Quatro Princípios Bíblicos para superar a Ansiedade
- Para mulheres
- 22 de abr.
- 3 min de leitura

Uma jovem mulher entrou em contato comigo recentemente com este pedido – Ela disse:
Tenho lutado contra a ansiedade sobre os eventos atuais recentemente. É muito difícil como cristã porque meu Deus tem sido tão fiel em cuidar de mim, mas na minha fraqueza, ainda estou com medo. Você tem algum conselho, versículos bíblicos ou músicas favoritas que você recomendaria?
Estou bastante certa de que MUITOS ou a maioria de nós poderia concordar que esta é uma verdade muito prevalente em cada uma de nossas vidas. Eu nem preciso listar para você as razões pelas quais poderíamos estar com medo – todos nós temos cenários e situações pessoais que surgem diariamente e que ameaçam roubar nossa paz, que podem nos fazer sentir como se estivéssemos nos afogando em nossa própria ansiedade.
Então o que fazemos quando sentimos esse medo crescendo e nos dominando?
Quero compartilhar um pouco do que compartilhei com minha amiga. Não é que eu tenha dominado todos os meus medos, mas recebi tanto conforto e ajuda do Senhor, e essa é a única coisa que tenho para dar a você.
Devemos estar absorvendo grandes doses da Palavra de Deus.
Devemos lê-la não apenas para nos informar; ela deve nos INFLAMAR. Não é suficiente saber que Davi fugiu de Saul e Deus o manteve seguro e ele se tornou o próximo rei. Estar inflamado em nossos corações significa que ele explode com calor para nos confortar em nossas mentes e corações. Li no Salmo 37 que Davi disse: Não te incomodes por causa dos malfeitores, pois eles serão cortados como a grama. Não devo ter inveja dos que praticam a iniquidade - pois eles murcharão como a erva verde. Meu coração se aquece quando me lembro de que Deus vê o que os ímpios estão fazendo e Ele cuidará deles.
Recentemente, fiz um estudo de 40 dias nos Salmos. Geralmente chamamos a Palavra de Deus de unguento (óleo medicinal), mas eu diria que, enquanto eu estudava, era como gasolina – fazia com que o fogo em meu coração se acendesse ainda mais. Vi que Davi também tinha medos, mas o Senhor interveio por ele e também lhe deu coragem e sabedoria. Meus medos devem me levar à Palavra, então a Palavra afastará os medos de mim!
Limite a mídia.
Limite a quantidade de mídia que você está ouvindo a uma quantidade mínima. Lixo que entra, lixo que sai. Precisamos da Verdade. Para ser gentil, a mídia geralmente não é completamente verdadeira.
Se você já jogou Tetherball (Espiribol), sabe que uma bola é presa por uma corda longa a um poste. Se não estivesse presa, a bola sairia voando (como vôlei!). Ela tem que ser conectada ao poste forte para que o plano do jogo possa ser jogado. De forma semelhante, não podemos amarrar nossas mentes a pensamentos que estão nos dizendo palavras que mudam constantemente. A Palavra de Deus é imutável. Ela deve ser a base firme sobre a qual nos firmamos.
"A erva seca, e a flor cai, mas a palavra do nosso Deus subsiste eternamente." Isaías 40:8
Recite os atributos de Deus.
Mantenha uma lista enquanto lê as Escrituras. Lembre-se de quão grande Deus é!! Ser onisciente, onipresente, imutável, fiel, misericordioso, santo, amoroso, bom... faz dele um Deus que pode fazer QUALQUER COISA. “Não há poço tão fundo, que o amor de Deus não seja ainda mais profundo. ”
Treine seus pensamentos
Naqueles momentos em que suas mãos podem estar ocupadas (lavando louça, secando o cabelo), medite nas Escrituras ou cante, ligue uma música encorajadora que apontará seu coração para Cristo! Ouça um podcast bíblico que manterá seus pensamentos em um trilho da verdade!
Se você quer se livrar do medo que está te paralisando, seguir estes quatro princípios simples pode colocar seus pensamentos no caminho que a libertará da ansiedade! Refresque seus pensamentos com a verdade,
Denise Cunningham