04. A Mulher Samaritana
- Para mulheres

- 14 de jan. de 2022
- 7 min de leitura
Atualizado: 26 de jul. de 2022

Saul, Davi e Salomão foram os reis do reino unido de Israel. O reino se dividiu em 2 partes, a do Sul, chamado Reino de Judá e a do Norte conhecido como o reino de Israel. Os primeiros reis do reino de Israel foram Jeroboão, Nadabe, Baasa, Elá, Zinri e Onri. O Rei Onri, resolveu construir uma nova capital. Ele escolheu uma colina por nome “Semer” que significa “posto de vigiar ou vigia ou guardião ou sentinela”. Mais tarde veio a ser conhecido como Samaria. Depois de Onri, o seu filho, o Rei Acabe continuou a construir e aumentar esta capital. (I Reis 16.23, 24 e 28) Além de cidade capital, Samaria também era nome de um distrito ou província entre Galileia ao Norte e Judá ao Sul.
O lugar escolhido por DEUS para o povo adorar a DEUS e para o Templo que Salomão construiu foi Jerusalém. Onri e outros reis de Israel eram idólatras. Acabe até construiu um templo para adoração do deus Baal em Samaria.
Sargom, o rei da Assíria, conquistou Israel o reino do Norte, levando muitos do povo de Samaria para o exílio. O rei Sargom encorajou pessoas de outros países a migrarem para Israel. Muitos dos Israelitas que ficaram em Samaria se casaram com estes povos. Além de desobedecerem a Palavra de DEUS em relação ao casamento com estes povos, adoraram os seus deuses.
A rixa entre os Samaritanos e os outros de Israel e Judá era tão grande que quando Alexandre o Grande, conquistou a área, ele deu permissão aos Samaritanos de construírem o seu próprio templo em Samaria. O Povo Judaico do resto do País não somente não aceitava os Samaritanos, mas os desprezava e os consideravam inferiores por serem uma raça mista e não puramente judaica e por não adorarem a DEUS em Jerusalém. Mais tarde, judeus zelosos destruíram o templo deles. Isso causou mais rancor entre os dois. Eram verdadeiros inimigos.
Na época de JESUS, os romanos dominavam Israel desde 65 A.C. Os Romanos uniram o País e um dos trabalhos dos Reis era procurar fazer com que houvesse paz entre estes dois povos.
O caminho mais curto entre Judéia e Galileia era passar pela Samaria. O sentimento entre estes povos era tão forte que para ir da Judéia à Galileia e não passar por Samaria, eles davam uma volta enorme, mesmo que tivessem de atravessar o Rio Jordão.
Um dia, JESUS saiu de Jerusalém que ficava no distrito da Judéia para ir à Galileia. O que diz João 4.3 e 4 sobre o caminho que ELE escolheu? Talvez os seus discípulos estranharam esta escolha. Observou a razão desta escolha? Os valores de JESUS eram eternos.
Havia um encontro especial com quem precisava conhecê-lO. Muitas vezes acontecem coisas inesperadas em nossas vidas, mudanças de planos, encontros e desencontros que nem entendemos. Será que estes são orquestrados por DEUS para podermos encontrar e conversar com alguém que precisa conhecê-lO? Será que os meus valores são eternos?
JESUS e os discípulos andaram pela estrada empoeirada e o dia devia ter sido bem quente. Onde pararam? (João 4.5 e 6) Como versículo 6 descreve JESUS? O que ELE fez? A ‘hora sexta’ é meio-dia e o tempo mais quente do dia. Todos deviam estar bem cansados, com muito calor e com muita sede. Também estavam com fome.
O poço se encontrava na parte de terra que Jacó deu a seu filho José. (Gênesis 33.18-20: 48:22.) Sicar fica entre Nazaré e Jerusalém. Este poço é um ponto turístico hoje.
Os discípulos saíram para comprar alimento. (v. 8)
Geralmente as mulheres buscavam água cedinho de manhã e à tardinha. Iam juntas rindo, brincando, falando dos acontecimentos do dia e quem sabe talvez colocando as fofocas em dia. Era tempo mais fresco para estarem carregando as suas jarras cheias de água.
Quem chegou para buscar água enquanto JESUS descansava, sentado à beira do poço? Não sabemos o nome dela pois as Escrituras a chamam de “a Samaritana”. Será que ela veio esta hora por não querer andar no meio das outras mulheres? Qual deveria ter sido a atitude e as ações das outras mulheres em relação a ela? Como acha que a tratavam? (João 4.7)
Pensando na inimizade entre os Samaritanos e os outros Judeus, o que acha que a Mulher Samaritana pensou ao ver JESUS sentado no poço?
O que é que JESUS disse a ela? ELE usou a sede dele para iniciar uma conversa com esta mulher.
Qual a reação dela ao ver que um Judeu não somente falou com ela, mas pediu água para beber? (João 4.9)
JESUS passou por Samaria para encontrar com esta senhora necessitada. Ele sabia que a necessidade dela era muito maior do que a sede dele. ELE conhecia o coração dela e via a dor e o vazio da vida dela. ELE queria que esta necessidade fosse satisfeita. ELE levou a conversa para o assunto mais importante na vida dela. Qual foi o comentário sabiamente feito por JESUS para fazer com que ela ficasse curiosa e desejosa de saber mais sobre a água viva que ELE oferecia? (João 4.10)
