13; 29.15) Será que Davi esteve tão ocupado que não deu a atenção devida aos seus filhos?


O que aconteceu por Davi não ter tratado o problema deste pecado de estupro na sua família? Veja o que a Bíblia diz sobre Davi em relação aos dois filhos. (II Samuel 13.23-37)


II Samuel 13.20 diz que Tamar ficou na casa de seu irmão Absalão depois deste acontecimento e nada mais sabemos do resto de sua vida. Por que será que ela foi para a casa do irmão e não foi para o pai? Que situação triste. O pecado traz consequências terríveis e separa membros da família. Será que a mãe tentou ajudá-la?


Estupro é uma coisa terrível. É abominável. Infelizmente acontece com muitas mulheres: sejam crianças, jovens ou adultas. Muitas vezes são pessoas da própria família ou pessoas conhecidas. Pedófilos molestam e abusam sexualmente tanto de meninos como de meninas. Que horror quando o pai é o abusador. Muito pior quando a mãe sabe e nada faz. O estupro, ser molestado ou abusado sexualmente, afeta a vítima para o resto de sua vida. A recuperação e a restauração variam de pessoa para pessoa; muitos sofrem com pesadelos. Geralmente precisam da ajuda de profissionais para superarem o trauma. As palavras “não se angustie o seu coração” e “desolada” ou “solitária”, nos dão uma ideia da dor e tristeza que Tamar sentiu. Algumas pessoas nunca voltam ao normal. Outras superam, saram e seguem em frente com suas vidas. Se temos contato com alguém que passou por isso, podemos ajudar orando com a pessoa, levando-a a DEUS e mostrando Sua Palavra.

Se não é salva podemos levá-la a JESUS. Podemos ajudar fazendo com que ela saiba que a vida não acabou, há uma esperança em DEUS e que DEUS é o vingador punindo o pecador. (Deuteronômio 32.35; Salmo 94.1; Romanos 12.19) Olhe o convite de DEUS. (Mateus 11.28-30; Salmo 103.1-6) A lei humana também deve punir esta pessoa.


Este acontecimento na vida da irmã e com certeza outras coisas devem ter influenciado a vida de Absalão que o deixaram muito revoltado. Por observar a vida dele vemos que não seguiu a DEUS. Havia problemas no relacionamento dele com o pai. Será que Davi tinha filhos prediletos? Que exemplo será que Davi deu ao filho? Será que Absalão sabia que foi o Pai, o culpado pela morte de Urias? Será que sabia do ensino do Velho Testamento, viu que nada foi feito para punir Amnon e resolveu se vingar?


Como será que foi o relacionamento de Maaca com o seu esposo Davi? Como ela se sentiu com o fato de Davi ter tantas mulheres e tantos filhos? Será que Maaca deu bom exemplo ao filho e tentou ajudá-lo com a sua raiva, revolta e ódio ao Pai ou incentivou a rebelião dele? Como será que Tamar se sentiu? O que será que falou ao irmão?


Depois que conseguiu que o irmão fosse morto, Absalão fugiu para Gesur para a casa de Talmai, seu Avô materno. Como será que Tamar e Maaca se sentiram com isso? Será que foram juntas? Como sentiram ao saber da conspiração de Absalão contra o Pai quando voltou a Israel? Como acha que Maaca e Tamar sentiram com tudo que aconteceu? Será que elas concordaram com o que Absalão fez ou tentaram impedir? Como esta Mãe suportou a tristeza da morte do filho e a maneira como aconteceu? (II Samuel capítulo 14 a capítulo 19.4) Como será que Tamar ficou?


Nem dá para imaginar a dor das duas. Quantas mães, irmãs (pais e irmãos) sofrem pelos atos e ações de pessoas de sua família ou com o que lhes acontece. Ao procurar encorajar as pessoas que passam por coisas assim, com certeza o muito falar não ajudará neste tempo. Só podemos abraçar e chorar com quem está sofrendo. Mostrar amor (não tentar dar respostas), orar pela pessoa e ajudar a pessoa saber que DEUS está presente e não a (o) abandonou. DEUS é a única esperança, consolo, conforto, força, direção, QUEM sustém nestas horas e em todo e qualquer tempo ou acontecimento. (Salmo 46.1; 62. 5-8) Está presente conosco em todo tempo. (Salmo 139; Isaías 40.27-31)

Kommentarer


RECEBA MEUS EMAILS

Obrigado pelo envio!

© 2020. De mulheres para mulheres Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Instagram
bottom of page