29. Ana
- Para mulheres
- 7 de set. de 2021
- 6 min de leitura
Atualizado: 28 de mar. de 2023

Seu nome significa “graça”. Onde ela morava e quem era o seu esposo?
(I Samuel 1.1) Ramataim-Zofim era um lugar montanhoso de Efraim. Ramataim significa altitude. Zofim vem de Zuf ou zofai antepassado de Elcana.
Quais eram os dois problemas difíceis que Ana enfrentava? (I Samuel 1.2)
Conforme v. 3, como você descreveria o relacionamento de Ana e de seu esposo Elcana com DEUS? E o relacionamento de Elcana e Ana? (versículos 4 e 5) Pensando nestes 2 versículos, por que você acha que Elcana tinha 2 mulheres?
O nome ‘Penina’ significa rubi ou coral.
O plano de DEUS era um homem e uma só mulher para toda a vida. (Gênesis 2.21-24; Mateus 19.4-8) Ao dar as instruções para a escolha de um líder de uma Congregação, veja o que DEUS disse. (I Timóteo 3.1 e 2; Tito 1.5 e 6)
Para qualquer mulher, infertilidade era uma tristeza muito grande. Para a mulher Judia, gerar filhos é de suma importância e naquela época era mais ainda. O não gerar filhos, e especialmente filho homem, era como se fosse um castigo de DEUS e como se não estivesse cumprindo o seu papel de mulher. Como o MESSIAS era esperado, também significava que era possível ser a mulher que O traria ao mundo. Não ter filhos não somente era uma tristeza pessoal, angustiante e debilitante, mas era uma vergonha diante do esposo. Ela tinha a reprovação da família e, às vezes, rejeição da sociedade. Um filho ajudaria a sustentar a família e era necessário para a continuação da descendência.
Como se tudo isso não bastasse, como agia a outra esposa para com a Ana? (I Samuel 1.6-7) Como seu esposo procurava confortar Ana? (v. 8) Será que ele sabia tudo que a Penina fazia com Ana? Por que será que era pior na ida ao Tabernáculo que ficava (Josué 18.1) em Siló? Parece que ela não revidou. Se fizesse isso, só pioraria a situação.
Quem dá filhos? (vs. 5) Ana sabia com quem falar. Que fez? (vs. 9, 10) Como versículo 10 descreve o seu sentimento? Não somente orou, mas fez o quê?
O que pediu e o que disse que faria se recebesse o que pedira? (I Samuel 1.11)
Fazer um voto diante de DEUS é uma coisa séria. Veja o que DEUS mesmo disse sobre votar. (Deuteronômio 23.21-23) DEUS falou também sobre a mulher que fizesse um voto. (Números 30.2-15) Não sabemos o que Elcana pensou sobre o voto da Ana ou se ele sabia do voto.
Conforme o voto de Ana, como seria o filho e que faria com ele? Este filho seria dedicado e separado para DEUS durante toda a sua vida. Ele então seria um “Nazireu” A palavra “Nazireu” significava separado ou consagrado. (Números 6.1-13) Além de um bebê ser dedicado a DEUS desta maneira, qualquer pessoa podia se consagrar a DEUS de um modo especial e diferente.
Qual a maneira de Ana orar e o que o Sacerdote Eli pensou dela? Que falou a ela? (I Samuel 1.9-14) Já pensou! Ela já estava tão angustiada e triste e ainda por cima o líder Espiritual que representava DEUS ao povo e que devia encorajá-la fez um julgamento precipitado e uma acusação falsa. Pela maneira de ela estar orando houve uma primeira impressão e ele a julgou erradamente. Um exemple para nós. Às vezes, as primeiras impressões seguidas de julgamentos precipitados podem nos induzir a errar completamente sobre uma pessoa ou um assunto.
O que Ana falou ao ouvir a acusação? O que ela fazia? (vs. 15, 16) Ela não contou qual o pedido pelo que implorava. Quais as palavras confortantes que ela recebeu de Eli e como ela reagiu? (vs.17-18) Eli desejou que DEUS lhe desse o seu pedido, mas não garantiu isso. Ana contou a DEUS o seu problema e o deixou nas mãos do TODO PODEROSO. Confiou que qualquer que fosse a resposta DELE tudo estava bem com ela. O que o amor e o conforto do esposo não podiam fazer, DEUS fez.
Assim é o mesmo conosco, podemos derramar o nosso coração diante de DEUS. Ninguém pode realmente consolar, confortar, aliviar, sustentar e suprir as nossas necessidades a não ser o nosso maravilhoso DEUS.
