48. A Serva e a Patroa
- Para mulheres
- 26 de set. de 2021
- 4 min de leitura
Atualizado: 24 de mai. de 2023

Em II Reis 5.2 vemos uma mocinha de Israel servindo na casa de um Capitão da Síria. Como ela chegou de Israel até a Síria?
Era costume de um país que lutava contra outro inimigo, levar cativos pessoas desta terra inimiga onde lutou. Estes cativos eram feitos escravos ou empregados.
Qual o nome do patrão desta moça? Como a Palavra de DEUS descreve este homem e qual o seu problema? (II Reis 5.1)
Qual o trabalho da serva?
Como você acha que esta moça se sentia ao ver a doença do seu patrão?
Como imagina o coração da esposa de Naamã ao ver o seu esposo assim?
Qual notícia esperançosa a mocinha de Israel deu à sua patroa? (v.3) Quais devem ter sido os sentimentos e ações da senhora de Naamã?
Ao observar a maneira de agir da mocinha com a patroa e o que ela desejou para o seu patrão, o que se pode deduzir do relacionamento entre os servos e patrões nesta casa?
O que fez Naamã ao ouvir a moça? (v.4) “O seu senhor” era o rei da Síria.
O que fez o rei? (v.5)
O que dizia a carta que o rei da Síria enviou ao rei de Israel e como este reagiu? (II Reis 5.6 e 7)
Como será que Eliseu ficou sabendo disso e qual a pergunta que fez ao rei? (v.8)
Quando Naamã chegou à casa de Eliseu, o que o profeta disse que ele devia fazer?
Por quem Eliseu enviou esta mensagem? (vs.9 e 10)
Qual a reação deste capitão do Exército da Síria e homem importante no seu
país? Por que você acha que ele agiu assim? (II Reis 5.11 e 12)
Muitas vezes ao orarmos sobre algo, temos uma ideia de como achamos que DEUS vai nos responder e o que vai fazer. Até planejamos em nossas mentes o que achamos que DEUS deve fazer, como deve fazer e quando ELE deve fazer isso. Foi assim com Naamã. O nosso maravilhoso DEUS não é somente poderoso mas é Todo Sábio também. ELE não é limitado pelas nossas ideias ou nosso tempo. ELE sempre sabe o que deve ser feito como e quando. ELE nunca erra e faz o melhor para o nosso bem e para sua Glória. (Salmo 147.5; Isaías 43.7, 10 e 11; Isaías 55.8 e 9) ELE deseja que confiemos NELE e que deixemos tudo em SUAS mãos.
Qual o conselho que os servos de Naamã lhe deram? (II Reis 5.13) Vendo a maneira dos servos falarem com Naamã o que podemos entender desse relacionamento?
As Escrituras não mencionam a esposa de Naamã, deduzimos que ela ficou em sua casa na Síria. Descreva quais foram os sentimentos dela esperando o marido voltar. Descreva também o que a pequena serva sentia? O que acha que ela fazia?
Ao atender o pedido dos servos, que fez Naamã? O que aconteceu? (II Reis 5.14)
Depois de curado, Naamã voltou para a casa do profeta Eliseu. O que este homem curado e grato quis fazer? (II Reis 5.15 e 16) O que disse Eliseu? Não se pode pagar as bênçãos recebidas de DEUS. Jamais poderíamos ter como pagá-las.
Qual a conversa entre Eliseu e Naamã que mostrou que houve uma mudança completa na vida deste capitão? (vs.15-19) Que DEUS misericordioso!! Naamã precisava conhecer a DEUS e receber a salvação de sua alma mais do que ser curado da lepra. DEUS usou uma moça que conhecia a DEUS e que foi fiel a ELE, mesmo longe de seu País. Naamã veio a conhecer este DEUS maravilhoso por meio da cura dele. Ele voltou para a sua casa transformado.
Como agiu o servo Geazi? O que isso mostra sobre o coração e caráter deste homem? (II Reis 5.20-24) Lembra de sua incapacidade de fazer algo pelo filho da Sunamita? (II Reis 4.29-31)
Qual a pergunta de Eliseu a Geazi e qual a resposta dele? (II Reis 5.25) O que disse Eliseu sobre receber presentes e favores pelo trabalho que foi feito por DEUS? (II Reis 5.26 e 27) A cura foi benção de DEUS. DEUS foi gracioso com Naamã, curando-o para que ele viesse a conhecê-lO e receber a salvação que é de graça. Eliseu nada fez para receber algo. Quem fez a cura foi DEUS com o propósito de Naamã saber QUEM ELE era e aceitál-lO como o seu DEUS. A perspectiva do servo era completamente contrária à de DEUS e de seu profeta.
Como é a minha perspectiva em relação a DEUS e à Sua Palavra?
Podemos imaginar a expectativa da esposa de Naamã e da serva esperando em casa para saber sobre a viagem. Quais seriam os pensamentos de sua esposa? E da serva?
Descreva como acha ter sido a chegada de Naamã em casa.
Depois de contar o que lhe aconteceu e sobre o profeta Eliseu o que acha que fizeram? Como ficou o coração da serva sabendo que DEUS a usou para que esta família viesse a conhecer o seu grandioso DEUS?
Será que você e eu estamos deixando DEUS nos usar como ELE quer na vida de outras pessoas? DEUS quer que os outros saibam QUEM ELE é e o que fez por nós. (Isaías 43.7,10 e 11; II Coríntios 4.1-7) Somos vasos de barro que ELE deseja usar. O que acontece se eu não deixar que ELE me use? (II Coríntios 4.3) Vamos deixar que ELE nos use para que outras pessoas cheguem a conhecê-LO.
Comments