32. Ainoã e Merabe
- Para mulheres
- 10 de set. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 28 de mar. de 2023

Ainoã foi a esposa de Saul, o primeiro Rei de Israel. Ela teve com Saul 3 filhos -Jônatas, Isvi e Malquisua e 2 filhas - Merabe e Mical. (I Samuel 14.49 e 50) Seu nome significa “irmão gracioso”. Nada mais é mencionado sobre ela.
Merabe foi a filha mais velha de Saul e Ainoã. O nome Merabe significa “aumento”. (I Samuel 14.49)
Saul prometeu sua filha Merabe em casamento a Davi. Saul a daria em casamento em troca de quê? (I Samuel. 18:17) Saul não cumpriu a sua palavra, em vez disso entregou Merabe a Adriel. Davi era bonito e ficava cada vez mais famoso. Se Merabe ficou sabendo da promessa do Pai, como será que ela se sentiu e pensou ao ser dada para outro? Realmente não foi a 1ª vez que Saul prometeu uma filha. (I Samuel 17.13-25) Mesmo que Davi venceu Golias, Saul não deu a filha como havia prometido.
A verdade é que Saul não tinha intenção nenhuma de dá-la a Davi. O que Saul realmente planejava e queria que acontecesse? (I Samuel 18:1-1-12, 17 e 18) A vida de Saul como Rei foi de rebeldia e desobediência a DEUS continuamente. Agiu como queria e quando queria, sem respeitar a DEUS e os mandamentos DELE. Muito menos respeitou outras pessoas. Por esta razão, DEUS já tinha falado a Saul por meio do Profeta Samuel que o reino seria tirado dele e de seus descendentes. (I Samuel 15.20-26) Isso fez com que Saul tivesse uma desconfiança muito grande em relação a Davi. Davi já tinha sido escolhido por DEUS e já tinha sido ungido para ser o próximo Rei, mas Saul não sabia disso.
Que tipo de Pai você acha que Saul foi? Que exemplo deu aos filhos? Saul e 3 dos seus filhos foram mortos em uma batalha com os Filisteus. (I Samuel 31.1-6) Como DEUS planejou, Davi foi o próximo Rei a governar Israel.
Veja o que aconteceu durante o reinado de Davi. (II Samuel 21.1-3) Veja a resposta dos Gibeonitas. Qual foi a grande tristeza que o pecado de Saul causou a sua filha Merabe mesmo depois da morte dele? (II Samuel 21.4-8; Provérbios 14:12) Foram mortos os 2 filhos de Rispa (estudo 33) e os 5 filhos de Merabe. Algumas traduções dizem “filhos de Mical” e Adriel. Outros que dizem que eram filhos que ela criou para Adriel. A tradução da Sociedade Bíblica Trinitariana diz “como também os 5 filhos da irmã de Mical que ela tivera com Adriel.” (II Samuel 21.8) Merabe era esposa de Adriel. Além de ser esposa de Davi, Mical a irmã mais nova de Merabe era esposa de Palti (ou Paltiel). Os cinco filhos então não podiam ser de Mical e sim eram de Merabe, pois quem era casada com Adriel era Merabe e não Mical. Por algum motivo os 5 filhos estavam com Mical. Talvez Merabe já tinha falecido. Veja o Comentário Bíblico Moody Vol.2 p .126 – “O Targum reconheceu este problema e sugeriu que Mical criou os 5 filhos de sua falecida irmã, os quais Merabe teve com Adriel.” Este parece ser o mais provável. A Bíblia não fala sobre a morte de Merabe.
Quem eram os Gibeonitas e por qual motivo aquilo que Saul fez teve consequências tão trágicas? (Josué 9:1-27) O acordo ou aliança feita com os Gibeonitas fez com que eles fossem os protegidos de Israel e ninguém jamais poderia lhes fazer mal. Mesmo que os Gibeonitas enganaram os líderes de Israel, o juramento feito pelos líderes foi diante de DEUS e tinha de ser cumprido. Logo depois de Israel ter feito a aliança com os Gibeonitas, Israel teve que socorrê-los. (Josué 10.1-43)
Saul não honrou esta aliança, matando os Gibeonitas sem razão. Este pecado causou a morte dos 5 filhos de Merabe, os próprios netos de Saul.
O pecado sempre tem graves consequências. Merabe, uma Mãe dedicada e seu esposo Adriel nada fizeram para que sofressem desta maneira. Se ela estivesse viva, ela sofreria com o resultado da vida de rebeldia de seu Pai. Se estivesse viva, como você acha que ela ficaria com esta tragédia terrível? Se estivesse perto dela, como você a ajudaria?
Quantas mulheres hoje, junto com os seus filhos sofrem consequências por causa de homens desobedientes, rebeldes e sem temor de DEUS. (E homens sofrem pelo pecado de mulheres também). É importante levar estas mulheres (ou homens) a DEUS para que ELE as (ou os) conforte, console, guie e sustente. (Salmo 62.5-12) Nós podemos também chorar com elas e procurar estar ao lado delas apoiando-as em oração e com palavras encorajadoras. (Romanos 12.9-21) Às vezes um abraço sincero é melhor do que palavras para alguém que está sofrendo. Às vezes o sofrimento impede a pessoa de aceitar palavras.
Kommentare