11. A Esposa de Potifar
- Para mulheres

- 20 de ago. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 9 de mar. de 2022

Quem era Potifar? (Gênesis 39.1) Quem era o jovem que estava na casa dele e por que ele estava na casa de Potifar? (Gênesis 39.1; Gênesis 37.13-28)
Por que Potifar prosperou e foi abençoado? (Gênesis 39.2-6) Como foi esta bênção? (v.5) Como José é descrito nestes versículos? Como era a sua aparência? O que aconteceu com ele quando era escravo e empregado de Potifar? Conforme versículos 5 e 6, parece que Potifar não sabia muito do que acontecia na sua própria casa.
Potifar era casado. O nome de sua esposa não consta nas Escrituras. Veja como a Bíblia se refere a ela. (Gênesis 39:7)
Na sua opinião, como foi a posição desta senhora na sociedade do Egito? Descreva como acha que ela se comportava e como se vestia. Com certeza o seu esposo era bem respeitado e ela então também deveria ser. Parece que ela deve ter tido tudo do bom e do melhor.
Pelas ações dela com José, como acha que ela era em casa com os outros servos? (Gênesis 39.70) Será que ela fez isso com mais alguém? Como acha ter sido o relacionamento dela com DEUS?
O que a resposta de José revela sobre ele e seu caráter? (Gênesis 39.8-12) Observe o que ele diz sobre o seu patrão e a razão de não dar ouvidos à esposa de Potifar. O que isso revela sobre o seu relacionamento com DEUS?
O que se pode dizer sobre a dona Potifar e o seu caráter? (Gênesis 39.10-18) Descreva como acha que as palavras que seguem podem se aplicar a ela. Infiel, falsa, egoísta, orgulhosa, enganosa, mentirosa, vingativa e sem temor de DEUS. Como cada uma destas palavras é vista na vida dela?
O que aconteceu com José? (Gênesis 39.19-23) Por que acha que a esposa de Potifar fez isso?
Como será que Potifar se sentiu e o que talvez tenha pensado depois que sua ira se acalmou? Será que teve dúvidas sobre sua esposa?
Como acha que ficou a consciência da dona Potifar durante sua vida sabendo o que fez? Como você acha que ela se sentiu ao saber que José, a pessoa que ela acusou falsa e injustamente era o governador do Egito? Será que temeu represália? (Gênesis 41.38-44) Como acha que Potifar sentiu ao ver José na posição de governador? Como governador José era o seu superior. Será que algum dia Potifar ficou sabendo a verdade?
O que podemos aprender de DEUS e sobre DEUS no relato dessa história? O que a vida de José nos ensina? Por que será que DEUS deixou isso acontecer? Como era a vida de José na casa de seu pai? Veja o que o próprio José disse sobre os acontecimentos de sua vida. (Gênesis 50.15-21)
A Soberania de DEUS é real e verdadeira seja no tempo de José ou em nossas vidas. Sua onipotência, onisciência e onipresença também. Se José continuasse sendo o filho mimado na casa de seu pai, não estaria preparado para o trabalho que DEUS tinha para a sua vida. Ao interpretar os sonhos dos empregados de Faraó e continuar na prisão ele estava no lugar em que podia ser localizado rapidamente para interpretar o sonho do rei do Egito.
Não se sabe mais sobre a dona Potifar, mas o testemunho e a fidelidade de José vivem eternamente. O Salmo 105 inicia com louvor a DEUS pelos feitos de DEUS (Salmo 105.1-5) Nos versículos 17-22 conta algo sobre José.
Atos errados e pecaminosos afetam e influenciam não somente a mim, mas aos outros também. Os atos da esposa de Potifar afetaram José, causando-lhe grande dor e tristeza. Fizeram Potifar perder o seu servo mais fiel e as bênçãos que tinha com a presença de José. Por obedecer e honrar a DEUS com sua vida, José influenciou todos ao seu redor onde quer que ele estivesse. Obediência a DEUS e o agir corretamente afetam e influenciam outros para o bem. Quanta responsabilidade, eu, como filha do DEUS altíssimo, tenho, de obedecer a DEUS e agir corretamente diante de todas as pessoas ao meu redor. (Colossenses 1:9-15)




Comentários