25. Mulheres na vida de Sansão
- Para mulheres
- 3 de set. de 2021
- 7 min de leitura
Atualizado: 21 de mar. de 2023

1. Mãe de Sansão
Qual o problema enfrentado por Israel, narrado no livro de Juízes, e qual a causa dele? (Juízes 13.1)
A mãe de Sansão era da tribo de Dã. As Escrituras não relatam o seu nome. Ela é conhecida como a mulher de Manoá. Ela tinha uma tristeza em sua vida. Qual era? (Juízes 13.2) Ter filhos, para uma senhora Judia, era muito importante e visto como bênção de DEUS. (Salmo 127.3-5) Não ter, era como não ter a bênção de DEUS. A Bíblia nada fala da idade dela ou de seu esposo.
O que aconteceu a ela de acordo com Juízes 13:3-7? Como acha que ela ficou ao ouvir a notícia dada pelo anjo?
A seu ver, quais algumas características desta senhora, observadas na sua atitude e nas suas ações, ao ouvir a mensagem do anjo? (Mulher de fé, temente e DEUS, pois acreditou e confiou na palavra do anjo. Esposa fiel, bom relacionamento com o seu esposo – correu para lhe falar do acontecido. Compartilhava com ele. Agradecida, responsável querendo fazer o que era certo.)
Quais coisas que ela enfatizou ao contar tudo a seu marido. (Juízes 13.6)
Qual foi a reação de seu esposo? (Juízes 13.8) O que você acha desta reação? Que pedido ele fez? Na sua opinião, por que o anjo apareceu a mulher e não ao seu marido?
O anjo apareceu de novo à esposa de Manoá. Qual a reação dela? (Juízes 13.9 e 10)
Por que acha que o anjo apareceu de novo a ela e não a ele?
O que Manoá quis saber? (Juízes 13.11-14) Por que, na sua opinião, Manoá queria que o anjo repetisse o que ele já tinha falado a sua esposa?
O que Manoá queria fazer? (vs. 15) Conforme Juízes 13.16, para quem era oferecido o holocausto? Qual a pergunta de Manoá ao anjo? E a resposta do anjo? (vs. 17 e 18) O que o anjo declarou sobre o seu nome?
Qual foi a oferta de Manoá a DEUS e onde ele a colocou? Que fez o Anjo do SENHOR? De onde saiu a chama? (vs.19-20)
O que aconteceu depois do oferecimento do holocausto? (Juízes 13.20-22) O que diz a ação, o temor e as palavras de Manoá, sobre a sua fé e o seu andar com DEUS? Compare com a atitude e palavras de sua esposa. Olhe o raciocínio lógico, sábio e confiante dela. (Juízes 13.23) Ela não é conhecida pelo seu nome, mas ela é conhecida pela sua confiança em DEUS.
Que alegria deve ter sido ao nascer o filho. Em relação à profecia sobre o seu nascimento, o que os pais devem ter pensado e qual a esperança sobre o futuro? (vs.24) O nome Sansão ou Shimshôn é derivado da palavra Hebraica shemesh que significa sol. Os comentaristas dão o sentido de seu nome como “o pequeno sol” ou “pessoa solar” ou “raios de sol”. Ele foi o décimo terceiro juiz de Israel e julgou Israel durante 20 anos.
Quais os pensamentos que a mãe de Sansão deveria ter acerca da moça com a qual ele queria se casar? (Juízes 14.1-4)
Não sabemos quanto tempo ela viveu, mas como deve ter sentido ao ouvir as notícias dos feitos de seu filho? Que dor e angústia deve ter sentido. Conforme 16:31 parece que Manoá e sua esposa tiveram outros filhos depois do nascimento de Sansão, pois fala “seus irmãos”. Ao falarmos das outras 3 mulheres na vida de Sansão e os acontecimentos na vida dele, ficaremos lembrando de sua Mãe. Pensaremos sobre os sentimentos dela em relação à vida do filho.
