03. Ana
- Para mulheres
- 14 de jan. de 2022
- 4 min de leitura
Atualizado: 26 de jul. de 2022

Somente os Sacerdotes podiam entrar na primeira sala dentro do Templo em Jerusalém que era chamado “O Lugar Santo”. Na segunda parte “O Santo dos Santos”, o Sumo-Sacerdote era o único que podia entrar e somente uma vez por ano no “Dia de Expiação”. Neste dia ele oferecia sacrifício pelo seu próprio pecado primeiro e depois pelo pecado do povo de Israel diante do DEUS Altíssimo, (no propiciatório) a tampa da Arca da Aliança. Na área ao redor do Templo em Jerusalém haviam átrios ou pátios onde as pessoas podiam adorar a DEUS. Havia o átrio ou pátio dos Sacerdotes, o átrio dos Israelitas (reservado para os homens) e o pátio dos Gentios. O primeiro pátio, logo na entrada da área do Templo, era o pátio ou átrio das mulheres. Era um lugar especial onde as mulheres podiam adorar e louvar a DEUS e fazer as suas petições. Quem ia ao Templo com certeza veria a Sra. Ana no pátio das mulheres adorando e orando a seu DEUS.
Quem era esta senhora que DEUS faz questão de mencionar em sua Palavra? Quem era o seu pai e qual tribo ela pertencia? (Lucas 2:36) Fanuel significa “presença de DEUS” ou “face de DEUS”. Ana significa “graça”.
Ao entrar na terra prometida a Tribo de Aser foi uma das tribos que não conseguiu expulsar os inimigos da parte que lhe fora consignada (Juízes 1.31 e 32). Também se afastaram de DEUS. Porém, mais tarde, quando o Rei Ezequias restaurou o Templo e a adoração a DEUS; algumas pessoas da tribo de Aser se humilharam e se voltaram para DEUS. Algumas outras tribos e algumas pessoas de Aser caçoaram e fizeram pouco do convite do Rei para voltarem a DEUS. Depois de centenas de anos podemos ver que Fanuel e sua família faziam parte da Tribo de Aser que continuavam fiéis a DEUS. (II Crônicas 30.1-12)
Um Profeta ou uma Profetisa era a pessoa que representava DEUS ao Povo de Israel. DEUS falava ao Povo por meio dele ou dela. A maioria destas pessoas eram homens, mas houve mulheres como Miriã (estudo número 18 do Velho Testamento), Débora (estudo número 21 do Velho Testamento), Hulda (estudo número 52 do Velho Testamento) e a Esposa do profeta Isaías (estudo número 57 do Velho Testamento) que eram profetisas. Ana também era profetisa. Estas pessoas eram bem chegadas a DEUS e precisavam conhecer muito bem a Palavra de DEUS. Precisavam conhecer bem as profecias já dadas por DEUS a profetas anteriores.
Durante quantos anos Ana esteve casada? O que se sabe do seu esposo? (Lucas 2.36 e 37).
Qual a sua idade? Filhos não são mencionados. Na idade dela, se tivesse filhos, com certeza estavam casados e com suas próprias famílias, netos e talvez bisnetos.
O que Ana fazia e quando? versículo 37. Talvez morava em uma das 4 salas especiais nos cantos da área do Templo, sendo que dizia “noite e dia”.
Observa as palavras “servindo a DEUS com jejum e orações”. Louvar e orar são uma maneira
de servir ao nosso amado DEUS. Que exemplo Ana deu para nós, se somos viúvas ou não.
Talvez você seja uma pessoa com pouco tempo ou com um pouco mais de idade e nem sempre pode sair de casa. Talvez você não goze de boa saúde ou tenha outros problemas que impedem que saia tanto de casa. Talvez tenha boa saúde, tempo e pode sair e ir à casa de DEUS. Talvez esteja super ocupada com sua casa, trabalhe fora e tenha pouco tempo. Seja como for ou como é a sua vida, pode servir a DEUS, louvando-O e orando onde estiver. DEUS nos diz por quem devemos orar em I Timóteo 2.1-8. Pode ter um caderninho com uma lista de nomes por quem orar dividindo os nomes conforme os dias da semana. Ore na segunda-feira pelas pessoas cujos nomes estão na lista de segunda. Na terça ore pelas pessoas na lista de terça-feira e assim por diante. Todos nós podemos orar umas pelas outras. Não se esqueça de louvar e agradecer a DEUS por QUEM ELE é e o que ELE faz antes de pedir.
A profetisa Ana conhecia muito bem as Escrituras concernente à vinda do Messias de Israel. Ao louvar e orar ela esperava ansiosamente esta vinda. Que alegria para ela naquele dia em que viu o jovem casal José e Maria no templo onde foram dedicar o pequenino Jesus a Deus em cumprimento da lei (Números 3.11-13).
Ela entrou na área do Templo na hora em que o Senhor Simeão conversava com o casal e segurava o bebê Jesus no colo. Com certeza ela conhecia este homem justo e temente a DEUS que como ela, esperava a chegada do MESSIAS de Israel. Quais seriam os pensamentos de Ana ao ouvir as palavras do idoso Simeão? (Lucas 2.25-35).
Qual a primeira reação dela ao saber QUEM era esta criança?( Lucas 2.38).
Depois de agradecer a chegada de QUEM ela tanto esperou o que fez Ana e para quem? versículo 38.
Quanto regozijo houve entre os que esperavam o Messias e ouviram as palavras dela. Com certeza eles iam espalhando a notícia para outras pessoas. Houve também pessoas que não esperavam e nem ligaram. É o mesmo hoje. Têm pessoas que alegremente receberão esta nova grandiosa e outras nem ligarão.
Ana constantemente orava e louvava a DEUS antes da chegada de Jesus. Quanto mais depois de vê-Lo. Louvava e agradecia ao divulgar a notícia maravilhosa de SUA chegada.
Ana conhecia somente o Velho Testamento. O Novo Testamento ainda não tinha sido escrito. Hoje nós temos o privilégio de conhecer os dois Testamentos. Temos o privilégio e responsabilidade de divulgar não somente a chegada de Jesus, o Messias e Salvador mas a sua morte, sepultamento e ressurreição. Que maravilha divulgar o fato de que todos que quiserem podem receber a Salvação e o perdão pelo qual ELE deu a sua vida e que ELE nos oferece de graça. Podemos divulgar a notícia do arrebatamento que é a sua vinda nos ares para buscar todos os que aceitam JESUS como SALVADOR. Podemos falar também de sua volta aqui na terra e sobre a eternidade. Que notícias!!!
Vamos ser pessoas fiéis como Ana, orando, louvando e divulgando (Mateus 28.18-20).
Comments