22. Jael
- Para mulheres
- 31 de ago. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 21 de mar. de 2023

Jael era esposa de Heber, o Queneu. As Escrituras não relatam, mas pensa-se que Jael seja também do povo Queneu. Os nomes de seus Pais não se encontram no relato Bíblico.
Os Queneus eram descendentes de Hobade, filho de Jetro (também chamado de Reuel) o Midianita e Sogro de Moisés. Hobade acompanhou Israel e Moisés por algum tempo na ida à Terra Prometida. (Números 10.29-32) Ficaram habitando junto com os da tribo de Judá. (Juízes 1.16) Heber e sua família com certeza sabiam então sobre Israel e seu DEUS maravilhoso.
Por alguma razão Heber, o descendente de Hobade se afastou do resto de sua família indo morar longe dos demais. Era tribo nômade, amiga ao povo de Israel. Neste relato vemos que Heber também era amigo dos inimigos de Israel, os Cananitas. Parece que queria ficar “em cima do muro”, queria ser amigo de todos e não ser inimigo de ninguém. Jael, a esposa de Heber, evidentemente estava do lado de Israel. (Juízes 4.11)
Heber e a sua família com certeza sabiam da guerra acontecendo entre Israel e os Canaanitas com seus 900 carros de ferro. (v.13) Sabiam sobre Israel e tudo que lhe tinha acontecido. Talvez suas tendas estivessem em um lugar que pudessem até ouvir o som da batalha.
Israel estava derrotando o exército do Rei Jabim de Canaã. (estudo no.21-Débora) Ao ver a derrota de seu exército e ao ver que os seus soldados estavam todos morrendo, Sísera, o Capitão do exército inimigo fugiu. Ele deixou o seu carro de ferro para traz e fugiu a pé. (Juízes 4:16 e 17)
Sendo que havia paz entre o Rei Jabim e Heber, Sísera foi até as tendas da família de Heber. Jael a esposa de Heber viu a sua chegada e foi ao seu encontro. Ela nem o esperou chegar e pedir hospedagem e proteção. Aceitar alguém em sua casa ou tenda, conforme a lei da hospitalidade, significava proteção e segurança ao seu hospede. Sísera sabia disso. Jael também sabia. O ato de Jael em recebê-lo em sua casa significou dar-lhe a proteção que ele estava desejando.
Jael convidou Sísera para entrar, deu-lhe leite, deu lugar para descansar, e cobertor. Ela esperou que ele dormisse um sono bem profundo. Quando dormiu, ela tomou uma estaca de tenda e um martelo. Cravou a estaca na fronte de Sísera, matando-o com uma pancada só. Montar e desmontar as tendas era o trabalho das mulheres e Jael sabia muito bem como usar o martelo e a estaca. (Juízes 4.8-21) Realmente conforme a lei da terra, o ato de ser morto por uma mulher, era uma desgraça terrível. O fato é que Sísera foi morto por uma mulher. DEUS havia dito a Baraque, por meio de Débora, que venderia a Sísera na mão de uma mulher, por Baraque recusar a confiar completamente em DEUS. (Juízes 4.8 e 9)
Baraque derrotou os soldados inimigos e foi atrás de Sísera. Jael estava esperando por ele. Ela o convidou para entrar e ver Sísera. Qual a grande surpresa de Baraque ao encontrar o Capitão do exército inimigo já morto! Morto pela mão de uma mulher exatamente como DEUS havia falado.
No cântico de Débora, Jael foi louvada pelo que fez. (Juízes 5.24-27) Ela podia ter escolhido aliar-se a Sísera e o Rei Jabim. Com certeza teria sido recompensada, mas escolheu DEUS e o seu povo. Entendia que lutar contra Israel era lutar contra DEUS.
O Rei Jabim e o seu povo eram cruéis. Não queriam saber de DEUS ou de seu povo. Estavam fazendo Israel e muitos outros povos sofrerem. A Bíblia diz que afligiam o povo de Israel violentamente ou cruelmente. (Juízes 4.3) Israel clamou ao SENHOR por socorro.
Com certeza todos que moravam nos arredores, inclusive Jael, sabiam da crueldade deste inimigo. Jael tinha sua razão pelo qual achava que Sísera devia morrer e não hesitou em matá-lo quando teve a chance de fazê-lo. Foi usada por DEUS para ganhar a vitória sobre um dos inimigos de DEUS e do seu povo. Ela escolheu DEUS. É lembrada por ser corajosa, determinada, decidida, resoluta, astuta e sábia. Não exitou em fazer o que achava certo. Agiu cumprindo uma missão.
Com ela podemos aprender: DEUS é mais importante do que qualquer pessoa ou qualquer coisa. Devemos desejar ser usados para defender pessoas que necessitam de ser defendidas seja no falar ou nas ações. Ser corajosa em relação às coisas de DEUS. O que mais aprendeu com ela a fim de aplicar na sua vida?
Comentários