2. A Esposa de Sansão
Sansão gostou de uma moça dos Filisteus e quis se casar com ela. As Escrituras não dão o seu nome nem os nomes de seus pais. A Bíblia fala de uma irmã dela.
Os Filisteus eram descendentes de Cão, o filho de Noé. Vieram de Casluim da ilha de Caftor ou Capadócia. Foram habitar em Canaã no tempo da velhice de Josué. Adoravam os 3 deuses - Dagom, Baalzebub e Astarote. (I Samuel 5.2 e 31.10) Eles ofereciam sacrifícios e usavam amuletos durante as batalhas. Eram grandes inimigos de Israel, e procuravam dominar e destruir Israel constantemente. (Lembra de Golias?).
Casar-se com pessoa idólatra era expressamente condenado por DEUS. Olha o perigo que causaria para a nação. (Deuteronômio 7.1-6) Observe a reação dos pais de Sansão. (Juízes 14.1-3) Mesmo assim DEUS usaria isso para derrotar o inimigo de Israel. A moça não conhecia a DEUS e não havia o temor de DEUS em sua vida. Ela não era honesta, era mais leal ao seu povo do que ao marido. Traiu o seu esposo. O pai também não honrou a sua palavra, pois deu a filha a outro depois de tê-la dado em casamento para Sansão. (Juízes 14.4-20) O resultado de tudo foi uma tragédia horrorosa com consequências terríveis. (Juízes 15.1-8) Sansão não honrou os seus votos de Nazireu de não chegar perto de um cadáver. Tirou até mel de um cadáver. Só há um DEUS e sua Palavra é a única verdade. Não seguir a DEUS e obedecer à Palavra dELE, sempre leva a tristeza e dor.
Como deve ter ficado a mãe de Sansão ao ouvir sobre estes acontecimentos? Que conforto daria para ela? Se pudesse aconselhar a moça antes de tudo isso, o que diria a ela? E o que aconselharia ao pai dela? E como tentaria ajudar a Sansão?
O que aconteceu com Sansão? (Juízes 15.9-20)
3. A Prostituta de Gaza
Sansão colocou a sua própria vida em perigo por desobedecer a DEUS no seu relacionamento com esta mulher. Nada sabemos sobre ela além de Sansão ter-se relacionado com ela. (Juízes 16.1)
A Palavra de DEUS é clara sobre relacionamentos criados. (Provérbios 5.20-23; Hebreus 13.4 e 5) Veja as proibições Bíblicas sobre a prostituição. (Levítico 19.29; Lev.21.7, 9, 14; Gálatas 5.19-24; I Tessalonicenses 4.3-7) Sansão, como Nazireu, tinha que estar separado, dedicado, consagrado a DEUS e abster-se de tudo que não era reto aos olhos de DEUS.
O resultado da ida de Sansão à prostituta encontra-se em Juízes 16.2-3. Os inimigos Filisteus ficaram com mais ódio ao serem enganados por Sansão. Ter os portões da cidade levados por Sansão era muito humilhante para o inimigo, pois o portão da cidade simbolizava o poder nacional. Ainda esta vez DEUS lhe concedeu a vitória.
Como acha que a Mãe de Sansão sentiu ao saber notícias de seu filho?
4. Dalila
A força de Sansão vinha de DEUS. O fato de não cortar o cabelo era um segredo e era uma ordem para ser obedecida. Contar o segredo e cortar o cabelo desobedecendo ao TODO PODEROSO significava derrota e haveria consequências desastrosas.
Qual o próximo passo de Sansão conforme Juízes 16.4?
O nome Dalila significa dedicada. Ela talvez fosse dedicada a um deus. Comentaristas variam de opinião sobre a sua nacionalidade, mas a maioria acha que ela é Filisteia. Ela morava no vale de Soreque. Possivelmente é o mesmo lugar do atual Wady Surak que fica 13 milhas (20,92 km) de Jerusalém e 2 milhas (3,22 km) de Zorá onde Sansão morava. Existe uma ruína perto do vale chamada Khirbet Surik.
