A mulher sábia e a insensata - Parte 1
- Para mulheres

- 6 de ago. de 2021
- 5 min de leitura
Atualizado: 10 de ago. de 2021
Karen Swedberg
Provérbios 14:1

Ficamos espantadas hoje em dia de ouvir de crentes, membros de igrejas boas que estão se divorciando. Ouvi recentemente que há o mesmo tanto de crentes quanto os não crentes que estão se separando. O que nós, mulheres salvas, podemos fazer para mantermos um lar feliz – um casamento unido?
Creio que Provérbios 14:1 possa nos ajudar neste sentido. “A mulher sábia edifica sua casa, mas a insensata com as próprias mãos a derruba. “ As duas mulheres, a sábia quanta a insensata, podem ser mulheres salvas. Mulheres que colocaram a sua fé em Jesus Cristo para o perdão de seus pecados. Vamos olhar primeiro a mulher sábia.
A mulher sábia tem Deus em primeiro lugar na vida dela.
O fundamento de tudo o que ela é e o que ela faz –é o Deus verdadeiro. Ela vive I Coríntios 10:31, “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus”. Também ela vive Mateus 6:33 “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.
A mulher sábia é submissa
“As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor.” Efésios 5:22
Isso não quer dizer que ela é inferior ao seu marido. Lembre-se que Jesus era submisso ao seu Pai Celestial? Temos funções diferentes do que do nosso marido e Jesus teve uma função diferente de Deus Pai. Você nunca vai ser obediente a Deus se não for submissa. “Submissão a nossos maridos começa e termina na confiança que temos em Deus -o ponto em que a Eva fracassou.” Do Livro Disciplinas da Mulher Cristã escrito por Barbara Hughes.
A mulher sábia é uma auxiliadora do seu marido
“Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.” Gênesis 2:18
Deus criou Eva para auxiliar o Adão e assim cabe a nós de ajudar nossos maridos. As maneiras como ajudamos são sobre medida – ou conforme o seu marido. O meu marido me deu a responsabilidade de cuidar das nossas finanças – pagar as contas, conferir os extratos, e por diante. Realmente sou a secretária dele além das funções óbvias – manter sua roupa limpa, bem passada, etc. Quando você ajuda seu marido você é uma auxiliadora de Cristo.
A mulher sábia honra o seu marido
“Não obstante, vós, cada um de per si também ame a própria esposa como a si mesmo, e a esposa respeite ao marido.” Efésios 5:33
É uma necessidade básica do homem. Ela deve admirá-lo e ter consideração. Nós mulheres não entendemos como é importante. I Pedro 3:6 diz que Sara honrou o Abraão. Talvez você esteja pensando... “Isso seria fácil – honrar o Abraão, mas honrar o meu esposo é muito difícil.” Espere aí – lembre que por duas vezes ele mentiu dizendo que Sara era a sua irmã e não a esposa. Abraão era muito egoísta. O livro “Somente Para Mulheres” por Shaunti Feldhahn falou do resultado de uma pesquisa entre centenas de homens que trabalham em várias profissões. Ela descobriu que os homens preferiram não ser amados do que serem desrespeitados ou serem rebaixados pela sua mulher especialmente em público. Geralmente, quando há discussão no casamento a mulher desabafa chorando e o homem fica com raiva. Quando você honra seu marido, você honra Deus. O grau de reverência que você tem ao seu marido é o mesmo grau de reverência que temos ao nosso Deus. Quando desonramos nossos maridos estamos desonrando nosso Deus.
A mulher sábia cuida do marido e a família
Ela faz refeições balanceadas. Hoje em dia falam muito que deve ter muitas cores no prato de comida – verde, amarela, vermelha e por diante. Em outras palavras verduras, hortaliças junto com arroz e feijão. Ela não desperdiça alimento, pois requenta o arroz, etc. Ela sabe como incrementar a comida para que ninguém perceba que estão comendo sobras.
A mulher sábia é criativa
Nunca vou esquecer-me de uma esposa de pastor em Uberlândia. Ela tinha quatro filhos pequenos. Dei para ela um lençol de cama casal, novo, cor amarela. Umas semanas depois vi os filhos dela todos vestidos de amarelo com detalhes em marrom. Ela levou o lençol para a costureira e de certo comprou tecido marrom. O lençol era grande suficiente que deu para os quatros. Aquele lençol era bem forte e acho que durou por muito tempo. Ela cuidou da família.
A mulher sábia é carinhosa
O que lhe atraiu ao seu marido quando era solteira? Você o trata com o mesmo carinho daquela época? Você deve ainda namorar seu esposo. Deixe os meninos em casa e saia para tomar um sorvete. Cultive o carinho.
A mulher sábia é contente.
Paulo falou em Filipenses 4:11 que ele aprendeu viver contente em toda e qualquer situação Hebreus 13:5 “Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei.”
A mulher sábia é paciente
“Sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança.”
“É produzido pela tribulação”. Produzida pela Espírito Santo.
A mulher sábia ora
É dependente de Deus em tudo e leva diante dele problemas grandes e problemas pequenos. “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”. I Pedro 5:7 “Orai sem cessar” I Tessalonicenses 5:17. Deve ter a prática de orar antes das refeições. Deve orar com os filhos antes de dormir. Deve orar enquanto prepara as refeições, enquanto lava roupa e por diante.
A mulher sábia é grata
Ela pratica I Tessalonicenses 5:18, “Em tudo, daí graças, porque esta é a vontade de Deus, em Cristo Jesus para convosco”. Faça uma lista diária das coisas pelo quais você está grata. Quando você para e observa, vai enxergar como Deus está respondendo as suas orações. Quando senta para uma das refeições, peça a um dos seus filhos falar daquilo que é grato. Pode revessar.
A mulher sábia controla a língua
Ela fala bem do marido. Você quer que ele fala dos seus pontos fraco para várias pessoas, até aos filhos? Nunca, nunca deve reclamar dele para membros da sua igreja. Ela deve falar com instrução e sabedoria. Pense antes de falar. Provérbios 31.26. Não precisa necessariamente um bacharel ou Ph.D. para saber falar. Deus vai lhe guiar.
A mulher sábia é pura e discreta
“Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário.” 1 Pedro 3:3
Não devemos atrair atenção para os nossos corpos com o excesso de vestimenta e nem com a falta de vestimenta.
A mulher sábia é animada
Não jogue água fria nas ideias do seu marido. Percebo que em geral as pessoas acham os defeitos com facilidade. Procure achar o que é bom na ideia dele.
No próximo devocional falaremos sobre a mulher insensata.




Comentários