top of page
  • Instagram
  • Black Facebook Icon

27. Orfa

  • Foto do escritor: Para mulheres
    Para mulheres
  • 5 de set. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 21 de mar. de 2023


ree

Elimeleque e Noemi eram Israelitas da cidade de Belém. A vida em Israel ficou difícil por causa de um tempo de fome. O casal saiu de Belém para morar em Moabe. Moabe era uma terra onde as pessoas adoravam ídolos e não temiam a DEUS. Elimeleque faleceu. Noemi ficou viúva com dois filhos para terminar de criar. (Rute 1.1-3) Quiliom, um dos filhos, casou-se com uma jovem Moabita chamada Orfa. Malom, o irmão de Quiliom, casou-se com uma Moabita cujo nome era Rute. (Rute 1:4; estudo número 28)


O nome Orfa significa “pescoço” ou “juba”. “Juba” significa crina de leão. Nada sabemos sobre a família de Orfa ou de sua idade, mas, sendo cidadã de um país onde se adoravam ídolos, é bem possível que ela também os adorasse. Seu esposo era judeu nascido na cidade de Belém de Judá em Israel. Ele e seus pais deviam ser pessoas que adoravam e temiam somente ao único e verdadeiro DEUS, o DEUS de Israel. Orfa, com certeza, ouviu falar de DEUS tanto por seu esposo, como por sua sogra. Não sabemos se o seu esposo a levou a crer em DEUS ou se ela o influenciou para a idolatria.


O que aconteceu com Quiliom e Malom? (Rute 1.5) Os nomes dos dois eram relacionados à saúde fraca, como vimos na lição 26 - Noemi. Como acha que esta jovem senhora se sentiu? Três viúvas em uma só casa não deve ter sido muito agradável. Como devia ser esta casa?


Observe o que Noemi deseja para Orfa. Qual a razão para ela desejar isso? (Rute 1.6-8) Como parece ter sido o relacionamento entre Orfa e a sua sogra? Para onde Orfa começou a ir juntamente com a sogra e com a sua cunhada? Qual era o costume daquele tempo em relação às viúvas?


Ao caminhar em direção à terra de Judá, o que foi que Noemi, a sogra de Orfa, disse a ela concernente à viagem que estavam fazendo? (Rute 1.8-13) Quais as razões dadas por Noemi para incentivar as noras a voltarem para Moabe?

Qual foi a decisão da Orfa? (Rute 1.14) Não escolheu a DEUS. Observe as palavras de Noemi em v.15 “Eis que voltou sua cunhada ao seu povo e aos seus deuses”. Orfa devia saber pela vida e palavras de sua sogra que o DEUS único e verdadeiro era adorado em Israel. Ao escolher voltar para Moabe, Orfa escolheu os ídolos em vez do DEUS vivo.


Por que, na sua opinião, ela tomou esta decisão e quais algumas características dela? (temerosa, instável, futuro inseguro, saudade da família, não querer deixar os ídolos, desejo de casar-se de novo, não conhecia DEUS, facilmente persuadida) Que significou esta decisão em sua vida e qual o resultado? Como acha que foi a sua vida ao voltar para Moabe? Falou de DEUS à família? Voltou aos ídolos? Casou e teve filhos? O relato Bíblico sobre a Orfa termina aqui. Não sabemos mais nada sobre a sua vida.


Como Orfa, todos nós temos escolhas a fazer. A escolha mais importante na vida de qualquer pessoa é aceitar JESUS como SENHOR, SACRIFÍCIO e SALVADOR. Só

existe um DEUS. A SUA Palavra, a Bíblia, também é única. Veja Atos 4:12. A escolha feita decide a vida e a eternidade de cada pessoa. No fim da vida de Moisés, o SENHOR falou a Israel por meio dele. Observe o que DEUS falou a Israel sobre a importância de crer nELE e na Palavra dELE. (Deuteronômio 30.15-20) Escolher DEUS e a sua Palavra é escolher a vida. Escolher DEUS é crer em JESUS. Isso é vida de verdade. Orfa perdeu por não escolher DEUS. E nós? A escolha é individual. Eu escolho DEUS. E você? Observe as palavras de Josué em Josué 24:15.

Comentários


RECEBA MEUS EMAILS

Obrigado pelo envio!

© 2020. De mulheres para mulheres Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Instagram
bottom of page