Qual o perigo eminente? (Juízes 16.5)
Na sua opinião, por que Dalila aceitou esta proposta? Quais seus problemas e quais algumas de suas características vistas neste ato? (talvez bonita, gananciosa, interesseira, traiçoeira, infiel, não amava a DEUS, falta de respeito, cruel, má, astuta, enganosa, imoral pois não fala de casamento com Sansão, falta de amor a Sansão, cheio de si, aproveitadora)
Como acha que a mãe de Sansão sentiu ao saber deste relacionamento?
Que fez Dalila para obter o segredo da força de Sansão? Veja cada tentativa e o resultado.
1º Juízes 16.6-9 Qual foi?
2º Juízes 16.10-12 Qual foi?
3º Juízes 16: 13-14 Qual foi?
Observe que ele falou algo sobre o seu cabelo. Quais artimanhas sedutoras e hipócritas que Dalila usou para finalmente, na 4ª tentativa, conseguir o que queria? (Juízes 16.15-20)
Por que você acha que Sansão caiu na armadilha dela depois de vivenciar as outras 3 vezes de traição? Como estava a percepção e o discernimento dele? E a vida dele com DEUS? Houve uma descida triste. Tudo por ele não obedecer a DEUS. Uma mulher pode ser um perigo na vida de um homem e um homem pode ser um perigo na vida de uma mulher. É preciso andar perto de DEUS para poder ter a percepção e o discernimento alertas. (Salmo 32.7-9)
Qual o resultado do relacionamento de Sansão com a Dalila? (Juízes 16.20 e 21)
Que tragédia! Que horror para Sansão e para sua família. Como deve ter ficado a sua mãe?
Além do sofrimento de Sansão, os inimigos pensaram que o deus deles, Dagom, tinha dado Sansão em suas mãos. Dagom era o deus das searas. Havia um templo dedicado a ele na cidade de Mari na margem do rio Eufrates. O formato deste ídolo era de uma pessoa na parte de cima e de um peixe na parte de baixo.
O que começou acontecer com Sansão? (Juízes 16.22)
O que é que os inimigos resolveram fazer? (Juízes 16.23-25) Não sabemos exatamente o que Sansão foi obrigado a fazer, mas com certeza, caçoaram e fizeram pouco dele. No início de versículo 25 diz “alegrando-se lhes o coração”. O que deve significar isso? Nesta altura da festa como o povo devia estar? Será que Dalila estava presente? Será que teve algum remorso ou arrependimento vendo o que ela causara?
Qual o plano de Sansão e qual o seu pedido a DEUS? (Juízes 16.26-28;). Qual a razão principal de Sansão querer vingança? (v. 28). Como DEUS respondeu a oração de Sansão? (Juízes 16.29 e 30). Será que Dalila estava presente e morreu também?
O que podemos saber sobre a família de Sansão conforme Juízes 16:31? Sendo que menciona somente o fato do sepulcro de seu pai é bem capaz que sua mãe ainda estivesse viva. Já pensou receber uma notícia desta sobre o seu filho? Como acha que ela ficou?
Na sua opinião, qual o problema de Sansão? Por que que um jovem que tinha tudo para viver vitoriosa e triunfantemente terminou em um moinho inimigo? Ele que antes mesmo de nascer fora dedicado e separado para DEUS e pertencia ao Todo Poderoso DEUS. O que o levou a terminar a sua vida, cego e morto junto com o inimigo, debaixo dos escombros do um templo de um ídolo?
O que a vida de Sansão nos ensina? (Veja Provérbios 1:1-9; 3:5-8; I Coríntios 6:18-20; Gálatas 6:7-10; Efésios 6:10-19)