O que é que a Mulher Samaritana queria saber? (João 4:11 e 12)
Qual o contraste feito por JESUS entre a água do poço e a água oferecida por ELE? (João 4.13 e 14) Observe que ELE se identifica e versículo 14 como a PESSOA que dá esta água viva. ‘A água que eu lhe der’. Ele explica qual é o resultado de crer NELE ou recebê-LO como SALVADOR. ‘Se fará nele fonte de água viva que salte para a vida eterna.’ O ESPÍRITO SANTO de DEUS é esta fonte.
Qual a reação da Samaritana? (João 4.15)
Antes que esta senhora pudesse receber esta água viva, ela precisava reconhecer a sua condição pecaminosa e a sua necessidade diante do Perfeito e Santo DEUS. Qual acha ter sido o pensamento dela ao ouvir a pergunta de JESUS? (João 4.16)
Como ela respondeu e qual o comentário feito por JESUS? (João 4.17 e 18)
O que acha que ela pensou ao ouvir o que JESUS falou? Que surpresa!! Como esta pessoa que não a conhecia podia saber tudo da sua vida?
O que é que ela falou e por que acha que ela falou isso? (João 4.19 e 20)
Observe que no versículo 9, ela reconheceu JESUS como sendo um Judeu. Aqui, ela O reconheceu como profeta e o chama de Senhor. O comentário de JESUS tocou no coração desta mulher e ela desejou saber como chegar a DEUS e onde adorar. Lembra que os Samaritanos não iam ao templo em Jerusalém. “Faziam” seus atos religiosos, mas não havia sinceridade. Não era de coração. Havia sistema de rituais tanto em Samaria como em Jerusalém, mas não havia verdadeira adoração. Adoravam sem saber o que faziam. Ela reconheceu isso e reconheceu o vazio na sua vida.
Observe o que JESUS falou. Adoração tinha que ser real e de coração. “A salvação vem dos Judeus”. ELE, Judeu descendente de Abraão, descendente do Rei Davi era a SALVAÇÃO e providenciaria a salvação para ela e para todos. A salvação não era baseada em observâncias e nem aonde adorar mas no crer no Messias. Já havia chegada a hora da salvação e adoração real. ELE enfatizou que DEUS é ESPÍRITO e disse como ELE devia ser adorado. (João 4.21-24)
Talvez a Samaritana pensou em Deuteronômio 18.15-18 ao falar sobre o Messias. (João 4.25) Ela conhecia algo das Escrituras. Vemos agora o desejo que ela demonstrou ao saber, entender e aceitar a verdade.
Descreva o sentimento que ela talvez sentiu ao ouvir o que JESUS disse. (João 4.26)
Pelo que aconteceu a seguir sabemos que neste momento ela creu em JESUS SALVADOR. Ela recebeu a salvação e a água viva maravilhosa e eterna que JESUS lhe deu. Seus pecados foram perdoados. Sua vida foi completamente mudada. Com certeza até a expressão do rosto mudou.
Ao voltar com o alimento que foram buscar quais os pensamentos não verbalizados dos discípulos? (João 4.27)
Depois de crer em JESUS SALVADOR e na maravilhosa verdade que ELE falou, aonde foi a Mulher Samaritana e o que fez? O que aconteceu? (João 4.29 e 30)
Qual a conversa que ocorreu entre JESUS e os seus Seguidores? O que não entenderam? (João 4.31-34) A colheita estava pronta, os Samaritanos precisavam ouvir e aceitar JESUS.
Mesmo que JESUS estivesse falando com os seus discípulos qual a mensagem importante para nós hoje? (João 4.35-38)
Quando alguém aceita JESUS como SALVADOR, deseja que todos da família, amigos e conhecidos O aceitem também. Deseja que todos recebam a Salvação e a Água Viva. A pessoa quer falar a todo mundo sobre a maravilha que aconteceu em sua vida. Foi o mesmo com a Samaritana. O que aconteceu por causa do testemunho dela? (João 4.39)
Ao observar a mudança na vida da Mulher Samaritana, para onde muitos dos outros Samaritanos foram e o que pediram? (João 4.40 e 41) Quanto tempo JESUS ficou com eles?
Qual a conclusão a que todos chegaram, concernente a JESUS SALVADOR? (João 4.42)
Quando JESUS chamou os discípulos para segui-LO, é interessante observar que cada discípulo ao ser chamado reconheceu o mesmo que os Samaritanos. Antes de seguir a JESUS cada um reconheceu que ELE era o Messias prometido no Velho Testamento. (João 1.35-45.)
Que maravilha!! JESUS é AQUELE escolhido (ungido) para ser o nosso sacrifício pelo pecado. ELE morreu em nosso lugar e providenciou a Salvação, o Perdão do pecado e a Água Viva Eterna, como foi prometido nas Escrituras. Tal como os discípulos e a Mulher Samaritana, cada um de nós pode reconhecer que ELE é o prometido MESSIAS de Israel. Cada um de nós pode aceitá-lO como SALVADOR pessoal, receber a salvação, receber o perdão do pecado e receber a água viva. (João 3.16, 18, 36; 6.32-35; 7.37 e 38)
Depois de salvos e perdoados e termos as nossas vidas transformadas, todos nós podemos seguir o exemplo da Samaritana e contar às pessoas ao nosso redor, sobre a maravilha que aconteceu conosco.




Comentários