Mulher, joia rara
- Para mulheres
- 20 de set. de 2021
- 3 min de leitura

Elma Sales
Provérbios 31
Deus esculpiu uma obra de arte rara, com curvas e suavidade modelou a mulher, presente singelo, que alegrou os olhos e o coração do homem. Um perfeito complemento, onde os enlaces dos corpos se encaixam de tal forma que os dois passam a ser um. A semelhança de Deus a mulher foi criada. Excelência de ajudadora, a razão dos devaneios do homem, a primeira a roubar-lhe o afeto e a razão. Gosto de pensar na mulher de Provérbios e digo que desejaria vê-la em mim. Para glória de Deus seja o nosso viver.
Este texto começa atribuindo um precioso valor a mulher, chamando-a de joia reconhecendo a sua importância na vida de um homem. Uma mulher que está além de seu tempo, uma pérola que foi curtida no coração de Deus.
“Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.”
Provérbios 31:10
As características ditadas nestes provérbios devem ser inerentes às santas mulheres, que temem ao Senhor e conhecem sua posição ao lado de seu amado. Confiável, abençoada, disposta, previdente, generosa, elegante, educadora, elogiada. Podemos dizer que esta mulher nutre um amor verdadeiro por seu esposo equivalente ao amor da mulher Sulamita de Cantares, o sentimento de pertencimento está presente em todos os seus atos. Uma declaração de submissão: Ela podia dizer:
“Eu sou do meu amado e o meu amado é meu”. Cântico 2:16
Desejo e submissão que deve estar presente na fala da mulher que se une ao homem para serem um em uma só carne, construírem uma família, crescerem juntos, dar frutos benignos ao Pai.
Ser do amado. Viver primeiramente para Glória de Deus, depois para agradar ao seu esposo, sendo assim atendê-lo em suas necessidades conjugais e emocionais. Muito importante para saúde da união e fortalecimento do casamento.
Além dos prazeres dados pelo Senhor no leito conjugal, a mulher recebeu de Deus dons de reconciliadora. Na boca do poeta Victor Hugo, ouvimos: “O homem é o cérebro, a mulher o coração. O cérebro produz a luz, o coração produz o amor.”
A mulher sábia tem sutileza, e delicadeza para tratar assuntos que movem as emoções. A mulher de provérbios era assim, tranquila, confidente, consoladora. Em contraste a mulher virtuosa, a Bíblia nos fala da mulher rixosa, que não tem sabedoria para edificar sua família e educar os seus filhos. Tenhamos cuidado para não sermos semelhantes a esta.
A confiabilidade citada em Provérbios 31, nos alerta para uma vida conjugal sem mentiras, dialógica sendo um para com o outro solidários, respeitosos, conhecedores, compreensivos, participantes de desejos, sonhos, fortalecendo-se mutuamente nas adversidades.
Hoje muitos lares cristãos são destruídos por conta da infidelidade, pela falta do diálogo, do companheirismo, de submissão e pelo descontrole nas finanças. A mulher que não consegue controlar-se em suas vaidades acaba contribuindo para a desarmonia em seu casamento.
Coisas de mulher? Gastar mais que o homem? Querer coisas desnecessárias? Contrair dívida? Comprar parcelado? Não necessariamente, isso chega a ser um mito, mas devemos nos vigiar nesta área. Quando a mulher é uma serva de Deus, ela aprende a ser bênção para ser esposo.
Dentro dos padrões bíblicos a mulher que teme ao Senhor sempre está disposta para ajudar seu homem em tudo que for necessário. Até quando ele desanima ou cai no pecado, ela está presente com palavras desafiadoras, prudentes, admoestando-o em Amor.
Temos fragilidades sim, limitações e atribuições diferenciadas. Fomos criadas por Deus para sermos a coroa de nossos esposos, idôneas, piedosas, fortalecidas no Senhor.
“A mulher exemplar é a coroa do seu marido, mas a de comportamento vergonhoso é como câncer em seus ossos.”
Provérbios 12:4
Desejo muito ser como essa mulher de Provérbios 31, dedicando-me a Deus ao lar e ao meu esposo. E você?
Commentaires