Que fez o casal antes de voltar para casa? (v.19)
Que aconteceu ao voltarem para casa? (v.20) Pode imaginar como a Ana ficou ao perceber que estava grávida? Quanta alegria ao nascer este nenê “pedido de DEUS” e recebido de DEUS. Elcana tinha o grande gozo de agora ter filho da amada esposa. Como será que a Penina ficou?
Que fez a Ana depois do nascimento de Samuel? (vs. 21-23)
A alegria e satisfação de Ana em ter um filho eram grandes. Sua gratidão a DEUS ainda mais. Amava o filho, mas amava mais a DEUS e cumpriu o seu voto. Deve ter trabalhado bastante com o pequenino para prepará-lo para a separação.
Fazer um voto e pensar em cumpri-lo antes do neném nascer era uma coisa. Cumprir o voto depois de ter o filho nos braços e saber o que significaria se separar dele, era outra coisa. Vendo que a Ana cumpriu o seu voto em relação a Samuel, como você a descreveria? Que tipo de mulher era?
Como fez Ana ao cumprir o seu voto? (I Samuel 1.24-28) Observe as palavras dela em versículos 26-28.
As Escrituras não nos dão a idade de Samuel, mas diz que o menino era “ainda muito criança” e que Ana o tinha desmamado. Talvez estivesse com 3 anos. Deve ter sido dificílimo deixar Samuel no Tabernáculo, mas veja o que ela fez no fim de v.28. O desejo de Ana era que ele conhecesse DEUS logo e crescesse no ambiente do Tabernáculo. Queria que ele fosse de DEUS e O servisse.
Podemos perceber um pouco da gratidão que sentia pelas palavras de seu louvor a DEUS. Parece não ter palavras suficientes para expressar o que sentia. Veja a sua oração de louvor. (I Samuel 2.1-10)
Primeiro ela disse “meu coração exulta” ao SENHOR. Que disse sobre o seu poder e a sua boca e por quê? (2.1) Dilatar significa estender, espalhar, divulgar.
Quais coisas ela disse que “não há” (2.2)
Que aviso ou admoestação ela deu em v. 3 e por quê? Que significa isso para nós?
Que contraste fez em v.4? O que disse sobre os famintos? E sobre a que era estéril e quem tinha muitos filhos? (v. 5)
Quais as 5 coisas que Ana diz que DEUS faz em versículos 6-8? Quem é DEUS e qual a razão de ELE poder fazer tudo isso?
Qual o contraste entre a maneira de DEUS tratar os seus santos e os ímpios? (v. 9)
O que ela nos faz lembrar sobre DEUS e o homem? (Fim de v. 9 e v. 10)
Depois de louvar e de agradecer a DEUS, Elcana e Ana voltaram para casa. Samuel ficou com Eli no Tabernáculo. Quais seriam os sentimentos de Ana ao deixar o seu filho? (v.11)
Quais os problemas dos filhos de Eli em relação a DEUS? (I Samuel 2.12-17)
E como estava Samuel no seu novo lar? (v.18)
Que faziam Ana e Elcana anualmente? (v.19)
Quais as bênçãos derramadas por DEUS sobre os Pais de Samuel? (2.20-21)
Como foi a vida de Eli e seus filhos? (2.22-25) E o de Samuel? (v. 26)
Qual o aviso do homem de DEUS a Eli? (I Samuel 2. 27-36)
Que aconteceu na vida de Samuel que o fez conhecer melhor a DEUS, conhecer melhor a santidade de DEUS e os planos de DEUS? (I Samuel 3.1-18)
Como a Palavra de DEUS descreve Samuel? (vs. 19-21)
Samuel, o filho de Ana, foi um grande profeta, um grande sacerdote e líder em Israel. Foi ele que ungiu Saul como o primeiro rei de Israel. Ungiu ao Rei Davi como o grande rei escolhido por DEUS. Amou a DEUS e O serviu durante toda a sua vida. Quem o ensinou e o preparou para a vida, dirigido por DEUS foi sua mãe.
Como a Ana devia ter sentido ao ouvir sobre o filho que ela pedira a DEUS, e recebera de DEUS? Que será que pensou ao lembrar a sua oração e o fato de ter entregado este filho a DEUS? Que sentiu cada vez que viu este filho?
O que você aprendeu com Ana?
1. Sobre oração?
2. Sobre o que fazer ao enfrentar problemas da vida?
3. Sobre confiar e deixar tudo nas mãos de DEUS?
4. Sobre louvar e agradecer a DEUS em todo tempo? (Salmo 29.1 e 2; Salmo 125.1 e 2 ; 142.1-3 e 4; Efésios 3.14-21)
Oremos para que DEUS nos ajude a sempre lembrar e pormos em prática na nossa vida diária o que aprendemos com Ana.
Comentarios