06. Mudança de Vida da Pecadora
- Para mulheres

- 18 de jan. de 2022
- 4 min de leitura
Atualizado: 26 de jul. de 2022

Ela não foi convidada e nem esperava ser. Simão, um fariseu bem conhecido na cidade, convidou JESUS e outras pessoas para jantarem em sua casa. (Lucas 7.36) Pode ser que Simão queria conhecer melhor a JESUS e estava começando a crer NELE. É bem mais provável que ele, procurava ver se pegava JESUS em algo para acusá-lO. Muitos dos fariseus se chegavam a JESUS com perguntas só para ver se podiam atrapalhar as conversas DELE ou para ver se podiam achar algo para O acusar. Desejavam condená-lO, mas não havia jeito pois JESUS é o PERFEITO FILHO de DEUS.
Talvez alguns dos outros convidados também eram fariseus. Durante o jantar, JESUS e as outras pessoas, conforme o costume da época, deviam estar comendo, reclinados em poltronas com o rosto de frente para a mesa e com os seus corpos, suas pernas e seus pés esticados nas poltronas que eram como espreguiçadeiras.
O que aconteceu durante este jantar? (Lucas 7.37 e 38) Como será que a mulher entrou? Que atrevimento!! Com certeza Simão gostaria de tê-la expulsado, mas nada podia fazer sobre esta invasão de sua casa na frente de todos os seus convidados. É óbvio que houve um clima de constrangimento por quem ela era e pelo que ela fez. Normalmente, talvez as pessoas se quer falariam com ela, muito menos deixar que ela entrasse em suas casas ou fizesse o que fez.
Qual a atitude deste bom fariseu, cheio de justiça própria em relação a JESUS e para com a mulher visto nos pensamentos dele? (Lucas 7.39)
Por ela ser chamada de “pecadora” como devia ter sido a vida desta mulher? O que fazia? Será que algum dos convidados de Simão era “cliente” dela? Como será que ela entrou nesta vida? Será que foi abusada na infância ou na juventude?
O que levou a entrar na casa de Simão sem ser convidada? Versículo 37 diz: “sabendo que ELE estava a mesa em casa do fariseu”. Como estaria o coração dela? O peso do pecado e o peso de culpa deviam ser mais do que ela podia suportar. Devia ser desprezada por todos. Qual a necessidade desta mulher desesperada, vista na maneira que ela agiu? Como sair desta vida? Simão condenou a ela e a JESUS. JESUS sabia quem ela era e conhecia o coração dela. ELE também conhecia o coração de Simão. (I Samuel 16.7)
Qual a conversa entre JESUS e Simão e qual a ilustração usada? Qual a pergunta que JESUS fez para Simão e qual a resposta dele? (Lucas 7.40-47) O que JESUS queria ensinar para este homem? Simão nem percebia que ele também precisava da mesma coisa que a mulher. Precisavam de salvação e perdão. Lembra o que JESUS falou em Marcos 2.17?
Como acha que a mulher se sentiu e o que pensou ao ouvir a conversa de JESUS e Simão? Será que Simão reconheceu a sua necessidade e creu em JESUS?
Que contraste JESUS fez sobre a maneira que Simão O tratou e a maneira da mulher agir? Nesta época não havia ruas e estradas pavimentadas. As pessoas andavam pelas ruas quentes e empoeiradas. Era costume do hospedeiro, ter uma bacia de água e uma toalha, prontas para que os seus convidados e visitantes pudessem se refrescar lavando os pés, logo ao entrar na casa. Não fazer isso era realmente uma desfeita. (Outros lugares na Bíblia mencionam lavar pés. (Gênesis18.1-5; 19.1-3; 24.32; 43.24; Êxodo 30.19-21; I Timóteo 5.10)
Para lavar os pés de JESUS, a mulher usou unguento ou perfume valiosíssimo. A vasilha em que o líquido estava, também era de grande valor. O aroma do unguento deve ter penetrado a casa toda. É bem capaz que eram os servos que lavariam os pés. Com o que fez, a mulher mostrou o quanto que se sentia indigna de poder se aproximar de JESUS. Ela devia conhecer pessoas que tinham sido libertas ou curadas por JESUS. Talvez até assistiu algo do seu ministério. Para ela perfume nenhum seria caro demais se pudesse ser liberta desta vida que a escravizava.
Quais as palavras maravilhosas que JESUS disse à mulher? (Lucas 7.48) Como estariam os pensamentos e sentimentos dela neste momento?
Qual a atitude dos outros convidados para com JESUS ao ouvir o que ELE disse? (Lucas 7.49)
O que JESUS falou à mulher “pecadora”? (Lucas 7.50) Como estaria o seu coração se fosse ela? Contraste a maneira como ela chegou à casa de Simão e a maneira como ela deve ter saído. Como acha que ela se sentiu por dentro? Qual a expressão de seu semblante? Que maravilha!! Foi salva!! Foi liberta e transformada!! Houve mudança!! Agora ela era uma pessoa nova com uma vida nova. (II Coríntios 5.17) Será que Simão e os outros reconheceram que eram pecadores e que JESUS é o único que pode perdoar pecados? O que será que falaram ao observar a mudança na vida desta Senhora?
Alguns acham que esta mulher poderia ser a Maria Madalena. Mas ao observarmos o relato sobre esta senhora e o que diz em Lucas 8.3 sobre Maria Madalena é óbvio que elas não podem ser a mesma pessoa. São circunstâncias bem diferentes. Nada fala aqui sobre demônios.
Como nós tratamos as pessoas escravizadas pelo pecado, presas em vidas promíscuas, acorrentadas pelo álcool, drogas, ou seja o que for? Será que lembramos a razão que JESUS veio? Será que reconhecemos que diante de DEUS Santíssimo também somos pecadores? Será que reconhecemos que a mesma graça e misericórdia que ELE mostrou em nos salvar, deseja mostrar a estas pessoas? Será que oramos por estas pessoas, sabendo que a única esperança delas é JESUS? Necessitamos da sabedoria, do amor e da compaixão de DEUS para falar-lhes desta esperança. DEUS mudou a vida da pecadora. DEUS mudou a minha vida e pode mudar a sua vida, e a de todos que se chegam a ELE. Que DEUS e SALVADOR maravilhoso nós temos. (Mateus 9.9-13; Romanos 5.1-8; Colossenses 3:1-5)




Comentários