top of page
  • Instagram
  • Black Facebook Icon

24. A Filha de Jefté

  • Foto do escritor: Para mulheres
    Para mulheres
  • 2 de set. de 2021
  • 4 min de leitura

Atualizado: 21 de mar. de 2023


ree

As Escrituras mencionam o nome de seu Pai, mas não o nome dela ou de sua mãe. Como era o seu pai Jefté conforme Juízes 11.1? Quem era a mãe de Jefté e qual o problema familiar enfrentado por Jefté? (Juízes 11.1 e 2) Para onde ele foi e quais eram os seus companheiros?


Gileade era uma parte de Israel que as tribos de Gade, Ruben e a meia tribo de Manassés haviam herdado. As outras tribos tiveram a sua herança do outro lado do Rio Jordão. (Números 32.1, 2, 29, 33, 39, 40) Jefté era da tribo de Gade.


O que estava acontecendo na terra de Israel neste tempo? (Juízes 10.7-10, 17 e 18; Juízes 11.4)


Qual a solução que encontraram os anciões de Israel? (Juízes 11.5, 6)


Observe a pergunta de Jefté e a resposta dos anciões. (Juízes 11.7, 8) Qual o acordo feito entre eles? (Juízes 11.9-11)


Os Amonitas eram descendentes de Ló. (Gênesis 19.36-38) Como Jefté fez para procurar resolver o problema entre Israel e Amom pacificamente? (Juízes 11.12,13)


Amom não aceitou e enviou uma resposta com qual acusação? (Juízes 11.13) Uma acusação falsa que Jefté procurou esclarecer contando o que realmente acontecera. (Juízes 11.14-23; Números 20.1, 14-21; Deuteronômio 2.9, 18, 19, 26-37) Israel estava em sua própria terra e não na terra de Amom. Israel nem passou pela terra de Amom muito menos pegou qualquer terra de Amom. Amom estava querendo pegar terra que pertencia ao povo de Israel.


Qual a afirmação de Jefté a Amom? Quanto tempo Israel já estava em sua própria terra? (Juízes 11:24-27)


Como o povo de Amom recebeu as palavras de Jefté? (Juízes 11.28)


Qual a força com que Jefté lutaria? (Juízes 11.29) Que fez Jefté? (vs. 30)


Jefté realmente barganhou com DEUS por meio de seu voto. Em vez de simplesmente e humildemente chegar a DEUS e pedir que DEUS desse a vitória para Israel, confiando no poder do TODO PODEROSO DEUS, ele quis a vitória em troca de algo. (Juízes 11.30 e 31) DEUS é soberano e poderoso, deseja que cheguemos a ELE louvando e agradecendo e fazendo as nossas petições, confiando que ELE sabe o que fazer e como melhor responder. Barganhar significa que eu não reconheço a soberania de DEUS. É falta de confiança em DEUS. É pensar que eu preciso fazer algo em troca de um favor que desejo de DEUS. (João 14.13-15; Filipenses 4.6 e 7; I João 5.13-15)

Jefté precisava pedir vitória a DEUS e confiar, não barganhar ou votar. Ele precisava cuidar para não falar indevidamente, sem pensar.


DEUS deu instruções específicas sobre o oferecimento de holocaustos. (Levítico 1.1-17; 6.8-13) Não era para barganhar, a fim de ganhar favor de DEUS. DEUS também não deseja a morte de qualquer pessoa. DEUS proibiu a prática de sacrificar os filhos que era um costume comum entre as nações pagãs em volta de Israel. Avisou Israel para não copiar as práticas abomináveis dos povos ao seu redor. (Levítico 18.21; 20.1-5; Deuteronômio 18:9-13) Jefté sabia que DEUS jamais aceitaria sacrifício humano. JESUS morreu em nosso lugar para pagar a pena de morte que o pecado exigia para que vivêssemos.


DEUS deu a vitória a Jefté e ele voltou triunfante para casa. Uma grande surpresa o esperava. Qual foi? (Juízes 11.32-34)


No versículo 34 é a 1ª vez que é mencionada a filha de Jefté. Ela era uma jovem, filha única e a única herdeira. Quando não houvesse filho homem na família, a herança passava para a filha. (Números 27.1-11) Qual a reação de Jefté ao ver a filha? (Juízes 11.35)


Por meio dos versículos 34-36, podemos ver algumas características desta jovem. O que você consegue descobrir nesses versículos? (Alegre, participava da alegria dos outros, pois foi ao encontro do pai de um modo festivo. Era amável e amava a seu Pai. Quis honrá-lo. Ela era humilde, submissa e obediente pois aceitou o que o pai disse. Temente a DEUS (não quis que o Pai faltasse com a sua palavra.)


Casamento era algo muito importante na cultura Judaica naquele tempo e ainda o é hoje. Com certeza planejava casar e dar herdeiros aos pais. Talvez fosse até prometida. Ao saber do voto do pai, qual o pedido que fez a ele? (Juízes 11.36-38) Agora por causa do voto do pai não poderia se casar.


Pelo texto se vê que ela chorou por não poder se casar, pois ”chorou a sua virgindade”. (vs 37 e 38) Entendemos por esta frase em versículo 37 e a frase “o qual cumpriu nela o seu voto que tinha feito; e ela não conheceu homem;” em versículo 39 que ficou sem casar. Lembrando o fato que a filha de Jefté não conseguiu realizar o seu sonho, veja como as jovens faziam anualmente. (Juízes 11.39 e 40)


Quais exemplos que podemos aprender com o voto indevido e precipitado de Jefté. Devemos pensar antes de falar e pedir sabedoria de DEUS para falar. Devemos procurar pedir conforme a vontade de DEUS. Pedir confiando e não barganhar. Seguem alguns avisos bíblicos sobre a nossa boca. (Salmo 19.14; Salmo 141.3; Romanos 6.11-13; Efésios 4.29; Tiago 1.19 e 3.1-18) Precisamos cuidar para não fazer promessas e nem arranjar compromissos que não podemos cumprir. Precisamos constantemente vigiar a nós mesmos e a nossa boca. Vamos procurar ser sábias no nosso falar e na nossa maneira de agir para que seja agradável a DEUS, onde estivermos. Às vezes, ser sábia significa não falar e ficar quieta. DEUS pode nos ajudar a fazer isso.

Comentários


RECEBA MEUS EMAILS

Obrigado pelo envio!

© 2020. De mulheres para mulheres Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Instagram
bottom of page